Projeto de universitário da Uepa vai ilustrar convite da exposição “Joias de Nazaré”

       O universitário Lucas Alves da Costa conquistou o primeiro lugar no concurso. Foto: Ascom Igama

Foi divulgado nesta terça-feira, 23, o resultado do concurso que elegerá a imagem que vai compor a capa do convite da 13ª edição da exposição “Joias de Nazaré”, a maior e mais tradicional mostra temática do Polo Joalheiro do Pará, a se realizar no mês de outubro, no Espaço São José Liberto (ESJL).
Com o projeto "Rainha Régia", o universitário Lucas Alves da Costa, conquistou o primeiro lugar do certame. A peça foi escolhida dentre 24 projetos de 13 designers, sendo cinco deles estudantes do curso de Design de Produto da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

O designer Fares Farage conquistou o segundo e o terceiro lugar do concurso, respectivamente, com os projetos "Súplica à Mãe" e “Luz da Berlinda”.

O concurso é voltado para participantes do Programa Polo Joalheiro do Pará, em uma promoção do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) - que gerencia o Programa Polo Joalheiro e o ESJL, mantidos pelo Governo do Estado - em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

A entrega dos projetos foi feita na sala do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional (NDTO) do Igama, de onde foram encaminhados para a curadoria, que se reuniu no dia 11 de agosto para avaliar os trabalhos.

Talento 
Lucas Costa é estudante do Curso de Design da Uepa e ingressou recentemente no Programa Polo Joalheiro do Pará. Além do projeto “Rainha Régia”, o universitário também estava competindo com a joia “Senhora Resplandecente”, baseada no esplendor da Nossa Senhora de Nazaré.

A forma e cores da joia vencedora foram inspiradas em Nossa Senhora de Nazaré e sua relação com a natureza amazônica. Ela destaca, através do seu design e da composição de metais nobres e gemas minerais diversas, a beleza da Vitória-Régia, planta regional que dá nome a uma lenda amazônica. A criação de Lucas Costa faz referência ainda ao título pelo qual a padroeira dos paraenses também é conhecida: Rainha da Amazônia.

Os projetos de joias inscritos resultaram do Workshop Joias de Nazaré 2016, que teve como tema “Orações e Cânticos à Maria de Nazaré” e foi realizado entre os meses de junho e julho deste ano. Para chegar ao formato final da exposição, as joias são pensadas durante o workshop, que conta, desde a primeira edição da exposição, com a consultoria de Rosângela Gouvêa Pinto, designer de joias e professora da Uepa.

A comissão julgadora do certame foi formada por Rosa Helena Neves, diretora executiva do Espaço São José Liberto; Thiago Albuquerque, coordenador tecnológico e comercial do Igama; Luanna Alysse, gerente do NDTO do Igama; Anna Cristina Resque, doutora em Gemologia e diretora do Museu de Gemas do Pará/Secretaria de Estado de Cultura (Secult); e o profissional designer convidado para compor a banca avaliadora, Orlando Simões, formado em Design de Produto pela Uepa, com mestrado na área da Comunicação, Linguagem e Cultura, e professor da disciplina Design de Interiores no Instituto Federal do Pará (IFPA).

Os projetos foram analisados e pontuados em uma escala de 1 a 5, a partir dos critérios de adequação ao tema proposto no workshop; viabilidade técnica de produção da peça sem alteração ao projeto original aprovado e possuir elementos de inovação em relação a peças já produzidas em coleções anteriores.

Dos 24 projetos, os três primeiros lugares obtiveram a nota máxima (45 pontos). Como critério de desempate a comissão avaliou os seguintes itens: facilidade de execução; coerência e ineditismo entre título e forma e agregação de valores como inovação, cultura amazônica e sua biodiversidade.

Leia na Agência Pará de Notícias

Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso