Sentimentos e afeto inspiram a coleção de joias das mães do Polo Joalheiro do Pará

Coleção homenageia mães em seu dia. Foto: Ascom Igama

A representação sobre o amor materno foi o ponto de partida para a inspiração da nova coleção de joias do Polo Joalheiro, aberta por ocasião das comemorações do Dia das Mães, festejado no segundo domingo de maio. A mostra foi aberta ao público nesta terça-feira (26), no Salão de Exposições do Espaço São José Liberto (ESJL), onde fica instalada até o dia 8 de maio, nos horários de funcionamento do local: de terça a sábado das 9h às 18h30, e aos domingos das 10h às 18h.

Com a temática “Expressões de carinho e afeto”, 26 empresas e produtores, e 14 designers e criadores ligados ao Programa Polo Joalheiro do Pará criaram 89 joias em ouro e prata com gemas minerais, orgânicas e vegetais. A coleção anual referenda as mães em seus mais diversos estilos, expressados em joias com qualidade, criatividade e design exclusivo.
De acordo com Rosa Helena Neves, diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e do São José Liberto, a coleção é uma tradição do Programa Polo Joalheiro e a comemoração do Dia das Mães tem relação com a própria história da joia. “Os principais momentos e ritos da vida dos seres humanos são celebrados por meio dos simbolismos de carinho e outros sentimentos. A joia apresenta este significante de representar afeto, memória, alegria, agradecimento e o eterno. Poucos presentes conseguem agregar em um único objeto estes significados e representações”, apontou.
A exposição, segundo a diretora, é um campo que abriga a subjetividade feminina, oferecendo opções para as mães que apreciam pérolas, gemas preciosas, joias delicadas e inovativas. “A subjetividade define o estilo de cada mãe, seja ele mais arrojado, contemporâneo ou mais esportivo ou clássico. Nossos designers buscaram essas referências para criar cada joia dessa coleção, que está carregada de beleza e envolvida por todos esses sentimentos de amor, gratidão, ternura...”, detalha Rosa Helena Neves.
A diretora destaca que a iniciativa também pretende demonstrar a capacidade empreendedora criativa de designers, ourives, lapidários, produtores, micro empresários e demais integrantes dessa cadeia produtiva, gerando boas iniciativas e impulsionando projetos coletivos, considerando a atual conjuntura econômica no Brasil. “Apresentamos ao público consumidor possibilidades de compras muito acessíveis. Vale a pena conferir!”, completa Rosa Helena Neves. 
Assinam a curadoria da exposição Thiago Albuquerque, Luanna Alysse e Clarisse Fonseca. A realização é do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e do Igama - OS que gerencia o ESJL e o Programa Polo Joalheiro do Pará.
Joias destacam-se pela beleza e design clássico
A coleção de joias do Dia das Mães promete agradar mães, madrinhas, tias, avós e todas as mulheres que estão ligadas aos seus filhos por esse afeto genuíno. Todas as peças passam pela curadoria do Igama, que avaliou, além do aspecto técnico de cada joia, sua adequação ao tema proposto.
"Lírio de Amor", joia criada por Ivete Negrão.
. Foto: Ascom Igama
A designer Ivete Negrão criou o pingente “Lírio de Amor”, em prata com gema mineral ametista, com produção da empresa homônima e ourivesaria de Ednaldo Pereira. Já a empresa Artegold produziu, com ourivesaria de Gervásio Fonseca, dois anéis de prata: o Vaso Marajoara, com quartzo rutilado, e o Anel Redondo, que oferece, em um só produto, opções diferentes de gemas minerais: quartzo rutilado, esmeralda, lápis lázuli e quartzo rosa.
Com gema vegetal de jambu e prata, a designer Marcilene Rodrigues, integrante do programa desde 2008, criou o conjunto de brincos e colar denominado “Ser mãe é...”, com produção e ourivesaria da empresa Sila Brasila. Sobre o processo de inspiração para criar as joias, ela conta que as peças simbolizam a delicadeza e força das mães. “A gema vegetal foi escolhida pela exclusividade e força que o jambu representa, unindo-se à flor (em prata), que simboliza a mãe, com sua delicadeza e firmeza”.
As gemas vegetais são uma inovação desenvolvida, no âmbito do programa, pelo mestre ourives e pesquisador em joalheria Paulo Tavares e produzidas exclusivamente pela empreendedora criativa Mônica Matos. Divididas em três categorias - Gastronomia, Botânica e Frutas – o produto é criado através de um processo sustentável que aproveita insumos de Castanha-do-Pará, urucum, mandioca, açaí, cacau, chocolate e outros.
Conjunto "Ser mãe é...", criação de Marcilene Rodrigues.
Foto: Ascom Igama

Já o designer Rayan Andersen, que faz parte do programa de joias desde o ano passado, criou colar e brincos da coleção intitulada “Exterioridade”, com produção própria e ourivesaria de Ednaldo Pereira. As joias, segundo ele, prezam pela simplicidade e beleza da mulher, que hoje é mãe, mas devido à rotina despreocupa-se um pouco da sua vaidade. “As peças resgatam essa essência da mãe batalhadora e guerreira, destacando o valor da joia contemporânea”, explicou.
"Exterioridade", criação de Rayan Andersen.
Foto: Ascom Igama
Para expressar esse minimalismo nas joias, Rayan Andersen explica que trabalhou com prata e acabamento “martelado” no metal – técnica artesanal de ourivesaria. “A partir de marteladas especificas, quis representar, ainda, a força maternal e a proteção que a mãe cria em si para enfrentar a rotina do dia a dia”, diz o designer.
Participam da edição 2016 da coleção de joias “Dia das Mães”, do Polo Joalheiro, os seguintes designers, criadores, empresas e produtores: Argemiro Muñoz, Brenda Lopes, Clara Amorim, Camilla Amarall, Ivete Negrão, Jorge Duarte, Joseli Limão, Júlia Mendes, Ivete Negrão, Rosa Castro, Rosáurea Simões, Layse Lobatto, Leila Vale, Lídia Abrahim, Marcilene Rodrigues, Ana Cássia, Francileudo Furtado, João Guilherme, Jorge Duarte, Rayan Andersen, Ourogema, Realiza Joias, Jod Joias, Joiartmiro, Sila Brasila, Amajoia, Amazon Art Joias, Amazonita, Amorimendes, Artegold, Bellarte Joias, Danatureza,  Yemara Ateliê e Zeus.
Serviço: A exposição da coleção de joias do Dia das Mães 2016: “Expressões de carinho e afeto”, do Polo joalheiro do Pará abrirá ao público de 26 de abril a 8 de maio, no Salão de Exposições do Espaço São José Liberto. O horário de visitação é de terça a sábado das 9h às 18h30, e aos domingos das 10h às 18h. Entrada franca.
Luciane Fiuza - Organização Social Instituto de Gemas e Joias da Amazônia

Fonte: Agência Pará de Notícias
Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso