Lançamento da nova Coleção de Produtos de Moda 2018/2019 e reinauguração do espaço comercial movimentam ESJL

Empreendedores que fazem parte da nova Coleção de Produtos de Moda 2018/2019
(Fotografia: Renata Cunha/ ASCOM IGAMA)
A noite da última quinta-feira, 06, reuniu autoridades, designers, empreendedores criativos e público em geral para o lançamento da nova Coleção de Produtos de Moda 2018/2019 e reinauguração do espaço comercial do Espaço São José Liberto. Na ocasião, também foi exibido um fashion-film com direção artística de André Lima para apresentar as peças da nova coleção.

Rosa Helena Neves, Diretora Executiva do Espaço São José Liberto
(Fotografia: Renata Cunha/ ASCOM IGAMA)
Rosa Helena Neves, diretora executiva do Espaço São José Liberto, deu boas-vindas aos convidados e anunciou a entrega do novo espaço comercial e o lançamento da nova coleção de produtos de moda 2018/2019 com direção criativa do estilista paraense André Lima. Rosa Helena também agradeceu as presenças de Hildegardo Nunes, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e Paulo Chaves, titular da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).


Hildegardo Nunes, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
(Fotografia: Renata Cunha/ ASCOM IGAMA)
Hildegardo Nunes, da Sedeme, parabenizou “o coletivo criativo que integra o nosso Arranjo Produtivo Local de Moda e Design, coordenado pela Sedeme, e o talento de cada um. Naturalmente, esse trabalho teve a participação essencial desse grande artista, o André Lima e a criação aqui foi capaz de extrair das nossas entranhas o que temos de mais rico, não só em termos de materiais, mas em termos de talentos dos nossos artistas”.

André Lima, diretor criativo da nova Coleção de Produtos de Moda 2018/ 2019
(Fotografia: Renata Cunha/ ASCOM IGAMA)

“Gratidão aos criadores que se dispuseram a abriram os seus corações. Quem cria naturalmente tem uma essência que não é fácil se despir, muitas vezes dessa essencia, para reencontrar caminhos e encontrar mecanismos cada vez mais” foram as palavras de Izabela Jatene, da Secretaria de Municípios Sustentáveis. André Lima declarou estar muito “feliz e emocionado” com o lançamento da coleção e do fashion-film apresentado ao público.

Em vez de desfile, a coleção foi apresentada por meio de um fashion-film, que de forma artística apresenta modelos que usaram as peças das 22 marcas autorais envolvidas na nova produção que já está à venda no Espaço São José Liberto. A ação é uma forma de dar visibilidade a produção de uma moda autoral, com o objetivo promover o fortalecimento da imagem dos produtos da moda paraense que integram o Arranjo Produtivo Local de Moda, Design e Indústria do Vestuário, visando o crescimento do volume de vendas e a promoção comercial dos produtos do ESJL.

O movimento desse coletivo e sua ampliação comercial tem gerado renda e oportunidade para outros profissionais criativos, sem que cada um perca a sua individualidade, como ourives, costureiras, mestres artesãos de ofícios, lapidários, bolseiros, estilistas e uma rede de fornecedores de insumos, criando e produzindo juntos uma dinâmica na economia local, como a produção do vestuário das peças de três marcas envolvidas na coleção pelo ateliê da estilista Kathia Novellino.

Público conhece novo espaço comercial do Espaço São José Liberto
(Fotografia: Renata Cunha/ ASCOM IGAMA)
Para Brenda Lopes, designer, “o resultado final foi gratificante e toda a coleção estava bonita e cheia de peças ricas, tanto na escolha de material dos seus produtos quanto na forma”. Brenda também elogia o novo espaço comercial: “O Espaço Moda e a Casa do Artesão estão com uma proposta diferenciada”. 

“Participar desse projeto foi bem interessante, um percurso longo, cheio de percalços, de idas e vindas, mas que chegou a um resultado incrível e que me deixou muito feliz", comenta Renata Gonçalves, da marca TuCrias, que produziu uma das coleções de roupas. "O maior desafio foi me permitir participar de um processo de criação coletiva, onde a liberdade de criação precisava estar alinhada com tantas outras criações, de outros tantos criadores”, completa a designer.

“Foram sete meses de trabalho árduo e muito aprendizado, o que eu aprendi foi o olhar mais apurado sobre pesquisa e os materiais", resumiu Luti Cavalcante, proprietária da marca Luti Bolsas. A empreendedora comenta que "aprendi a pesquisar bastante, realizar um produto mais inovador, aprendi a valorizar mais o meu produto e todo o processo envolvido, o resultado foi um visual bastante marcante com o couro, as cores e as texturas", comenta Luti sobre o resultado da coleção.

Também prestigiaram o evento os representantes das instituições públicas, privadas e do terceiro setor, Telma Guerreiro, da Casa Civil, Fátima Gonçalves, da Secretaria de Turismo, Sérgio Menezes, Diretor de Desenvolvimento do Comércio, Indústria e Serviços da Sedeme, Dyjane Amaral, Secretaria Adjunta da Sedeme, Marily Germano, Diretoria de Concessões da Sedeme, Bárbara Lambertucci, Programa Pará 2030, Celeste Franco, da Associação Comercial do Pará, Darley Quintas, da Cia de Artes e Produções, Maurício Quintairos, da Cia Tribos Ballet Teatro, Renata Siqueira, proprietária da Renata Tecidos, Adelaide Oliveira, Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), Eduardo Klautau, da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém, as estilistas Kathia Novellino e Dilú Fiúza de Melo e Manoel Neto, cofundador e diretor executivo do BDZ (Belém Design Zones).

A nova Coleção de Produtos de Moda 2018/2019, com a direção criativa do estilista André Lima, tem a participação das marcas Amazônia e Cia, Ana Ervedosa Biojoias da Amazônia, Bazzola Couros e Estilo, Beta Freitas MetalDesign, Bianca Camino, BL Joias e Acesórios, Camilla Amaral, Celeste Heitmann, DaNatureza, HB Design, Ivam Pereira, Ivete Negrão, José Leuan, Lilia Lima, Ludmila Heringer, Luti Bolsas, Madame Floresta, Michele Eguchi, Mariana Bibas, Rosa Castro, TuCrias, Viviane Gonçalves.

O lançamento da Coleção de Produtos de Moda 2018/2019 compreende 273 produtos inéditos e é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA), organização social que gerencia o Espaço São José Liberto, e tem o apoio da Rede Cultura de Comunicação, Renata Tecidos, DiCasa e BDZ.




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