Lapidação autoral: a originalidade das gemas de Leila Salame

Na lapidação de gemas, o emprego de técnicas exclusivas e motivos originais pode se tornar um aspecto característico do lapidário e permitir que as suas gemas sejam prontamente reconhecidas como de sua autoria.

No caso de Leila Salame, o domínio técnico é graciosamente aplicado em conjunto com o riquíssimo acervo gráfico marajoara, configurando um dos mais expressivos trabalhos de lapidação diferenciada no Brasil.

A artista utiliza com maestria as técnicas de tratamento de superfície e facetamento. Ao produzir grafismos com o uso de diferentes graus de rugosidade, enfatiza algumas partes das gemas, em contraste com as demais faces polidas. O correto posicionamento das facetas evidencia o caráter ornamental dos grafismos e ao mesmo tempo configura o aspecto formal contemporâneo das peças.

As gemas de Leila Salame são belíssimos exemplos das novas abordagens de produtos em joalheria, ao se inserirem em um contexto global, mas carregados de simbologias e aspectos da identidade regional.

Adriano Mol é coordenador do Laboratório de Design de Lapidação do Centro de Estudos em Design de Gemas e Joias, da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso