Carimbó de Mestre Verequete leva centenas de pessoas ao São José Liberto


Mais de 800 pessoas assistiram na tarde de domingo (2) a apresentação de Mestre Verequete e o grupo de carimbó Uirapuru, evento que abriu a agenda cultural do Espaço São José Liberto e as comemorações pelos 93 anos de Verequete, completados no próximo dia 26. Ao lado de filhos e ritmistas do grupo, Mestre Verequete cantou e recebeu o carinho do público, ao som do legítimo carimbó de pau e corda.

Para Augusto Carlos Oliveira Rodrigues, 45 anos, um dos seis filhos do “Rei dos Tambores”, hoje Mestre Verequete recebe o reconhecimento por sua obra musical, tão importante para a divulgação e preservação do carimbó que virou tema de filme, o premiado “Chama Verequete”.

Com Augusto e Domingos nos curimbós (o tambor característico do carimbó), de Manoelzinho do Sax, Raimundo de Castro no banjo e João Amaral Sousa no vocal, o homenageado venceu as limitações impostas pela idade e pela saúde fragilizada e cantou e encantou as centenas de pessoas que lotaram o Coliseu das Artes para prestigiar os sucessos do Mestre.

“Essa homenagem é mais que justa. Mestre Verequete é um autêntico representante da cultura popular paraense e seu trabalho merece todo o nosso respeito”, disse a estudante Patrícia Ferreira Santos, 20 anos, que se rendeu ao ritmo contagiante do carimbó, assim como dezenas de pessoas que se juntaram aos dois casais de dançarinos no Coliseu das Artes. Segundo Augusto Rodrigues, este é o momento de prestar homenagens a Verequete. “Quem quiser homenagear o Mestre que faça agora, para que ele possa ver todo esse reconhecimento”, ressaltou.

Totalmente voltada à valorização das manifestações folclóricas, em alusão ao Dia Nacional do Folclore – em 22 de agosto -, a agenda cultural do São José Liberto prossegue nesta terça-feira (4), a partir de 18 horas, com a apresentação do grupo Maestoso, na Capela, dentro do programa Timbres, da Rádio e TV Cultura do Pará.


Ascom/Igama






Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso