Joias do Pará serão expostas em Seul



De 11 de fevereiro a 12 de março, os habitantes de Seul, a próspera capital da Coreia do Sul, conhecerão a beleza e a inovação das joias do Pará, no evento intitulado “Amazonia in Seoul”, promovido pela empresa Fare Arte, com patrocínio da Petrobras e apoio da Embaixada do Brasil na Coreia. Dez peças da coleção “Universo do Lugar”, lançada em dezembro passado durante a VI Pará Expojoia – Amazônia Design, realizada no Espaço São José Liberto, estão a caminho do continente asiático, onde ficarão expostas na Gong Pyeong Gallery, localizada no Seoul Art Centre.

“Este ano, estamos iniciando pela Ásia nossa agenda internacional de promoção das joias do Pará. Já temos convites para participar de uma feira em Xangai, na China, e de exposições na Suécia e Espanha. É um trabalho de divulgação e de abertura de novos mercados para a joalheria paraense, que estamos desenvolvendo de forma gradual, com a ajuda de vários parceiros, em eventos que valorizam o trabalho de criação e confecção das nossas joias”, ressalta Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição que gerencia o Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará.


A exposição em Seul é o segundo evento internacional promovido pela Fare Arte com a participação das joias paraenses. Em 2008, a empresa realizou um evento de promoção da cultura brasileira em Nova Iorque (Estados Unidos), e levou exemplares da joalheria local. “Começou aí uma parceria que, com certeza, vem rendendo bons frutos para aas ações de divulgação internacional da produção paraense”, destaca a diretora do Igama.

Ouro e gemas - Para a mostra em Seul foram selecionadas, pelos promotores do evento, as seguintes peças: colar “Amamazônia Ama!!!”, de Circe Silva; pingente “Bicho de Rio”, de Irlândio Matos; anel “Marajó”, de Leila Salame; pulseira “Rei dos Rios”, de Marcilene Rodrigues; pingente “Sabor Encanto”, de Ivete Negrão; colar “Vestígios”, de Argemiro Muñoz; pingente “Folha’s”, de Selma Montenegro; colar “Vida”, de João Sales; colar “Frutos, de Joseli Limão, e o pingente “Tambaqui”, de Nilma Arraes. Todas as peças são confeccionadas em ouro e gemas minerais e orgânicas, e criadas a partir do II Workshop Internacional em Marketing, Design e Ourivesaria, realizado em agosto de 2009 sob a coordenação do mestre ourives italiano Claudio Franchi e o designer Stefano Ricci.


“Estamos investindo bastante na qualificação dos profissionais vinculados ao Polo Joalheiro do Pará. Eles, cada vez mais, criam joias inspiradas na cultura amazônica, uma das diretrizes do programa institucional de desenvolvimento do setor joalheiro, mas seguindo as tendências de mercado, e com um olhar mais universal. É um caminho natural, em função de toda a qualificação já oferecida pelo governo do Estado, por meio da Sedect (Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia), e o Sebrae-Pará, e da necessidade de inovação ditada pelo mercado joalheiro internacional”, frisa Rosa Helena Neves.

Ascom/IGAMA




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