"Território da Moda" lança coleções de marcas paraenses do APL de Moda, Design e Indústria do Vestuário

Após a realização do Workshop de Geração de Produtos – Vestuário para empresários e designers que integram o Arranjo Produtivo Local de Moda e Design/Pa em uma promoção do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), o Núcleo Estadual de Arranjo Produtivo Local (NEAPL) e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (IGAMA), o Coletivo de Empresários e Designers do setor de vestuário autoral lançarão 05 (cinco) coleções com grade completa no Espaço Moda, loja coletiva de marcas paraenses autorais no Espaço São José Liberto, amanhã, 15 de dezembro, às 17h.
Fernando Hage ministrou o Workshop de Geração de Produtos - Vestuário entre junho e novembro de 2017 | Foto: divulgação/IGAMA

A iniciativa é resultado da parceria entre empreendedores e as instituições promotoras SEDEME, NEAPL, IGAMA e as marcas: Fábio Purificação, Madame Floresta, Prado, Stélvia de Carvalho, TuCrias e direção criativa do designer Fernando Hage (PA).
O processo técnico de geração das coleções iniciou com o Workshop que possibilitou as etapas de pesquisa, planejamento, desenvolvimento, produção e lançamento de coleções exclusivas atentas ao consumidor contemporâneo, portadores de design conceitual que possibilita um diálogo com o conteúdo que se encontra por trás do produto.

A partir dessa referência, cada autor criou “uma imagem de valor forte produzida em coleções de produtos”. Com caminhos criativos singulares, cada marca deu identidade cultural, social, criativa e apelo comercial visando à diversidade que movimenta o mercado, a sociedade contemporânea e seus consumidores.

Outra proposta do movimento criativo na geração das coleções foi realizar uma ação que contribua para o fortalecimento da imagem do Espaço Moda e crescimento da oferta de produtos disponibilizados pela Loja no segmento do vestuário, o que já acontece no segmento de acessórios.

Para os promotores desta iniciativa, a cadeia produtiva do setor de moda do segmento do vestuário ainda apresenta muitos desafios para todos os agentes que compõem esta cadeia no território paraense, por isso consideram que o evento é relevante para o processo de novas conquistas. Esta experiência alinhou capacitação profissional, pesquisa, desenvolvimento, produção e mercado por meio da consultoria criativa e um intenso comprometimento dos empreendedores.

Marcas paraenses e a poética da criação

Ao todo, cinco marcas paraenses lançam as suas coleções na próxima sexta-feira, 15: TuCrias, Madame Floresta, Prado, Fábio Purificação e Stélvia de Carvalho. As inspirações são diversas: Renata Gonçalves, da TuCrias, produziu estampas a partir das fotografias das escamas dos peixes tamuatá, xaréu e pirarucu que irão gerar novos produtos ao longo dos próximos meses: “Eu pensei a coleção para ficar lançando peças ao longo do semestre, sempre com esses três peixes, brincando com cor, mudando a maneira como faz a estampa, mas sempre com esses três peixes e mudando os modelos”.  
Vestido da marca TuCrias | Fotografia: Tereza e Aryanne Fotografia

Saia da marca Graça Arruda | Fotografia: Tereza e Aryanne Fotografia

Graça Arruda, proprietária da marca Madame Floresta, se inspirou no cotidiano do mercado do Ver-o-Peso e vivenciou um dia na feira para transformar os elementos como os peixes, as ervas, as frutas, as plantas, a arquitetura em bordados tradicionais da sua marca que enfeitam vestidos, saias, camisas, bolsas e sapatos, formando um mix casual de produtos para o seu público.


Vestido da marca Prado | Fotografia: Tereza e Aryanne Fotografia
A marca Prado, de Tiago Prado, encontrou na literatura de Dalcídio Jurandir a fonte de inspiração para os desenhos que estampam vestidos e blusas e que retratam momentos do cotidiano da cidade de Belém. As cores representam a manhã, a tarde e a noite em Belém, assim como o Mangal das Garças, a Praça do Relógio, a Igreja da Sé e outros pontos também fazem parte da coleção exclusiva para o Espaço Moda do Espaço São José Liberto.

Vestido e calça da marca Stélvia de Carvalho | Fotografia: Tereza e Aryanne Fotografia

Núria Juelma, criadora da Stélvia de Carvalho, foi buscar na Angola conexões com o Brasil por meio de peças que mostram as cores e estampas, recortes leves e a essência dos países e cultura africana, em busca de proporcionar qualidade e elegância para o seu público.

Fábio Purificação, autor de sua marca homônima, apresenta principal inspiração na tendência da estampa camouflage e pretende revelar a realidade selvagem da cidade, recorrendo à estampa camuflada que tem sua origem nas camadas de folhagens sobrepostas. A marca traz em suas peças os códigos da alfaiataria mesclando o masculino e o feminino que revela esse camuflado ora em peças inteiras, ora em detalhes sutis, como uma selva a surgir em meio ao caos urbano.

Ao longo dos próximos meses, peças novas, com as mesmas temáticas, também poderão ser encontradas para comercialização no Espaço Moda do Espaço São José Liberto.

Serviço
Lançamento da coleção “Território da Moda” com marcas paraenses
Data: 15/12, a partir das 17h | Espaço Moda | Espaço São José Liberto

Entrada franca

Fotografia: Tereza e Aryanne Fotografia
Produção: Diogo Carneiro
Modelos: Kellem Tavares e Izabella Moreira




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