Vaca Marajoara da CowParade Belém está na fachada do Espaço São José Liberto

Obra da CowParade está na fachada do Espaço São José Liberto. Foto; Ascom Igama 

Quem passar pela frente do Espaço São José Liberto, na Praça Amazonas, Jurunas, vai poder apreciar a Vaca Marajoara, uma das 50 esculturas em fibra de vidro decoradas por artistas locais e distribuídas pela capital paraense. As obras de arte fazem parte do projeto itinerante CowParade, que, em Belém, comemora os 400 anos da fundação da cidade.

Os artistas paraenses selecionados criaram obras inspiradas na cultura e identidade da região. A Vaca Faceira, a Promesseira, a Lenda Amazônica e a Vaca de Miriti são algumas destas criações. A Vaca Marajoara ficará exposta no São José Liberto, assim como as demais obras espalhadas pela capital, até o dia 20 de setembro. 

Criada pelo artista plástico e arquiteto paraense Alexandre Dantas, em uma realização da empresa Extrafarma, a obra referenda um dos artesanatos mais característicos da região. 

A escultura de vaca da CowParade forma uma tela tridimensional que agrada a todos os artistas. As três poses de vaquinhas (em pé, pastando, repousando) oferecem para aos artistas ângulos e curvas para criarem obras de arte únicas. A vaca representa o sagrado, a história, entre outros significados, despertando também sentimentos de afeto.

Desde 1999, a instalação já passou pelo menos por 84 cidades de 36 países em todo o mundo. O projeto já alcançou mais de 500 milhões de pessoas, de acordo com estimativas da organização. 

As vacas ficam expostas em locais públicos, como rodoviárias, aeroportos, estações de metrô, avenidas, shoppings, parques, praças, farmácias, e pontos turísticos. Mais de 10.000 artistas já participaram da CowParade em diversos países. 

Após a exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é arrecado e revertido para instituições beneficentes e US$ 35 milhões foram levantados para entidades beneficentes através do leilão final das vacas de cada edição do evento. Na capital paraense, após o leilão, serão beneficiada Associação da Pia União do Pão de Santo Antônio, a Associação de Voluntariado de Apoio Oncológica (AVAO) e as obras sociais da Paróquia de Nazaré.

A CowParade é resultado da Lei Federal de Incentivo a Cultura. Em Belém, o patrocínio é da Extrafarma, com apoio do Governo do Pará, via Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Prefeitura de Belém. A realização é da TopTrends e Ministério da Cultura (MinC)/Governo Federal.

Foto: cowparade.com.br 

Cerâmica 

Uma das tipologias de artesanato comercializadas na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto, a cerâmica marajoara é inspirada na história da civilização marajoara, nos povos que viviam concentrados às margens do Lago Arari, no Arquipélago do Marajó. 

A cerâmica caracteriza-se por traços simétricos e harmoniosos, com a utilização de pintura vermelha e preta sobre o engobo branco, em baixo e alto relevo, entalhes, aplicações e outras técnicas. 

Na Casa do Artesão do prédio centenário estão expostas cerâmicas marajoara, tapajônica, maracá, cunani, konduri e contemporânea. Uma inovação da cadeia produtiva do oleiro cerâmico no estado do Pará, a cerâmica contemporânea é resultado da participação de artesãos em cursos de capacitação na área do Design, por meio dos quais alguns passam a criar peças inovadoras e criativas de acordo com as tendências do mercado e da moda. 

O visitante pode conhecer artesanato de todas as regiões do Pará em uma breve incursão ao artesanato paraense amazônico produzido por mais de 700 artesãos de 43 municípios paraenses. São produtos artesanais gerados por empreendimentos criativos individuais e coletivos, avaliados por uma equipe técnica especializada em produtos artesanais e empreendimentos culturais.

O artista

O trabalho de Alexandre Dantas é desenvolvido em técnica de pintura em óleo de acrílico, com foco no realismo. Nascido em Belém, o artista plástico teve os primeiros contatos com a arte com o seu pai, Raimundo Dantas. Alexandre desenvolve desde 2008 trabalhos em pinturas em acrílico, buscando aperfeiçoar a técnica da beleza no realismo. 

Em 2013 expôs individualmente com o tema “Outros Caminhos”, que mostrou os novos rumos da pintura, misturando realismo com as novas técnicas. Em 2014, a exposição “Espontâneos” revelou o significado do sentir o momento em que se encontra, de maneira espontânea e sem o rigor, “buscando um traço contemporâneo com pinceladas soltas de cores vivas, dando mais vida à visão do espectador”.

As principais exposições de Alexandre foram “O Toque da Luz” (primeira individual do artista na GTB em 2009), “Entrecorpos” (coletiva) e “Outros Caminhos”, cujas obras foram expostas na Galeria Theodoro Braga e Hall Benedito Monteiro. 

Ascom Igama, com informações da cowparade.com.br




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso