Coleção “Bicho é Joia!” pode ser visitada até domingo, no São José Liberto


A pioneira Eva, a pop star Madona, o mitológico Thor, nobre Mary Stuart, a preciosa Ágata e o personagem Dexter. Com nomes pomposos e raças idem, quatro gatos e 19 cães tomaram conta da passarela na tarde de domingo (18), no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, no primeiro desfile de joias para cães e gatos produzidas por joalheiros do Estado. Entre pelos, latidos e muito charme, eles mostraram ao público a força que o chamado mercado PET tem no mundo atual.

Acompanhados de seus donos, cães e gatos mostram ao público parte das 61 peças da coleção “Bicho é Joia!”, produzidas pelas empresas AmoriMendes, Montenegro’s, Danatureza, HS Criações, Ourogema, Joiartmiro e Ourama, e ainda pelos produtores Joelson Leão, Lúcia Góis, Ivete Negão e José Odir, vinculados à Loja UNA. São joias em ouro e prata, que estão expostas no Espaço São José Liberto até o próximo domingo (25).

A partir do conceito de que “todo animal é uma joia da natureza”, designers e ourives produziram peças que podem ser usadas em qualquer ocasião pelos animais. A coleção apresenta vários tipos de coleira, pingentes e medalhas. Os designers Selma Montenegro, Ivete Negrão, Clarisse Fonseca, Argemiro Muñoz e José Odir também criaram peças para as donas dos animais.

Novo mercado - “Procuramos sempre diversificar a produção, de acordo com a demanda do mercado. A partir de um convite da Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais), que está promovendo um congresso em Belém, os profissionais do Polo aceitaram o desafio e produziram a coleção”, informa Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), que promoveu o evento em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect).

Atualmente, o mercado de produtos destinados a animais movimenta cerca de US$ 1,5 bilhão por ano no Brasil. “É um segmento em franca expansão, que passa ao largo das crises, e cujos consumidores não olham para o custo na hora de cuidar e de demonstrar carinho por seus animais”, reitera a diretora do Igama.

Segundo ela, o Polo Joalheiro do Pará deu o primeiro passo para entrar em mais um importante nicho de mercado. “A produção de uma joia mobiliza vários profissionais, desde o fornecedor de matéria prima até o produtor, passando pelo designer, o ourives e o lapidário. Quanto mais diversificarmos e aumentarmos a produção, mais esses profissionais estarão gerando renda e abrindo vagas em suas unidades produtivas, e consequentemente a joia do Pará ganhando novos espaços”, destaca Rosa Helena Neves.

Participaram do desfile os gatos Ágata (Persa), Gabeirinha (Malaio), Roberval e Dexter (ambos sem raça definida), e os cães Capo (Bichon Frisé), Amy (Chihuahua), Eva (Grey Hound italiano), Tob (Yorkshire Terrier), Madona (Golden Retriever), Luke (Spitz Alemão), Thor (Shin-Tzu), Bob (Yorkshire Terrier), Peti (Poodle), Ayres (Poodle Toy), Hanna (Poodle Toy), Laika (Schinauzer), Luke (Poodle Toy), Max (Poodle Toy), Guga (Yorkshire), Antonio Carlos (Golden Retriever), Cherry e Cherry Luiz (Schinauzer) e Mary Stuart (Yorkshire).

O desfile contou com a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), da Anclivepa, e das empresas SOS PET, Mundo PET e PET Stop.

Serviço: Exposição “Bicho é Joia!”. Aberta à visitação de terça a domingo (20 a 25), no Espaço São José Liberto, de 09 às 19h (terça a sábado) e de 10 às 19h (domingo e feriado). Entrada franca.




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