Joia do Pará está na final do AuDITIONS Brasil 2010

Uma joia que “retrata o poder da fé para a transformação humana”, como define a criadora da peça, é a representante do Pará no AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil 2010, o maior concurso de design de joias em ouro da América Latina, cujo resultado final será divulgado em uma grande festa, na próxima terça-feira (16), em Belo Horizonte (MG). Pesando mais de 500 gramas , a joia intitulada “Prece” marca a entrada da designer paraense Lídia Mara Pereira Abrahim no seleto grupo dos profissionais de criação do setor joalheiro nacional.

O trabalho de Lídia, designer formada pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e integrante da equipe do Polo Joalheiro paraense, está entre os 20 selecionados na edição 2010 do concurso, promovido pela mineradora AngloGold Ashanti, líder mundial do mercado de ouro. A partir do tema do concurso deste ano, “Sincronicidade – Valores Humanos através dos Tempos”, Lídia Abrahim trabalhou com a religiosidade.

Segundo ela, o assunto “tem muita relação com a presença da fé na minha vida e com a atmosfera de Belém, já que enxergo na nossa cidade uma grande fé que envolve a todos, presente tanto no Círio de Nazaré como nos conhecimentos da pajelança e da encantaria”.

Devido ao tamanho da peça e à quantidade de ouro utilizada, 400 gramas , Lídia precisou confeccionar a joia em São Paulo , para facilitar o transporte até Minas Gerais, onde acontece a etapa final do concurso. “Sei que vários produtores de joias do Pará teriam condições de confeccionar a peça, mas devido à logística de transporte, optei por uma empresa do sudeste. Nessa busca, contei com todo o apoio de Regina Machado, consultora do IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos), que me levou até o dono da empresa NF Joias”, conta a designer.

O mais curioso nesse encontro, relata Lídia, é que os donos da empresa e toda a equipe da NF Joias “são muito unidos e religiosos. Então, achei perfeito. Assim fica mais verdadeiro”. A empresa atua no setor atacadista, com escritório na capital de São Paulo e fábrica na cidade de Limeira, um dos centros produtores de joias do país. Com vários clientes em Belém, a NF Joias já patrocinou uma joia para o AuDITIONS Brasil, em 2006.

Energias - Segundo a autora, a joia é uma composição de dois anéis iguais, espelhados. “Eu imaginei uma pessoa rezando, com as mãos unidas em frente ao peito, e da união destas mãos duas asas se abririam, espalhando energias, fazendo uma analogia com o poder da fé. Eu acredito que, quando rezamos, nos envolvemos de muita energia positiva”, ressalta.
Única designer do Norte e Nordeste a estar entre os 20 profissionais selecionados nesta edição do concurso, Lídia Abrahim repete a conquista de outra designer do Polo Joalheiro, Clara Amorim, também graduada pela Uepa, que em 2006 participou da final do AuDITIONS Brasil.
Lídia é finalista na categoria Designer, e teve seu projeto selecionado entre 1.300 inscritos. O concurso oferece ainda premiação na categoria Revelação. O júri é formado por profissionais de joalheria, moda e design, do Brasil e exterior. Na categoria Designer a premiação chega a R$ 30 mil em barras de ouro, e para a categoria Revelação o prêmio é de R$ 12.500,00 em moeda corrente.

A designer, que define sua participação no concurso como “uma conquista para o design de joias do Pará”, será acompanhada no evento em Belo Horizonte pela diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia, Rosa Helena Neves.

Evolução - “Certamente essa é uma conquista de todos os profissionais que constroem, no dia a dia, o Polo Joalheiro do Pará. Designers, em especial, mas também os ourives, cravadores, lapidários e artesãos, que juntos consolidam o Programa de Gemas e Joias e são responsáveis pela evolução da produção joalheira no Estado, e pela presença, cada vez mais constante, da joia do Pará nos principais eventos do setor, no Brasil e no exterior”, destaca Rosa Neves, ressaltando o apoio constante do Sebrae-PA no desenvolvimento do setor joalheiro local.

A joia criada por Lídia Abrahim fará parte do catálogo do concurso, que circulará pelos principais mercados joalheiros do planeta. “Independentemente do resultado final, estou muito agradecida ao meu Estado. Essa conquista é dedicada a nossa persistente Escola Paraense de Joalheria, o Polo Joalheiro, no São José Liberto”, ressalta a designer.

Brilho da fé - A religiosidade abordada por Lídia Abrahim é um tema recorrente nas joias criadas e produzidas pelos profissionais do Polo Joalheiro do Pará. Uma tendência que se renova a cada temporada, e que encontra sua mais autêntica tradução na coleção produzida para a exposição Joias de Nazaré, realizada desde 2003 no Polo Joalheiro, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Este ano, com um número recorde de peças, a exposição também superou o volume de vendas do ano passado, atraindo não apenas turistas que circularam pela cidade em função do Círio de Nazaré, mas também o público local.
Entre os destaques das joias produzidas este ano está o pingente “Elos”, criado por Rosa Leal e confeccionado pela empresa Ourogema, uma das pioneiras do Polo Joalheiro.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso