Expojoia é aberta com a beleza da coleção Universo do Lugar

_

Um convite para que a população local conheça a joia paraense, um produto já reconhecido em outros Estados brasileiros e em vários países, foi feito pela professora Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Jóias da Amazônia (Igama), ao abrir na noite de quarta-feira (09), no Espaço São José Liberto, a VI Pará Expojoia – Amazônia Design, a única feira de jóias realizada no norte do Brasil.



Ao ressaltar importância das parcerias que garantem a realização da feira – o governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA) e Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) – a diretora frisou o momento especial vivido pelo Polo Joalheiro do Pará, que nesta edição da feira consolida do conceito da joia paraense, com a definição da Escola de Joalheria do Pará, a exemplo de outras escolas tradicionais de ourivesaria, como a Escola de Roma.


O presidente do Igama, professor Evaldo Raimundo Pinto, destacou a inovação que a produção joalheira do Pará mostra a cada Pará Expojoia, agregando valor à matéria prima regional. Ele, que é professor da Universidade Federal do Pará (UFPA), anunciou entre as metas do Igama para 2010 os projetos de modernização do Laboratório Gemológico e de instalação da Escola de Lapidação.


Representando o titular da Sedect, Maurílio Monteiro, o diretor de Inovação e Transferência Tecnológica da secretaria, Cláudio Conde, frisou o trabalho de fomento ao setor joalheiro desenvolvido pelo governo do Pará, enquanto Cleide Tavares, diretora técnica do Sebrae-PA, disse que a feira é mais uma etapa do trabalho de valorização da joia produzida no Pará.

Também prestigiou a abertura da feira o coordenador de Programas de Região Norte do Ministério da Integração, Marcos Miranda.


Livro – A solenidade continuou com o pré-lançamento do Livro Escola de Joalheria do Pará – Registros dos Modos de Criação e Produção da Joalheria na Amazônia, produzido pela Sedect, Sebrae e Igama. A designer paraense Selma Montenegro disse que o livro é importante para valorizar ainda mais o trabalho dos lapidários, ourives, artesãos e demais profissionais do Polo Joalheiro.


Um dos autores do livro, o designer italiano Stefano Ricci, destacou a identificação poética da joia paraense proporcionada pela obra, que fortalece a tradição regional, o “gênio do lugar”. Para Cleide Tavares, o livro é o registro do conceito de joia expresso pela Escola de Joalheria. O lançamento da obra será em março de 2010, com circulação garantida em vários países.


O ápice da noite foi o desfile de lançamento da coleção Universo do Lugar, com as 33 peças produzidas a partir do II Workshop Internacional de Design, Marketing e Ourivesaria, realizado em agosto deste ano, com os profissionais Stefano Ricci, Cláudio Franchi e Marco Fasoli.


Com sete modelos trajando criativos vestidos de papel, a fotógrafa Walda Marques – que concebeu e produziu o desfile da primeira Expojoia – criou no Coliseu das Artes um cenário diáfano que valorizou a beleza dos colares, pingentes, anéis, pulseiras, brincos e braceletes produzidos para a coleção. O desfile foi apresentado pelo consultor do IBGM, Fernando Cortés.

A solenidade foi encerrada com a visita do público aos 14 estandes montados na feira.


Serviço: VI Pará Expojoia – Amazônia Design. Até 13 de dezembro no espaço São José Liberto. Visitação de 09 às 21 horas. Entrada franca. Mais informações: (91) 8216-7752 / 3344-3514 / 3517 / 3518


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso