São José Liberto recebe concerto de canto gregoriano nesta quinta-feira




Coro sacro polifônico O Som da Palavra. Foto: Emufpa - Divulgação

Nesta quinta-feira (13), às 18h, na Capela do Espaço São José Liberto, a atração musical será o concerto “O som da palavra: a música sacra em Belém ao longo de 400 anos”, com o coro sacro polifônico "O Som da Palavra", dirigido por André Gaby, mestre em Canto Gregoriano e professor efetivo da Escola de Música da Universidade Federal do Pará (Emufpa). O público também poderá apreciar as peças de artesanato religioso da exposição “Nossa Senhora de Nazaré entre Santos”, instalada na Capela São José até o fim do mês de outubro. A entrada é franca.

O coro pertence aos projetos de extensão e pesquisa desenvolvidos por André Gaby, que têm como compromisso, neste ano de 2016, festejar os 400 anos de Belém, com a difusão e resgate de práticas sacras coloniais, ajudando a difundir na cultura paraense um apreço e zelo pela história litúrgico-musical. "Outro motivo de festejo é a comemoração dos futuros 800 anos, comemorados em 2018, da fundação da ordem mercedária, ordem responsável pela prática do cantochão (canto gregoriano), na capital paraense, que nos deu o frei cantochãonista João da Veiga, renomado músico do Pará", destaca a coordenadora do Projeto de Extensão da Emufpa, Joelma Bezerra.

A apresentação integra o projeto musical que promove, ao longo deste ano, sempre na última quinta-feira de cada mês, na Capela São José e no anfiteatro do Coliseu das Artes do São José Liberto, recitais de canto lírico, canto gregoriano, big band e orquestras da Escola de Música. A realização é da Emufpa com apoio do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), organização social que gerencia o Polo Joalheiro, e do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

Origens 

As apresentações desta quinta remetem à história de Belém no período colonial, quando a cidade foi palco de acontecimentos culturais e históricos, que influenciaram costumes e, especialmente, a musicalidade. Ciência e atividade religiosa se fundem em expressão cultural e resultam num fértil campo em descobertas: o cantochão no Pará.

No ano de 2013, por iniciativa de André Gaby, é fundada a Schola Gregoriana "Ad te levavi", coro gregoriano masculino atuante em diversas igrejas históricas da Grande Belém, como a Igreja de Santo Alexandre, Catedral de Belém, Igreja do Rosário da Campina e a Igreja das Mercês. No ano seguinte, é iniciada a pesquisa sobre o Ritual Mercedário, livro de cantochão datado de 1780, compilado pelo Frei Comendador João da Veiga Tenório, paraense e musicista.

André Gaby nasceu em Belém e é graduado em Bacharelado em Música - Piano pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Tem especialização em Composição. Com a obra Stravinskyana concluiu, em 2012, o Mestrado em Prepolifonia (Canto Gregoriano), no Conservatório Giuseppe Verdi, em Turim, na Itália. Já trabalhou como docente em todos os cursos superiores de Música na capital paraense. Como musicista, Gaby tem atuação expressiva em Belém e na Europa, como pianista, organista, corista, regente coral e pesquisador.

Serviço

“O som da palavra: a música sacra em Belém ao longo de 400 anos”. Concerto de Canto Gregoriano com o coro sacro polifônico "O Som da Palavra". Nesta quinta-feira (13), às 18h, na Capela São José do Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro do Pará (Praça Amazonas, s/n, Jurunas). Entrada franca.

Por Luciane Fiuza


Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso