Designers paraenses começam a criar a coleção da VII Pará Expojoia

Tão ampla quanto a extensão territorial da floresta, a diversidade amazônica é um tema que pode ser analisado sob vários aspectos. Este ano, em sua sétima edição, a Pará Expojoia – Amazônia Design, única feira de joias realizada no norte do Brasil, trará ao público pequenos tesouros desse universo chamado Amazônia. Sob a coordenação da consultora Regina Machado, acontece no Polo Joalheiro do Pará, de quinta-feira (12) até sábado (14), o workshop de desenvolvimento de produtos para a Expojoia 2010, com base em uma temática que envolve elementos da floresta, cultura, saberes, tradições e identidades regionais.

Reunindo os designers vinculados ao Polo Joalheiro, o workshop é o momento de mergulhar no leque de oportunidades para o trabalho de criação que a Amazônia oferece. “Vamos usar a cultura como recurso, para fazermos poemas visuais sobre esse Pará plural, que nos oferece tantos temas, tanto na natureza quanto na própria riqueza cultural”, ressalta a arquiteta Regina Machado, doutora em Comunicação e Cultura, consulta de Estilo do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e membro da Academia Audition da AngloGold Ashanti, empresa que promove o maior concurso de design de joias em ouro da América Latina.

Ambiente cultural - Na primeira ação do workshop, realizado pela manhã e à tarde no auditório do Espaço São José Liberto, Regina aborda o ambiente da cultura de consumo contemporâneo, que inclui tanto a joia quanto a moda. Na sexta-feira (13), fará a Clínica Individualizada, com orientação a cada um dos designers participantes do workshop.
Regina Machado (Foto:Tecnogold)

Para o sábado (14), a consultora e os designers farão visitas ao Ver-o-Peso, lugar que concentra muito dos saberes, sabores, cheiros e cores da cultura paraense, e à Estação das Docas, ponto turístico que agrega elementos urbanos – restaurantes e lojas, por exemplo – e o aspecto ribeirinho da cidade, ao colocar o visitante em contato com a Baía do Guajará, um verdadeiro mundo de água doce a banhar a cidade de Belém.

Partindo da diversidade - linha seguida pelo mercado joalheiro para a temporada 2011 -, os designers criarão a coleção da Expojoia 2010 sintetizando aspectos da cultura local, para facilitar a comunicação com o público. “A cultura local é tão rica, que não podemos esgotar o tema em apenas uma coleção”, ressalta Regina Machado.

O workshop é a primeira ação do cronograma de preparação da VII Pará Expojoia, evento promovido pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA).

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso