Polo Joalheiro realiza Feira de Projetos de Design de Joias/ 2018

Equipe do Espaço São José Liberto junto com designers que participaram da Feira de Projetos 2018
Fotografia: Ascom/IGAMA 


O evento é uma iniciativa do mercado do setor de design de joias promovida pelo Programa Polo Joalheiro do Pará, onde são apresentados, para comercialização, projetos temáticos de joias sobre o Círio de Nazaré criadas por designers paraenses das categorias profissionais e estudantes.

A feira é reservada aos empresários do setor de joias que têm interesse em produzir joias da Coleção, cuja inspiração é a festa do Círio, nas dimensões cultural e religiosa, bem como designers que participaram do Workshop de Geração de Produtos da Coleção Joias de Nazaré. No ano de 2018, o tema é a devoção religiosa a Maria, mãe de Jesus. Os projetos disponíveis para comercialização indica a diversidade criativa quando o tema é o Círio de Nazaré e suas complexas expressões de fé.

Para Rosângela Gouvêa, Diretora Criativa da coleção, “esta fase é o momento que a gente faz a divulgação do foi concebido no workshop para os produtores locais, onde eles podem ver a síntese de toda a coleção, porque aqui é uma triagem de todos os desenhos que foram feitos”. Ela também afirma que é um momento de experiência para os designers “valoriza o trabalho do próprio designer, onde os que estão iniciando vão aprender a comercializar os projetos e vão aprender como é a linguagem de mercado”.

A Feira de Projetos é voltada para empresários do setor de joias
Fotografia: Ascom/IGAMA
Thalyne Chrystina é designer recém-formada e por duas vezes participou do Workshop Joias de Nazaré como estudante. Agora, como profissional, ela define o momento como “uma ótima oportunidade para ingressar no mercado e continuar fazendo o que eu gosto, fazendo joias, e não ficar em uma letargia depois da faculdade”. Ela conta que ao longo do tempo aprimorou as técnicas dos projetos e que neste ano, baseada na oficina, se inspirou no Círio de Nazaré e “no brilho de Maria, sempre buscando algo que seja bonito, mas que não ostente muito, nem fique tão caro”.

A designer e microempresária Lídia Abrahim participa do Workshop Joias de Nazaré desde 2005, quando ingressou no Programa Polo Joalheiro. Para ela, participar é uma forma de “homenagear a Santa todo ano e eu nunca deixo de fazer”. Como ela também desenvolve as suas peças, Lídia trouxe para a Feira dois projetos: “um deles falando sobre a devoção e o outro eu puxei pra questão amazônica, então eu fiz uma santa com um cocar indígena”.

O tema da coleção de joias desse ano é “Devoção à Maria”. Nessa edição da Feira de Projetos, participaram seis profissionais: Brenda Lopes, José Leuan, Lídia Abrahim, Thlyne Chrystina Tenório, Viviane Gonçalves e Yanne Alves, e três estudantes: Bianca Camino, Leila Nunves e Jasmina Costa. A coleção Joias de Nazaré 2018 é uma realização do Governo do Pará por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Mineração e Energia e Instituto de Gemas e Joias do Pará, organização social que gerencia o Espaço São José Liberto.

Ascom/IGAMA




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso