Profissionais da Itália participam de workshop no Polo Joalheiro do Pará

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O designer italiano Stefano Ricci e o consultor em marketing Marco Fasoli voltam a Belém em agosto, para coordenar o II Workshop Internacional em Marketing, Design e Ourivesaria, que reunirá no Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará e no auditório da Estação das Docas ourives, designers, lapidários e artesãos vinculados ao Polo, além de estudantes, professores e demais profissionais das áreas de ourivesaria e marketing.

Na segunda edição do evento, Ricci e Fasoli terão a companhia de outro profissional italiano de renome no mercado joalheiro: Claudio Franchi, um dos ourives mais respeitados da Europa, responsável pela confecção do Anel do Pescador, usado pelo Papa Bento XVI, e criado por Stefano Ricci.

Conselheiro da Associação Regional de Ourives de Roma e da Confederação do Comércio de Roma, Claudio Franchi é ourives, escultor, restaurador, projetista, curador de exposições, professor universitário e especialista em metais preciosos antigos e modernos. Pertencente a uma família de ourives, junto com o pai, Adolfo Franchi, atuou como artesão de ourivesaria em ouro e prata, onde também aprendeu a arte do restauro.

Com vasta experiência dentro e fora da Itália, ele já participou de exposições nos Estados Unidos, França, Espanha, Bélgica, Chile, México e Venezuela, entre outros países. No Brasil, já teve seus trabalhos expostos em Brasília e Rio de Janeiro.

Alto luxo - Com 30 anos de atuação no sofisticado mundo da alta joalheria e de artigos de luxo, Stefano Ricci, professor na Universidade de Roma La Sapienza, trará novamente aos profissionais paraenses toda a sua experiência como designer de joias e produtos, um trabalho com espaço garantido no Museu Hermitage e na Smolensk Diamonds, na Rússia, e nas grifes Bulgary, Cartier e Swarovsky. Ricci também é membro da Associação Regional de Ourives de Roma e, recentemente, participou da mostra de jóia romana em Pequim (China).

Igualmente reconhecido no mercado joalheiro internacional, o professor e consultor Marco Fasoli também colocará toda a sua experiência em marketing e comercialização de produtos de luxo à disposição dos profissionais paraenses. Com 11 anos de atuação na Cartier, marca que é referência mundial em jóias e relógios, Fasoli também é especialista em organização de eventos ligados a design, marketing e produção de jóias.

Programação – Aberto no próximo dia 10 (segunda-feira), às 8 horas, no mezanino da Casa do Artesão, no São José Liberto, o II Workshop Internacional em Marketing, Design e Ourivesaria tem uma programação diversificada, que inclui a oficina temática “Marketing do Setor Joalheiro”, com Marco Fasoli; o Curso de Design de Joias, com Stefano Ricci; o Curso de Ourivesaria, com Claudio Franchi, e o seminário temático “A Cultura da Joia –Aspectos Históricos e Sociológicos sobre a Estratégia de Ornamentação”, uma ação integrada dos três consultores.

O curso fornecerá elementos aos profissionais para a criação da principal coleção de joias da VI Pará Expojoia – Amazônia Design, a feira destinada à divulgação e comercialização da produção joalheira do pólo paraense, que acontecerá no final do ano em Belém.

O workshop, que também permitirá aos profissionais do Polo Joalheiro o acesso às novidades do mercado internacional de joias e a técnicas refinadas de produção, será encerrado no dia 28 de agosto.

O workshop é promovido pelo Igama, governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa do Pará (Sebrae-PA), em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Organização Social Pará 2000, que gerencia a Estação das Docas, o Feliz Lusitânia e o Mangal das Garças.

Ascom/Igama




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