Basílica, um tesouro da fé, inspira coleção de joias

_

A beleza e o colorido dos vitrais e da nave central recriam o ambiente acolhedor, e ao mesmo tempo exuberante, no qual os profissionais do Polo Joalheiro do Pará foram buscar a inspiração para criar a coleção de joias que, a partir desta quinta-feira (1º), pode ser vista na exposição “Joias de Nazaré 2009 – Basílica, Tesouros da Fé”. Evento que integra as homenagens a Nossa Senhora de Nazaré no mês de outubro, a sétima edição da mostra será aberta às 19 horas, na Casa do Artesão, no Espaço São José Liberto.


Tendo a centenária Basílica Santuário como fonte inspiradora, a exposição traz cerca de 50 peças em ouro, prata, gemas minerais e orgânicas, ambientadas em um cenário que reproduz em plotagens a nave central, os vitrais e o Glória, onde fica a imagem original de Nossa Senhora, encontrada por Plácido José de Souza. “Tudo foi pensado para que o visitante se sinta no ambiente da Basílica. Trouxemos até dois bancos da igreja para dar essa atmosfera”, conta Ana Cristina Meirelles, diretora do Museu de Gemas e responsável pelo projeto expográfico.


A solenidade de abertura terá uma celebração religiosa, com a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora ao São José Liberto, percorrendo as instalações e abençoando a exposição. “Outubro é um mês muito especial para todos nós. É quando redobramos nossas homenagens à Padroeira do Pará e comemoramos o aniversário do Espaço São José Liberto, que neste ano, por feliz coincidência, será no dia do Círio, 11 de outubro. Por isso, o trabalho de preparação da exposição começou ainda no primeiro semestre e envolve a todos – designers, ourives, lapidários, artesãos, equipe técnica e demais funcionários”, ressalta Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição que promove a exposição junto com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect).


Após a celebração religiosa, o Grã Coral Metropolitano de Belém, sob a regência do maestro Anderson Dias, se apresentará no Coliseu das Artes, com um repertório pontuado por canções de temática religiosa.


Workshop - Como acontece há vários anos, a criação da coleção Joias de Nazaré começa com a realização de um workshop de desenvolvimento de produtos, que coloca o designer frente ao desafio de criar peças a partir de um tema relacionado à Festividade de Nazaré. Realizado em junho, sob a coordenação de Rosângela Gouvêa, designer de joias e professora do curso de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), o workshop de 2009 trabalhou os 100 anos de lançamento da pedra fundamental da Basílica Santuário. “A partir de um tema que está em evidência este ano partimos para a pesquisa sobre a Basílica e visitamos o local para ver de perto toda a beleza arquitetônica e dos materiais utilizados”, destaca Rosângela Gouvêa.


Um trabalho que deu origem a peças que retratam desde a fachada até detalhes do interior da Basílica, como as rosáceas e as colunas em mármore italiano. Criada pela designer Selma Montenegro, o pingente Majestosa I, em ouro e fibra de arumã, reproduz a fachada. O ourives Argemiro Muñoz criou e confeccionou um camafeu em prata, trabalhado em dupla face, enquanto a designer Camilla Amarall foi buscar em pequenos detalhes da decoração da Basílica elementos para criar vários pingentes em prata. A imagem da Santa também está presente na coleção, como acontece todos os anos.


A exposição “Joias de Nazaré 2009 – Basílica, Tesouros da Fé” ficará aberta à visitação até 31 de outubro, de 09 às 19 horas, durante a semana, e de 10 às 19h aos domingos. Em outubro, o Espaço São José Liberto abrirá ao público às segundas-feiras – 5, 12 e 19, no horário normal.


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso