Espaço São José Liberto é opção de lazer no roteiro turístico e cultural de Belém

                                                                    Veja mais fotos em nosso álbum

                             A Casa do Artesão do São José Liberto expõe e comercializa artesanato paraense. 
Foto: Cláudio Santos - AG PARÁ

Férias de julho, em Belém, é uma boa oportunidade para conhecer o roteiro turístico e cultural que a cidade oferece. O Espaço São José Liberto, situado na Praça Amazonas, Bairro do Jurunas, é um dos pontos mais interessantes nesse roteiro. Referência em turismo, patrimônio arquitetônico, história, cultura, artesanato, joalheria e acervo mineral, o Espaço abriga o Jardim da Liberdade, a cela memorial Cinzeiro, lojas de comercialização de joias artesanais, a Casa do Artesão, o anfiteatro Coliseu das Artes e o Museu de Gemas do Pará.

Em julho, juntam-se às atrações do espaço as danças circulares, apresentadas em dois domingos (3 e 17), a partir das 10 h, no anfiteatro Coliseu das Artes. Abertas ao público, as Danças Circulares dos Povos realizadas no espaço integraram-se ao movimento das rodas que acontecem em vários países, como forma de promover a paz e a união entre os povos.

A realização é do Grupo Ubuntu (Espaço Ananda & Ocara & Roda de Hera) e do Espaço São José Liberto, administrado pelo Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), e tendo como mantenedora a Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Mineração e Energia (Sedeme).

Público prestigia as Danças Circulares no Espaço São José Liberto . Foto: Amanda Mello

Atrativos 

Na Casa do Artesão, o visitante tem a oportunidade de conhecer tipologias de artesanato de todas as regiões do Pará, expostas para comercialização. Além de peças artesanais em cerâmica, cuia, miriti, balata, madeira, encauchados e fibras, há muitos outros produtos, confeccionados por mais de 700 artesãos, oriundos de 43 municípios, que integram empreendimentos criativos individuais e coletivos.

Para quem não dispensa os sabores da culinária local, também são comercializados licores de jambu e frutas regionais; bombons de cupuaçu, castanha do Pará, açaí e bacuri; chocolates finos, biscoitos e geleias. A cultura da região está presente ainda em instrumentos musicais, CDs, DVDs e livros de autores e artistas do Pará.

Um dos pontos altos da visita ao São José Liberto é o Museu de Gemas do Pará, que expõe mais de 4 mil peças representativas da iconografia das culturas marajoara e tapajônica, metais preciosos, gemas minerais e orgânicas e formações milenares da natureza. Nas cinco salas do museu é possível conhecer parte da história das cerâmicas arqueológicas da região, as gemas minerais da Amazônia e, em especial, as encontradas em solo paraense.

Entre as raridades da natureza expostas no local está um tronco fossilizado, com mais de 240 milhões de anos. Na última sala, estão as duas primeiras coleções de joias criadas e produzidos no Polo Joalheiro do Pará, e exemplares de outras coleções, além de peças do período áureo da Belle Èpoque.

O Espaço São José Liberto, inaugurado em outubro de 2002, é um território criativo considerado referência no Brasil pelo Ministério da Cultura (MinC) por desenvolver ações em várias áreas da economia criativa.

Serviço

Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro do Pará (Praça Amazonas, s/n, Jurunas). Funcionamento em julho no horário normal: de terça a sábado, das 09h às 18h30, e aos domingos, das 10 às 18h. As danças circulares, abertas ao público, estarão na programação cultural dos dias 3 e 17 de julho, as 10h, no anfiteatro Coliseu das Artes. Entrada franca.

Luciane Fiuza - Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso