Festival do Chocolate e Flor Pará 2016 serão lançados no Espaço São José Liberto

O Coliseu das Artes do ESJL será palco do evento. Foto: Cristino Martins - Agência Pará

A inovação tecnológica terá destaque no 4º Festival Internacional do Cacau e Chocolate da Amazônia e 16º Flor Pará, que serão realizados de 22 a 25 de setembro no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. O lançamento será nesta quinta-feira, 18, no Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto (ESJL). O evento é promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Durante o festival os espaços Cacautech e Flortech vão expor modernos equipamentos e implementos usados na produção de chocolates e jardinagem. A programação técnica terá seminários e cursos de capacitação de produtores. Outro destaque será a Rodada de Negócios, coordenada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para comercializar amêndoas de cacau.

No Flor Pará o engenheiro agrônomo de Santa Catarina Harri Lorenzi, autor de vários livros sobre plantas, vai lançar um aplicativo com informações sobre espécies indicadas para o clima de cada região, com venda de livros e vídeos sobre floricultura. Na Batalha das Flores, floristas profissionais vão confeccionar arranjos e o mais bonito será indicado por um júri técnico e o público da feira. O vencedor participará do Encontro de Floristas (Enflor), em São Paulo, em julho do ano que vem.

 Foto: Cristino Martins - Agência Pará
Até a data do evento, que começa dia 22 de setembro, serão realizados seminários tecnológicos com o fim de preparar os produtores de Medicilândia, Tucumã e Igarapé-Miri, principais regiões cacaueiras do estado. O objetivo é a capacitação, difusão de tecnologia, geração de negócios e a integração social dos agricultores com os representantes dos diversos segmentos da cadeia produtiva. Na área da produção artesanal de chocolate, as bombonzeiras paraenses também serão capacitadas para melhoria e comercialização de seus produtos no festival.

A partir do lançamento, dia 18, começará o Circuito Gastronômico com a participação de 25 integrantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PA). Cada restaurante vai criar pratos à base de cacau e chocolate que serão incluídos nos cardápios durante um mês, para divulgar o festival que, além das flores e chocolate, inclui as jóias do Polo Joalheiro São José Liberto. Os três elementos formam a Trilogia da Sedução, que fará neste ano uma homenagem aos 400 anos de Belém.

Por Leni Sampaio

Fonte: Agência Pará de Notícias


Atualização em 28/08/2016:

Confira imagens do evento em nosso ÁLBUM DE FOTOS




















Fotos: Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso