Marcas Paraenses do Arranjo Produtivo Local de Moda, Design e Indústria do Vestuário do Pará participam de Seminário em Paragominas/ PA

Graça Arruda, Helena Bezerra e Waldirene Ferreira no seminário Shared_id,
em Paragominas, falando sobre empreendedorismo na moda


As empreendedoras Helena Bezerra, da marca de joias HB Design, Graça Arruda, da marca de vestuário Madame Floresta e Waldirene Ferreira, da marca de acessórios Bazzola estiveram em Paragominas, no Sudeste do Pará, entre os dias 26 e 27 de fevereiro, para participar do evento Shared_id: Tendências e Oportunidades do Mercado da Moda, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e compartilhar as experiências do Arranjo Produtivo Local de Moda, Design e Indústria do Vestuário do Estado do Pará gerenciado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA) e Secretaria de Desenvolvimento, Mineração e Energia (SEDEME).

O seminário Shared_id estava voltado para empreendedores do varejo de moda do município e abordou temas como visual merchandising, vitrinismo, consultoria de imagem, marketing digital, fotografia, entre outros assuntos da atualidade no segmento. As empreendedoras Helena Bezerra, Graça Arruda e Waldirene Ferreira apresentaram as suas marcas HB Design (joias); Madame Floresta, (vestuário), e Bazzola Couro & Estilo (acessórios). Elas também apresentaram as peças da Coleção de Produtos de Moda 2018/2019, lançada pelo Arranjo Produtivo Local de Moda, Design e Indústria do Vestuário, cuja a direção criativa foi realizada pelo estilista André Lima, em 2018.

Fizemos uma mostra da trilogia da moda, apresentando produtos do segmento de joias, acessórios e vestuário para o público formado por empresários de moda de Paragominas” resume a designer Helena Bezerra. Ela também afirma que foi um momento para mostrar como as marcas podem trabalhar juntas para mostrar os resultados obtidos dentro do APL de Moda, Design e Indústria do Vestuário do Estado do Pará.


Produtos das marcas participantes foram apresentados no seminário. Na imagem da esquerda, a modelo usa Vestido preto,renda paetê com víeis; joia da coleção Orquídea, em prata 925, esmaltação paraense e jade (HB Design) e bolsa de couro pintando à mão da(Bazzola Couros & Estilo). Na imagem da esquerda, vestido inspirado no peixe acari (Madame Floresta)

Empreendedoras paraenses

As participantes são empreendedoras e já estão com as suas marcas consolidadas no mercado. Waldirene Ferreira é proprietária marca Bazzola Couros & Estilo e trabalha com a criação e fabricação de peças em couro, como carteiras, cintos e bolsas, além de brindes personalizados. Os produtos que fazem parte da Coleção de Produtos de Moda 2018/2019 são diferenciados pela pintura autoral nos itens em couro. A empreendedora também participa ativamente de feiras e exposições para compartilhar as peças da sua marca.

Helena Bezerra, proprietária da marca de joias HB Design, é especialista em Gestão de Produto de Moda e Vestuário e graduada em Design de Moda pela Faculdade Estácio do Pará, trabalha no setor de joias há 20 anos, além de ser integrante do programa de incentivo produtivo do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia 15 anos, desenvolvendo coleções autorais com inspiração na cultura paraense e em parceria com outros criadores. Primeira mulher ourives do Programa Polo Joalheiro do Pará, possui estudos baseados na técnica de incrustação paraense, onde desenvolveu a técnica de esmaltação translúcida a frio que está constantemente presente em suas coleções de joias e, recentemente, também começou a atuar no setor de vestuário.

Já Graça Arruda é responsável pela marca Madame Floresta que conquista espaço no mercado por meio de atividades voltadas para a sustentabilidade, como a utilização de resíduos têxteis para confecção de novos produtos ou criação de peças com técnicas manuais, como o bordado, o patchwork e aplicações, tornando cada peça única, com referências amazônicas. Em agosto de 2018, a marca Madame Floresta foi selecionada pelo projeto “Conexão Criativa e Comercial” para ter as peças expostas no Inspiramais, em São Paulo, um evento do setor calçadista promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

As três marcas que participaram do seminário Shared_id são comercializadas no Espaço São José Liberto e as empreendedora são participantes das atividades do Arranjo Produtivo Local de Moda. O APL de Moda, Design e Indústria do Vestuário – Polo Metrópole – PA integra o Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais do Pará, implementado em 2016, promove ações para o desenvolvimento econômico territorial, fomenta a ética nos negócios, realiza ações de mercado e capacitação profissional e de valorização da diversidade cultural do território da Amazônia Paraense com inclusão sócio produtiva, visando o empreendedorismo criativo do setor de vestuário e acessórios de moda.




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso