Grupo Uirapuru mostra danças do Norte e Nordeste no São José Liberto


Prestes a comemorar 26 anos de um trabalho destinado a divulgar as manifestações folclóricas da Amazônia, o Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru se apresenta neste domingo (11), a partir de 17h30, no Espaço São José Liberto. Com entrada franca, o grupo levará ao Coliseu das Artes 23 dançarinos e 12 músicos, para mostrar um repertório com 19 danças representativas do folclore das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Sob a coordenação da professora Cláudia Peniche desde 1993, o grupo foi criado no Instituto de Educação Estadual do Pará (IEEP), um dos mais tradicionais estabelecimentos de ensino de Belém, a partir de uma turma de Treinamento Desportivo.

Segundo Cláudia Peniche, o Uirapuru – que carrega o nome de um dos mais belos pássaros da região – “vem evoluindo dentro da proposta de se tornar uma grande expressão do folclore do Pará, tendo sido convidado ao longo desses anos para participar de eventos sociais e folclóricos, além de festivais”.

Entre essas participações, ela destaca o Festival do Sesc (Serviço Social do Comércio), de 2003 a 2007; o Festival Brasileiro de Folclore, de 2001 a 2008; o Festival Internacional Dança Pará, de 2000 a 2007; o Festival Nacional de Folguedos em Teresina (PI), de 2004 a 2009, e o Arraial da Cultura, realizado no Centur, numa promoção da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Para este ano, o grupo já está se preparando para participar do Festival de Folguedos no Piauí e da Festividade de São João, na Paraíba, considerado um dos mais importantes eventos da quadra junina do Brasil.

Do repertório de danças do grupo constam desde os tradicionais carimbó, siriá, xote e dança do vaqueiro do Marajó, até as coreografias inspiradas na cultura afrobrasileira, como as danças de Angola e em homenagem ao orixá Obaluaê.

Serviço: Apresentação do Grupo de Expressões Parafolclóricas Uirapuru. Domingo (11 de abril), a partir de 17h30, no Coliseu das Artes/Espaço São José Liberto. Entrada franca. Mais informações: (91) 3344-3517.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso