Designer do Polo Joalheiro ganha bolsa de especialização na Itália


A designer Clara Pereira Amorim, vinculada ao Polo Joalheiro do Pará, foi classificada em primeiro lugar no edital de concessão de bolsas oferecidas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae), para o curso de especialização em Master Design. Clara fará o curso no Centro Tecnológico do Setor de Móveis (COSMOB) da Região de Marche, Província de Pesaro e Urbino, na Itália.

Esta foi a primeira vez que o governo do Pará, por meio da Fapespa, ofereceu bolsas de especialização no exterior, visando a capacitação profissional e, consequentemente, agregar valor à cadeia produtiva do setor mobiliário do Estado. Os quatro selecionados passarão nove meses na Itália, estudando em um dos mais conceituados centros de design do planeta. Após a qualificação, eles prestarão consultoria às empresas atendidas pelo Sebrae-PA.

As bolsas foram oferecidas pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia Produtiva de Madeira-Móveis na Região Amazônica Brasileira, resultante de um programa de cooperação internacional que envolve o Sebrae Nacional, Sebrae-PA, Sebrae do Amazonas, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Região de Marche/Itália e o COSMOB.

Premiações - Graduada em Design de Produtos pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), Clara Amorim já ingressou no ramo de design de joias com o pé direito. Em 2006, com a peça “Fogo sob Gelo”, ela foi a única finalista do Norte e Nordeste do maior concurso de design de joias da América Latina, o AngloGold Ashanti AuDITIONS, promovido pela mineradora AngloGold Ashanti, sediada na África do Sul. Também esteve entre os profissionais classificados no XIV Prêmio IBGM de Design de Joias 2008, na categoria Pedras com Lapidação Diferenciada, promovido pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, e no 3º Prêmio Embrarad de Design de Joias, do qual participou com a peça “Olhar Marejado”.

Após o resultado do edital, divulgado na tarde de 30 de outubro, Clara Amorim disse que apesar de o design de móveis ser diferente do design de joias, área em que vem atuando nos últimos anos no Polo Joalheiro, “é legal ver que quem julgou as propostas percebeu que a joia é um produto assim como os móveis, pois ambos requerem conhecimentos metodológicos e técnicos que a graduação e a experiência profissional nos repassam, com a pesquisa e o desenvolvimento de projetos dos produtos até sua produção final”.

Entre os critérios para seleção dos bolsistas estiveram a análise de proposta, participação em projetos de pesquisa, artigos, cursos, palestras e premiações na área. “As premiações nacionais e o vínculo com o Polo Joalheiro me renderam muito conhecimento e certificados, que deram consistência a minha proposta”, ressaltou Clara Amorim.

Ascom/Igama (com informações do site da Fapespa)




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso