Simineral lança Anuário do setor e homenageia Adnan Demachki


 Na foto (E/D), o presidente do Simineral, José Fernando; o vice-governador do Pará, Zequinha Marinho; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adnan Demachki; e o deputado estadual, Raimundo Santos.


"A homenagem é para o Estado. O setor decidiu homenagear o Estado que os acolheu. O Estado que permite que explorem nossas riquezas naturais. Nós estimamos que essa comenda possa simbolizar cada vez mais uma união duradoura e profícua entre o Estado e o segmento minerário’’. Foi com esta fala que o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Adnan Demachki, recebeu a Comenda do Mérito Minerador Honorário, como um dos grandes homenageados da noite festiva que lançou o 5º Anuário Mineral do Pará, no Espaço São José Liberto em Belém, nesta quinta-feira, 17, na presença de autoridades do poder público e de gestores de empresas mineradoras. Uma realização do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral).

Demachki se disse feliz com a honraria e agradeceu ao segmento, mas também ressaltou a vocação natural do território paraense para a geração de minérios com teor de altíssima qualidade.

“Deus permitiu que nosso Estado tivesse uma extensa ocorrência de minérios. Região nenhuma no mundo tem tantos minérios como o Pará’’, frisou o secretário. Ele enfatizou que a atividade minerária é extremamente importante para o Estado, mas se por um lado responde por 26% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, gera um pequeno percentual de arrecadação de impostos, 4% de ICMS e registra somente 3% dos empregos diretos do Pará.

‘'Os esforços que almejamos construir junto com o setor é de podermos agregar valor à produção minerária, não exportar somente in natura. Eis o desafio. É claro que vai se exportar, mas que parte disso seja beneficiado em nosso solo, agregando valor aos produtos e aumentando os percentuais de emprego, níveis de renda e recursos’’, disse Adnan.


Adnan Demachki, titular da Sedeme
Como exemplos da determinação da gestão estadual, ele recordou que no dia 7 deste mês, o Estado celebrou um protocolo de intenções com a empresa Alloys, por meio da Sedeme, em que ficou assegurado que a Albras fornecerá a matéria-prima para a Alloys produzir em Barcarena rodas de carros, tarugos, esquadrias e perfis de alumínio, entre outros produtos beneficiados.

‘’Esse minério que era todo exportado para fora do Pará agora se transformará em, no mínimo, 600 novos empregos, gerando também mais renda e receita aqui dentro do Estado’’, observou o secretário. Demachki também lembrou que no dia 4 deste mês, o Estado deu um novo passo rumo à verticalização da cadeia de ferro, carro-chefe da mineração estadual. “Há duas semanas, assinamos também protocolo de intenções com a Vale e a Cevital, para esforços conjuntos com foco na implementação de uma siderúrgica em Marabá’’, disse ele.

O protocolo citado com a Vale e a Cevital trata dos parâmetros que embasam o projeto de implementação da siderúrgica, que vinha sendo estudado pela Vale e agora passará a ser conduzido pela gigante argelina. Entre os termos do acordo, a Vale coloca à disposição da Cevital, além de cooperação técnica, todos os estudos e projetos já elaborados, a transferência do terreno de sua propriedade que seria destinado a construção da Alpa, suprimento em bases comerciais de minério de ferro e serviços logísticos para o empreendimento, além das licenças ambientais do referido projeto. “Novos passos deverão vir neste sentido’’, concluiu Demachki.

A trajetória profissional de Adnan foi destaque no evento do Simineral. Desde sua atuação como jovem empreendedor e advogado de Paragominas, sua terra natal, onde ajudou a criar e presidiu a Associação Comercial local, passando por sua carreira política que registra cargos de vice-prefeito e prefeito por dois mandatos consecutivos de Paragominas, que lhe renderam prêmios nacionais como o do Sebrae Empreendedor e o da Fundação Abrinq, esse último por sua iniciativa na área da infância e juventude do município.

Vice-governador do Pará, Zequinha Marinho, presente ao evento, declarou: “Ninguém recebe homenagem sem fazer jus a isso, ninguém alcança honrarias sem merecer. Que os homenageados desta noite sigam contribuindo para um Pará melhor para todos’’. Ao entregar a comenda para Demachki, o presidente do Simineral, José Fernando, afirmou que a condecoração é dada pelo setor como agradecimento, uma espécie de declaração de reconhecimento pela competência e a escolha de Adnan foi unanimidade.

Autoridades do poder público e gestores de empresas mineradoras prestigiaram, nesta quinta-feira, 17, a noite festiva que lançou o 5º Anuário Mineral do Pará, no Espaço São José Liberto, em Belém, uma realização do Simineral

Com edição bilíngue (português/inglês), o Anuário Mineral faz uma radiografia completa da mineração paraense, apresentando ao público o desempenho do setor na balança comercial, saldo das exportações, geração de empregos, entre outros dados. Além de Demachki, foram homenageados o geólogo Breno dos Santos, que participou da descoberta das jazidas de ferro de Carajás; e Júlio Sanna, ex-presidente da Mineração Rio do Norte (MRN).


Texto: Valéria Nascimento - Ascom/Sedeme 

Fotos: Cristino Martins - AG. PARÁ

Fonte:  Agência Pará de Notícias

Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso