Espaço São José Liberto recebe comitiva Chinesa


Veja mais fotos em nosso álbum
Comitiva visitando o Coliseu das Artes, acompanhada por Carmem Macedo, gerente de Eventos. Foto: Ascom Igama.

Esteve no Espaço São José Liberto (ESJL) – Polo Joalheiro do Pará na última quarta-feira, 14, a comitiva chinesa da Associação Internacional das Cidades Irmãs (Cifca), que desde segunda (12) visita Belém e Barcarena. A agenda chinesa no Estado, que se encerra nesta quinta (15), tem como foco o estabelecimento de parcerias, convênios e intercâmbios para desenvolvimento científico e tecnológico, a partir da avaliação de potenciais comerciais e turísticos dos municípios e possibilidades de investimento nestas áreas.

Integraram a comitiva Qing Boming, chefe da delegação chinesa e secretário geral da Associação Internacional das Amizades da China; Lui Qian, secretário-geral adjunto da Associação das Cidades da Amizade Internacional da China; Luo Huijuan, gerente de Programa da Associação Internacional de Cidades da Amizade da China; e Gao Naifu, coordenador do Programa da Associação Internacional das Cidades da Amizade da China, e Adriana Carla, assessora da deputada estadual Ana Cunha, que preside a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade que ajudou a formalizar o convite da delegação chinesa para visitas à Amazônia.

No local, os visitantes foram recebidos por Carmen Macedo, gerente de Eventos do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Darlene Brito, gerente comercial do Igama, com acompanhamento do monitor Felipe Thiago Santa Brígida. Os chineses conheceram mais sobre a história do prédio de 267 anos de existência onde, hoje, funciona o espaço multisetorial que promove o desenvolvimento econômico, tendo a cultura como elemento indutor.

No São José Liberto, os visitantes conheceram a Capela, o Museu de Gemas do Pará - que reúne um dos mais completos acervos arqueológico e gemológico do Brasil –, o anfiteatro Coliseu das Artes, a Casa do Artesão, a Cela Cinzeiro (memorial), o Jardim da Liberdade, o Espaço Moda e as lojas de joias.

O grupo também viu de perto as joias, gemas, artesanatos e acessórios de moda, assinados por designers, estilistas e mestres artesãos, e produzidos por grupos de micro e pequenos empresários locais. Os produtos são expostos para comercialização neste espaço de efervescência de talentos natos, que tem como ponto de partida a sustentabilidade, a natureza e o imaginário amazônico, gerando trabalho e renda direta a um grupo de 1.447 empreendedores criativos.

Durante a visitação foi ofertado aos chineses kits de produtos representativos do local, dentre eles drusas de ametistas, gemas minerais com a coloração lilás, oriundas de jazidas do Pará, da loja Gemas do Mundo, bombons e blocos artesanais da casa do Artesão e uma joia em ouro 18k com gema Green Gold, da Una, experiência de loja incubadora do Polo Joalheiro do Pará. 

A visitação ao Estado é um desdobramento da Conferência Internacional das Cidades Irmãs da China, que ocorreu em 10 de novembro, em Chongqing (China). A Cifca é uma organização nacional da República Popular da China cuja missão é fortalecer relações de amizade entre cidades e governos da China e de outros países.

Na capital paraense, a comitiva também visitou o Complexo Feliz Lusitânia, o Theatro da Paz, o Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá (PCT Guamá), a sede do Instituto Confúcio, centro de estudos da língua chinesa estabelecido em parceria entre instituição de ensino superior da China e a Universidade do Estado do Pará (Uepa), além de sobrevoar áreas de preservação ambiental do Parque do Utinga.

A comitiva visita a loja Una. Foto: Ascom Igama.
Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso