São José Liberto entra no roteiro da exposição internacional sobre turismo no Pará



O trabalho resultará em uma exposição na Itália. Foto: Ascom Igama

Com um panorama da cultura paraense, que vai desde o prédio centenário até várias topologias de artesanato e joias com design e materiais próprios da região, criadas por integrantes do Programa de Desenvolvimento do Setor de Gemas e Joias do Pará, o Espaço São José Liberto integra o roteiro de um grupo de fotógrafos que produz material para a exposição “Pará: a Opera Prima dell'Amazzonia”. A partir da Itália, imagens de atrações turísticas paraenses percorrerão outros países europeus durante um ano.

O Espaço São José Liberto recebeu na última semana a visita do repórter cinematográfico italiano Francesco Rossi, e dos fotógrafos Adriano Pagani (italiano), Tadeu Nascimento (paulista) e Fernando Sette (paraense), acompanhados pela jornalista Josiane Amoras, idealizadora do Projeto Amazônia Paraense, cujo material integrará a exposição.

A visita faz parte do plano estratégico de turismo “Ver-o-Pará”, gerenciado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que é parceira do projeto “Pará: a Opera Prima dell'Amazzonia”. A visita dos jornalistas e fotógrafos contou com o apoio do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), que gerencia o Espaço São José Liberto e o Programa Polo Joalheiro do Pará, mantidos pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).

O grupo visitou a Capela de São José, o Museu de Gemas do Pará, o Jardim da Liberdade, a Cela Cinzeiro (memorial da época do Presídio São José, que funcionou no local), a Casa do Artesão, o Coliseu das Artes e as lojas de joias. Nas duas ilhas de demonstração, os visitantes acompanharam nas lojas Gemas do Mundo e Amazon Art os serviços especializados em ourivesaria e lapidação.

As informações sobre o Espaço São José Liberto foram repassadas aos visitantes pela gerente do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Organizacional do Igama, Luanna Alysse. O grupo já visitou, em Belém, o Complexo Ver-o-Peso, o Mangal das Garças, o Complexo Feliz Lusitânia, a Basílica Santuário de Nazaré, o Theatro da Paz, a Ilha do Combu e o Museu Paraense Emílio Goeldi.

                          
Josiane Amoras entrevistou Luanna Alysses, gerente do Igama, no Jardim da Liberdade do ESJL. 
Foto; Ascom Igama

Potencial - O projeto Opera Prima dell'Amazzonia quer divulgar o potencial turístico do Pará (e da Amazônia) em destinos internacionais, em especial na Itália, guardiã de grande parte da cultura europeia. Para Josiane Amoras, o conhecimento do turismo brasileiro no mercado europeu é “limitado”, e isso se acentua quando o assunto é a Amazônia. A Setur é parceira do projeto, que vem se juntar aos esforços do governo do Estado para mudar essa realidade.

Foto: Ascom Igama
A estratégia do projeto de Josiane Amoras, denominada “Comunicação e Promoção do Destino Pará (Press Trip)”, resultará na exposição Opera Prima dell'Amazzonia, montada primeiramente na Itália, com apoio da Setur e patrocínio da Amazontur, em parceria com representações dos municípios de Belém (representado também pelas ilhas do Combu e de Mosqueiro), Santa Bárbara do Pará (pela Colônia Chicano), Maracanã (Praia de Algodoal), Salinópolis, Soure, Salvaterra, Cachoeira do Arari e Santarém (Praia de Alter do Chão).

A exposição fotográfica será montada em português, inglês, italiano e francês. Por se tratar de uma mostra itinerante, terá maior visibilidade nos jornais e outros meios de comunicação europeus. O evento desafia a capacidade criativa dos fotógrafos em capturar a essência do Pará e da Amazônia. “Queremos mostrar o efeito que provoca a exuberante natureza paraense aos olhos de seus exploradores. A poesia, a emoção e a paixão fotografadas, uma mistura de sentimentos capazes de encontrar na Amazônia paraense a obra prima pronta para ser explorada”, afirmou a coordenadora do projeto. 

Luciane Fiuza - Ascom Igama (com informações da Ascom/Setur)




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso