SEDEME realiza visita técnica no Espaço São José Liberto

Secretario Adjunto da SEDEME, Carlos Ledo (centro) com a equipe do ESJL: Rosa Helena Neves, diretora executiva do ESJL, Darlene Brito, gerente Comercial; Carmen Macêdo, gerente de eventos; Claudia Figueiredo, coordenadora Administrativa e Thiago Gama, coordenador Comercial e Tecnológico.

                                      
Integrada com o objetivo de identificar in loco a dinâmica de funcionamento do Programa Polo Joalheiro, do Arranjo Produtivo Local de Moda, Design e Indústria do Vestuário e do Espaço São José Liberto e as suas diretrizes, ações e muitas estabelecidas no Plano Anual de Trabalho – PAT 2019-2020 firmado por meio do Contrato de Gestão n° 001/2017 e Termo Aditivo com o Governo do Pará por meio da Secretaria de Desenvolvimento foi realizada uma visita técnica ao ESJL no último sábado, 26, pelo representante da SEDEME, o Secretario de Estado Adjunto Dr. Carlos Paiva Ledo.

A visita técnica foi coordenada pela professora Rosa Helena Neves, Presidente e Diretora Executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia – IGAMA, organização social (OS) gestora do ESJL e das ações de desenvolvimento local dos setores criativos de gemas e joias, moda e artesanato.

A atividade desenvolvida utilizou como metodologia a vivência do roteiro dialógico: contexto, conteúdo e resultados, associado a demonstrações dos processos e produtos gerados pela experiência de desenvolvimento econômico local tendo como referência o ESJL, um lugar de economia criativa que potencializa as melhores marcas paraenses de moda autoral, joias e gemas artesanais e artesanato paraense.

Durante o encontro, também foi apresentado ao Secretário Carlos Ledo a dinâmica de funcionamento do IGAMA e suas conexões com os setores produtivos de joias, acessórios de moda e vestuário, por meio da coordenação, fomentação e implementação dos projetos Programa Polo Joalheiro do Pará, Arranjo Produtivo Local de Moda, Design e Indústria do Vestuário, Arranjo Produtivo Local de Gemas e Joias da Região do Baixo Tocantins e o Projeto Lua Nova. Todas as ações têm como referência a ênfase a gestão do ciclo de design e o apoio à criação e produção e comercializado dos produtos produzidos pelas marcas atendidas e beneficiadas pela integração das políticas públicas implementadas pelo Governo do Estado do Pará.

Desde 2007, o IGAMA gerencia o Espaço São José Liberto – ESJL promovendo a economia criativa com convergência de ações formação de uma rede de parceiros fortalecendo os setores do turismo, design, patrimônio histórico e cultural, geração de trabalho e renda, educação patrimonial, gemas e joias, artesanato e moda autoral. Nesse sentido, desenvolve de forma integrada os elos da cadeia produtiva integrando os setores criativos atendidos pelo ESJL, mantido pelo Governo do Pará por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) e recursos financeiros próprios do IGAMA.

Ao final da visita, foram apresentadas pelo representante da SEDEME as novas diretrizes do Governo do Estado para o período de 2019-2022, bem como os compromissos do governador Helder Barbalho e sua equipe com o desenvolvimento econômico local e o empreendedorismo criativo e inovador liderado pelas marcas paraenses.




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso