Dia Mundial do Mágico é comemorado com várias atrações no São José Liberto

_

Show de micromágica, gravação de vídeo, pintura facial e muitas brincadeiras estão na programação especial que acontecerá neste final de semana no Espaço São José Liberto. Elaborada pelo mágico e ventríloquo italiano Rafael Voltan para homenagear o Dia Mundial do Mágico, comemorado no dia 31 de janeiro – data da morte de São João Bosco, em 1888, considerado o padroeiro dos mágicos -, a programação denominada Magicact acontecerá no Coliseu das Artes, com entrada franca.


No sábado (30), de 14 às 19h, Rafael Voltan ofereceráao público exposição de mágica, laboratório mágico, a oportunidade de gravar o próprio vídeo e show internacional de mágica. No domingo (31), haverá atrações pela manhã e à tarde. De 10 às 12h , a programação começará com exposição mágica e o laboratório mágico, prosseguindo com show de micromágicas, pintura facial, gravação de vídeo e mágicas internacionais.


Durante toda a tarde, a partir de 14h, as atrações prometem encantar crianças e adultos, mesmo em uma época em que alguns mágicos revelam em programas de televisão os segredos de uma arte que deu fama mundial a Harry Houdini e David Cooperfield.


Iniciação - Segredos que Rafael Voltan começou a descobrir aos 16 anos, na pequena cidade de Givoletto, em Turim (Itália). Frequentou a escola de mágica de Dário Moda, onde aprendeu as primeiras técnicas de mágica e micromágica.


Considerada um centro de formação de mágicos, a cidade de Turim abriga o Círculo Amigos da Mágica, do qual Voltan fez parte. Foi no Círculo que ele conheceu o padre salesiano chamado Mago Sales, com quem aprendeu técnicas e brincadeiras destinadas a entreter crianças. Na biblioteca de Mago Sales, com mais de 5 mil livros sobre mágica, Rafael Voltan aprendeu a arte das sombras chinesas, orígamo e esculturas em balões, além do ventriloquismo.


Sempre em busca de aperfeiçoamento, Voltan frequentou a Escola de Teatro Físico de Philip Radice. “Lá estudei a arte do mimo, da pantomina, do uso da máscara, personagens etécnicas básicas de tip tap, acrobacia e malabarismo”, conta ele.


Por conta do trabalho desenvolvido pela Fundação Mago Sales, Rafael Voltan veio para Belém, onde fundou, em 2007, a primeira Escola de Mágica do Norte do Brasil, na Escola Salesiana do Trabalho, no bairro da Pedreira, com o apoio de Antonio Stefani, um salesiano que desenvolve um trabalho social em Belém.


Aos 28 anos, Rafael quer mostrar às crianças o fascínio da mágica, da arte da ilusão ótica, que desafia a percepção humana ao longo dos séculos. Nascido no Brasil, ele foi adotado por um casal italiano, indo morar naquele país com apenas 2 anos de idade. “Minha decisão de dedicar um pouco de minha vida no Brasil como voluntário é uma consequência lógica daquilo que Pe. Silvio me ensinou. Foi ajudando o padre nos espetáculos, organizando eventos com outros colaboradores, vendo de perto o forte desejo de doar às crianças menos afortunadas sorriso e alegria, que entendi que o mais importante da vida é ajudar as pessoas”, diz ele.


Na Escola de Mágica em Belém, Voltan viu na mágica uma estratégia para tirar crianças carentes das ruas. “São muitas as crianças brasileiras que fazem da rua o seu habitat, com todos os perigos que isso acarreta. Muitas delas já trabalham sem mesmo ter uma formação escolar básica”, frisa o mágico. Além do projeto de voluntariado, a Escola de Mágica oferece cursos e shows.


Serviço: Programação Magicact pelo Dia Mundial do Mágico. Sábado (30), de 14 às 19h, e domingo (31), de 10 às 12h e de 14 às 19h, no Coliseu das Artes, Espaço São José Liberto. Entrada franca. Contatos: (91) 8155-5845 – Rafael Voltan.


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso