Paranativo e Cia. 7 da Arte fazem a agenda cultural do São José Liberto


Teatro infantil e música animam a programação cultural no final de semana, no Espaço São José Liberto. Neste sábado (27), às 17h, a Companhia 7 da Arte apresenta o espetáculo “A Festa na Floresta”, com uma temática voltada ao período da Páscoa. No domingo (28), também a partir de 17h, o Grupo de Atividades Culturais Paranativo leva ao Coliseu das Artes o melhor das danças típicas da Amazônia, resultado de um trabalho de 19 anos destinado a valorizar e difundir a cultura regional.

Sob a coordenação do arte educador Clodoaldo Silva de Sousa, o Grupo Paranativo é formado por jovens que atuam em paróquia, escolas, grupos culturais e por outros moradores do bairro do Benguí.

O grupo trabalha as manifestações folclóricas da Amazônia de uma maneira universal. “O folclore é um dos aspectos culturais que mais influenciam na organização social, moral, educativa, cultural e econômica. Coloca a sociedade em contato direto com o cotidiano amazônico. Mitos, festas, cultos e rituais, músicas e danças, receitas e temperos, crendices e hábitos de aclamação popular formam a alma do povo, e se constituem em um patrimônio de todos nós”, ressalta Clodoaldo Sousa.

Em quase duas décadas de atuação, o Paranativo mostra em seus espetáculos os elementos mais representativos das danças regionais, como o carimbó e o lundu, e manifestações que marcam o acervo cultural das variadas regiões do Pará, como a marujada, de Bragança, e as danças do Arquipélago do Marajó.

Um dos destaques da apresentação é o número de danças de origem africana, que mostram a beleza da herança cultural negra, um dos três pilares do povo brasileiro.

Serviço: Programação cultural do Espaço São José Liberto. Sábado (27), às 17h, espetáculo “A Festa na Floresta”, da Companhia 7 da Arte. Domingo (28), às 17h, apresentação do Grupo Paranativo, no Coliseu das Artes. ENTRADA FRANCA.





Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso