Evento cultural promove Espaço Moda do São José Liberto



Espaço Moda SJL. Foto: João Ramid / AIB

Com o objetivo de divulgar e promover os produtos do Espaço Moda, criados por um coletivo de 22 empresas formais e três designers empresários, em processo de formalização, participantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda, Design e Indústria de Confecção – Polo Metrópole/PA, o governo do Estado promove nesta sexta-feira (16), de 14h às 18h, no Espaço Moda SJL, situado no Espaço São José Liberto, o evento “Confraternize!”. A programação é realizada por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), do Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos Locais do Estado (NEAPL/PA), em parceria com Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), além dos 25 empresários que integram o Espaço Moda SJL.

O momento cultural, aberto ao público, contará com um pocket show com a cantora Dandara Avelam e o músico Luan Abdul. Na ocasião, também será apresentado um balanço do primeiro trimestre de funcionamento do local. A iniciativa integra setores da economia criativa e segmentos como moda, música e chocolate para oportunizar uma breve comemoração de funcionamento da loja coletiva com experiência de negócios no campo autoral de moda. O Espaço Moda foi inaugurado no dia 6 de outubro de 2016, no São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará.

O evento também é uma estratégia para que a população local conheça o trabalho das empresas que integram o Espaço e participam do APL de Moda, Design e Indústria da Confecção. O Espaço Moda se propõe a ser uma vitrine de um laboratório criativo amazônico, terra fértil de novas possibilidades, rico em inovação e design.

Os objetivos do Espaço Moda são estimular a apropriação dos saberes tecnológicos tradicionais como alicerce para a criação e produção de novos objetivos culturais inovadores com o alto grau acabamento; fortalecer a rede de criadores e microempresários da economia criativa que desenvolvem produtos inspirados nos modos de vida amazônico e no desenvolvimento sustentável; e potencializar a promoção e comercialização de produtos resultantes da produção criativa local.

Participam empreendedores criativos, designers, ourives, artesãos e estilistas do Pará, com características estéticas e produtivas que comuniquem com coerência as formas contemporâneas da produção de objetos culturais com alto grau de qualidade e acabamento. Entre os tipos de produtos comercializados no local estão bolsas, cintos, chaveiros, adornos e vestuário. As matérias-primas utilizadas decorrem de insumo natural de origem animal, vegetal e mineral. Os tecidos são artesanais e industriais.

De acordo com Rosa Helena Neves, diretora executiva do Igama/ESJL, a proposta decorre do propósito de promover o desenvolvimento local, tendo como indutor a cultura, agregando valores aos produtos por meio do design, destacando as seguintes preciosidades: natureza, sustentabilidade, inovação, arte e cultura, comunicando e valorizando os bens e o imaginário do lugar e dos empreendedores criativos que integram o projeto.

Espaço Moda SJL

Com o objetivo de contribuir para o aumento da competitividade da economia paraense e o fortalecimento do APL de Moda, Design e Indústria da Confecção – Polo Metrópole, foi formado um coletivo de empreendedores individuais, micro, pequenas e médias empresas paraenses, organizados em uma rede de prestadores de serviços criativos, que incluem estilistas, designers, empresários e mestres artesãos.
 Espaço Moda SJL. Foto: Carlos Sodré - Ag. Pará 

O Espaço Moda SJL foi concebido como um lugar de referências conceituais, apoiado nos elementos de agregação de valor, como a sustentabilidade, a cultura e a inovação. Dentre as finalidades estão a geração de oportunidades de negócios e comercialização de produtos, dando visibilidade às empresas e autores, bem como ao ciclo da cadeia produtiva das peças que serão comercializadas.

O “Confraterniza!” pretende aproximar o consumidor e a empresa, apresentando os produtos do Espaço Moda, que são predominantemente autorais, sustentáveis e valorizam o “feito à mão”. Com projeto visual da designer Barbara Muller, o local também dispõe de uma área específica para exposição das matérias-primas utilizadas na produção, possibilitando a formação de um consumo mais consciente, por meio da identificação da rota da cadeia produtiva.

A loja incubadora de negócios percorre o ciclo de desenvolvimento da economia criativa, promovendo diálogo com as demais linguagens artísticas. O Espaço Moda começou a funcionar em outubro, com a participação de 18 empreendedores formalizados do APL de Moda e Design e da Indústria da Confecção, e, hoje, conta 22 empresas formais e três designers empresários.

Para 2017 também será criada uma agenda de curiosidades culturais, por meio de programações artísticas promovidas em parceria com os empreendedores do Espaço Moda, além de uma intensa programação de capacitação e atualização profissional, aberta ao consumidor.

Serviço

“Confraternize!”. Dia 16, de 14h as 18h, no Espaço Moda SJL, situado no Espaço São José Liberto - Praça Amazonas, s/n, Jurunas. Pocket show com a cantora Dandara Avelam e o músico Luan Abdul. Entrada franca. Mais informações pelos fones (91) 3344-3518 e 3344-3561 – NDTO do Igama.

Por Luciane Fiuza


Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso