Mestre Verequete abre no São José Liberto a comemoração de seus 93 anos

_

Ele é considerado o “rei dos tambores”, e sua história com o carimbó começou ainda na infância, ao acompanhar o pai em brincadeiras como boi bumbá. Com o tempo, o menino registrado como Augusto Gomes Rodrigues, nascido em 26 de agosto de 1916 no município de Bragança, nordeste paraense, acabou ganhando fama e respeito com o apelido de Verequete, o Mestre Verequete, que neste ano completa 93 anos de uma vida dedicada a difundir o folclore paraense pelo mundo.


Neste domingo (2), a partir de 17h30, as comemorações pelo aniversário de Mestre Verequete serão abertas no Espaço São José Liberto, quando o carimbó de pau e corda tomará conta do Coliseu das Artes. Com entrada franca, a apresentação também abre a programação cultural de agosto do São José Liberto.


Verdadeiro ícone da cultura paraense, Mestre Verequete já levou suas músicas a muitos lugares. Sua história virou filme, com o título de “Chama Verequete” – nome de uma de suas músicas mais conhecidas -, ganhador do Kikito de Ouro na categoria curta metragem no Festival de Gramado, um dos mas reconhecidos festivais de cinema do país. Em Brasília, Verequete recebeu do governo federal o título de Comendador da República.


Ao longo da carreira ele já gravou 10 discos e 4 CDs. Uma produção que lhe concedeu o Prêmio de Culturas Populares Mestre Humberto Maracanã, concedido pelo Ministério da Cultura.


Folclore – As manifestações folclóricas dominam a agenda cultural do São José Liberto, em homenagem ao Dia Nacional do Folclore (22). Aos domingos, sempre a partir de 17h30, o público poderá ver dança e música regional no trabalho de cantores, instrumentistas e dançarinos dos grupos Paranativo, Uirapuru, Tribo dos Carajás e Charme Caboclo. Apenas o grupo Os Baioaras se apresentará no sábado (22).


Paralelamente à programação folclórica, a agenda cultural tem atração toda terça-feira, com o programa Timbres mostrando na Capela a produção de música instrumental do Estado. Gravado sempre a partir de 18 horas, o programa é exibido pela Rádio e TV Cultura do Pará. Na primeira terça-feira de agosto (4) a atração será o Grupo Maestoso.


Na quinta-feira (06), a Escola de Dança Clara Pinto estará no Coliseu das Artes, a partir de 16h30, desenvolvendo um trabalho coreográfico com os alunos. No mesmo dia, às 19 horas, será aberta a exposição “Natureza Forte – Joias e Adornos para Homens”, no espaço de exposições da Casa do Artesão, promovida pelo governo do Estado, via Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect) e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), instituição que gerencia o Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro.


Capacitação - A partir de segunda-feira (10), o Igama promoverá o II Workshop Internacional em Marketing, Design e Ourivesaria, que trará a Belém os italianos Cláudio Franchi (ourives especializado em peças de ouro e prata, restaurador e escultor), Stefano Ricci (designer de joias) e Marco Fasoli (professor e especialista em marketing). Ricci e Fasoli estiveram em Belém em 2008, ministrando o primeiro workshop.


O evento acontecerá até 28 de agosto, no Espaço São José Liberto e na Estação das Docas, com o objetivo de capacitar os profissionais vinculados ao Polo Joalheiro (ourives, designers, lapidários, artesãos e produtores de embalagens artesanais), além de estudantes e professores de áreas afins.


O II Workshop Internacional em Marketing, Design e Ourivesaria é promovido pelo Igama, Sedect e Sebrae-Pará, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Organização Social Pará 2000, que gerencia a Estação das Docas, o Feliz Lusitânia e o Mangal das Garças.


A seguir, a programação cultural de agosto.


Domingo - 02

17h30 – Mestre Verequete e Grupo de Carimbo


Terça-feira – 04

18h – Programa Timbres - Quarteto Maestoso


Quinta-feira – 06

16h30 – Apresentação de Dança Escola Clara Pinto


Domingo – 09

17h30 – Grupo Parafolclórico Paranativo


Domingo – 16

17h30 – Grupo Parafolclórico Uirapuru


Sábado – 22 – DIA NACIONAL DO FOLCLORE

17h30 - Grupo Parafolclórico Os Baioaras


Domingo – 23

17h30 – Grupo Parafolclórico Tribo dos Carajás


Domingo – 31

17h30 – Grupo de Expressão Folclórica Charme Caboclo


Texto: Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso