10º edição do Fórum de Moda da Amazônia promove debate sobre sustentabilidade, identidade amazônica e mercado

Exposição "O novo luxo" desenvolvida pelos alunos do 2º período do curso de Design de Moda da Estácio/FAP
Foto: Ascom/IGAMA

A décima edição do Fórum de Moda da Amazônia será realizada no Espaço São José Liberto no próximo dia 20 de maio com o tema “Sustentabilidade e o novo luxo”. O evento é realizado pelo curso de Design de Moda da Estácio FAP com o apoio do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia e terá na programação palestra, exposição e mesa de debate.

O evento começará às 9h com palestra em formato de conversa com a designer Bárbara Müller, mediada pela professora Milena Castro, com o tema “A identidade amazônica como valor agregado nas joias”. Barbara Müller é graduada em Design de Produtos pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e ingressou no Programa Polo Joalheiro em 2010. As criações da designer já foram expostas em eventos realizados em países como a França, Itália, Londres e Portugal, por meio de convites, por iniciativa própria ou em parceria com empresas e com o Polo Joalheiro do Pará e IGAMA.

Às 11h será a abertura da exposição “O novo luxo da Amazônia” desenvolvida pelos alunos do 2º período do curso de Design de Moda, Espaço de Exposições do ESJL. A professora Felícia Assmar Maia, jornalista especializada em moda, coordenadora do curso de Design de Moda e do Fórum de Moda, explica que “Na exposição são trabalhados materiais novos e diferenciados para usar como matéria-prima para a moda, como a fibra de tururi, couro de peixe e outros”.

“O Espaço São José Liberto se consolidou sob o signo da Moda, uma vez que é um espaço que sempre abriu suas portas para sediar a moda, quer em produtos, quer em eventos e ainda apoiando e investindo na capacitação profissional de artesãos e designers”, comenta a professora Felícia. A parceria entre o curso de Design de Moda e o ESJL já é sólida, pois também ocorrem outros eventos da área, como o Amazônia Fashion Week (AFW) e o Encontro Paraense de Moda e Artesanato (Epama).

Por fim, às 14h30, será realizada a mesa de debate “Brechós, bazares e upcycling” com a participação das desginers Jackye Carvalho, Lizziane Santos, Lucilene Carvalho e Luciana Cavalcante.

Setor produtivo x produção acadêmica

Para a professora Rosa Helena Neves, diretora executiva do IGAMA, o apoio institucional e a parceria formada com a Estácio FAP por meio do curso de Design de Moda constituem-se numa iniciativa que visa fomentar a integração entre o setor produtivo e a produção acadêmica com vistas a contribuir para a formação empreendedora dos futuros profissionais de design de moda, além de alinhar ações de políticas públicas de mercado de trabalho e acesso ao mercado dos produtos de moda.

Trata-se de uma parceria que permite o diálogo entre esses dois setores atraindo novos empreendedores do setor de moda. O diálogo existente se efetiva em três dimensões: troca e produção de conhecimento X experiências; aproximação entre os dois setores com valorização de conteúdos gerados pelas pesquisas promovidas pelos setores; divulgação da dinâmica de geração de conhecimento.

Nesse percurso de integração setorial, o estudante e pesquisador identifica o funcionamento do mercado, as inovações e as transformações dos produtos a partir do funcionamento da economia criativa na sociedade do conhecimento. Os profissionais engajados no setor produtivo demonstram os diferenciais dos seus produtos e a sua relação com o mercado.

Serviço
Palestras “A identidade amazônica como valor agregado nas joias”, 9h, Mezanino do Espaço São José Liberto.
Exposição “O novo luxo da Amazônia”, 11h, Salão de Exposições.
Mesa de debate “Brechós, bazares e upcycling”, 14h30, Mezanino do Espaço São José Liberto
O evento é aberto ao público e as inscrições para participar do evento podem ser feitas pelo e-mail colherdechadamoda@yahoo.com.br ou no dia do evento.

Ascom/IGAMA




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso