São José Liberto sedia o II Salão Internacional do Humor da Amazônia

_
A partir deste sábado (19), o Espaço São José Liberto será o centro do humor internacional na região. Às 19 horas será aberto o II Salão Internacional de Humor da Amazônia – Ecologia no Traço, com 161 trabalhos de artistas de vários países. A edição deste ano não poderia ter um tema mais paraense: a chuva, que nesta época do ano já volta a se tornar companheira de todas as tardes.

Com 161 obras, das quais 10 são caricaturas dedicadas ao homenageado do evento, o folclorista e pesquisador paraense Vicente Sales, o II Salão Internacional do Humor traz no Salão Ecologia 70 cartuns; no Salão Chuva, 50 cartuns, e no Salão do Desenho de Humor no Pará 31 obras do artista alemão Wieghandt, considerado um dos precursores do humor gráfico no Pará, onde trabalhou em 1868. As obras expostas pertencem ao acervo de Luiz Carvalho.

O Salão terá ainda como convidados Fernando Gonzales, Paulo Caruso e o argentino Langer.

Ao vivo – Além de ver obras de selecionadas entre mais de 700 trabalhos inscritos de todos os continentes, o Salão oferecerá ao público a oportunidade de ter sua própria caricatura. O serviço “Caricatura ao Vivo” estará disponível no dia 20 (domingo), de 16 às 18h, e no dia 27 (domingo), de 17 às 19h.

O Salão está aberto à visitação a partir deste domingo até o dia 27, de 09 às 19 horas. Devido ao Natal, a visitação no dia 24 (quinta-feira) será apenas até 16h, e no dia 25 o Espaço São José Liberto estará fechado ao público.

O evento terá ainda uma programação técnica, realizada no Instituto de Artes do Pará (IAP). No dia 21 acontecerá o debate “Quadrinho Brasileiro, Novas Tendências”, com Fernando Gonzáles e Laílson, às 10h, e no dia 22 um workshop com Orlando Pedroso, de 09 às 13h. No dia 27, também, no IAP, às 17h, haverá a apresentação de um grupo de chorinho.

A ambientação do Salão está a cargo de Paulo Emílio Campos de Melo, e a coordenação técnica é do jornalista e cartunista Biratan Porto, um dos mais reconhecidos e premiados cartunistas do Pará.

O evento é realizado por uma rede de parceiros, que inclui como patrocinadores a operadora Oi, Lei Semear, Secretaria de Estado de Cultura (Secul) e Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves; apoio cultural, Oi Futuro, Hilton Belém, Lei TóTeixeira, Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) e Prefeitura de Belém; e apoio institucional, Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama)/Espaço São José Liberto e Governo do Pará/Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect). A realização é da Central de Produção, Cinema e Vídeo na Amazônia.

Serviço: II Salão Internacional de Humor da Amazônia – Ecologia no Traço. De 19 a 27 de dezembro, no Espaço São José Liberto. Visitação: de 09 às 19h - dia 24 só até às 16h, e no dia 25 não haverá visitação. Programação técnica e cultural no Instituto de Artes do Pará (IAP), nos dias 21, 22 e 27.

Entrada franca.




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso