Profissionais do Polo Joalheiro aprendem técnica milenar de ourivesaria

_

Proporcionar aos ourives e designers do Polo Joalheiro do Pará o conhecimento e domínio de uma técnica milenar de ourivesaria artesanal, que tem suas origens na gravura, foi o objetivo do curso “Acabamento de Joias e Tratamento de Superfícies”, ministrado pela ourives Corina Seiferle durante três dias, a um grupo de 17 profissionais, no Espaço São José Liberto.


De segunda a quarta-feira (15 a 17), os profissionais da joalheria paraense foram apresentados a mais uma técnica, usada apenas na ourivesaria artesanal, que amplia as opções na hora de confeccionar peças em metal.


“É uma técnica relativamente barata, feita com materiais fáceis de encontrar”, informa Corina. Esse tipo de trabalho é feito em chapa de metal, de preferência prata, com uso de tinta betuminada e imersão em ácido nítrico, a fim de obter o relevo no qual será gravado o desenho desejado.


Segundo Corina Seiferle, a técnica de gravação em ácido permite trabalhar diversas texturas e formas nas peças, sendo adequada a joias maiores, para que tenha visibilidade.



Consultoria - Com formação em Ourivesaria pela Escola de Ourivesaria de Pforzheim, na Alemanha, e licenciada em Educação Artística/Artes Visuais pelo Centro Universitário Bennett, Corina Seiferle atua como consultora do Polo Joalheiro há vários anos, capacitando os ourives e designers locais, principalmente na área de tratamento de superfícies.


Além de ter atuado como professora do curso de pós-graduação em Design de Jóias na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e como ourives na empresa H.Stern, ela criou e coordenou os cursos de Ourivesaria e Design de Jóias no Senac/RJ.


Até sexta (19), Corina fará a avaliação técnica dos desenhos que integram a coleção de joias em resíduos de madeira, fibras e outros materiais alternativos da Amazônia, desenvolvida pelos designers durante a oficina ministrada pela consultora Karina Achôa, em maio passado. Ela dará ênfase no acabamento, tratamento de superfície, fechos e articulações das peças.


Ascom/Igama





Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso