Designer do Polo Joalheiro dirige filme de animação inspirado na Amazônia

                                                                                Veja mais fotos em nosso álbum



Colar "Amamazônia Ama", da coleção "Universo do Lugar", do Programa Polo Joalheiro do Pará.  A joia inspirou a criação do personagem Coração Amamazônia. Imagem: Ascom Igama - Divulgação

O que joia, cinema e Amazônia têm em comum?  O curta-metragem premiado “Pindorama” pode dar a resposta nos seus quase oito minutos de duração. Ao comunicar beleza, cores, brilho e criatividade, mensagens de amor e proteção à natureza, a película tem direção da socióloga, designer de joias e escritora Circe do Socorro, que conseguiu, pela Sétima Arte, unir paixões que norteiam sua vida. O resultado do projeto, que conta com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte Amador Tó Teixeira e Guilherme Paraense, poderá ser conferido nesta quinta-feira (3), às 18h10, no Cinema Olympia (Presidente Vargas, 918, Campina).
Inspirado na preservação da floresta amazônica, o roteiro é conduzido pelo personagem Pind, o guardião da floresta, que foi criado a partir de um brinquedo perdido por uma criança. “É um filme educativo, dançante, envolvente, surpreendente. É também um alerta para salvar a vida das nossas crianças e do belo, doce e exótico mundo animal e vegetal, que forma a nossa Amazônia”, explica a diretora, informando que o trabalho de pesquisa foi baseado no resgate dessa cultura e do conhecimento antropológico sobre a origem da civilização amazônica brasileira. A atriz e escritora Ruth Cruz dá voz ao Pind.
Já com alguma experiência na área do design, Circe começou, no ano de 1987, a desenhar projetos de joia e de moda (croquis). Em 2006, passou a integrar o Programa Polo Joalheiro do Pará como designer e produtora de joias com a identidade da Amazônia. Assim, aprimorou o olhar e teve a produção exposta e reconhecida dentro e fora do Pará. Nesse universo, ao pesquisar temas para a criação de seus projetos de joalheria, as lendas que originaram a Amazônia e o Brasil conquistaram a sua atenção e tornaram-se fonte central de inspiração.
Circe do Socorro, diretora do Pindorama.
Foto: Ascom Igama - Divulgação
Em 2007, inscrita no edital Imagina só!, do Governo do Estado, Circe do Socorro publicou o livro “Amazônia Minha – O Canto do Encanto”, agraciado com o prêmio de literatura infanto-juvenil para novos escritores pelas secretarias de Estado de Cultura (Secult) e de Educação (Seduc). O conto “O Começo do Mundo”, que integra o livro, foi o ponto de partida para o projeto do filme. A história mostra a versão indígena sobre como o homem branco ingressou no universo da floresta e como se deu o início da devastação da Amazônia.
Posteriormente, as histórias contadas nas páginas do livro ganharam movimento e se transformaram na série de desenhos animados que forma o “Pindorama”. “Projetei as ilustrações, o roteiro e a trilha sonora e parti para a produção, junto com toda a equipe que participou. Nos empenhamos para dar o melhor de nós, superando as dificuldades para gerar um produto de qualidade”, relembra a diretora.
As joias não poderiam ficar de fora do novo projeto. Muitas de suas criações fazem parte do figurino dos personagens do filme. Uma delas, o colar “Amamazônia Ama”, pode ser considerada a joia mais representativa dessa coleção, por materializar a história do curta, dando origem ao personagem Coração Amamazônia. O colar em ouro (branco e amarelo) e prata esmaltada, com turmalinas verdes e diamantes, integra a coleção Universo do Lugar, do Programa Polo Joalheiro do Pará. O pingente tem o formato de um coração com braços e pernas, sendo formado por outros corações. A peça retrata esse afeto pela criação, pela vida que nasce em meio à grandiosidade da Amazônia. “É o amor pela floresta em todos os sentidos: ao olhar, tocar, cheirar, comer, olhar, ouvir e pisar com amor!”.
Como as paixões se misturam na vida de Circe, no meio do processo de criação da película, também aconteceu o caminho inverso. A diretora criou e produziu joias inspiradas no livro-base do roteiro do curta premiado, como colares e anéis. As peças são representadas na animação.
Joias e personagens – O Anel “S. O. S. Ama”, que inspirou o anel fictício S. O. S. Star, em prata diamantada e ouro amarelo com topázio azul, integra a coleção de mesmo nome e representa um alerta para salvar a Amazônia, o planeta e a vida. A joia nasceu a partir das formas e movimento das serpentes, como símbolo da vida. Ao circular pelos rios, água e animal fundem-se em um só elemento, na forma de uma grande onda ou de um “S”. 

Já o colar “Arte Plumária Munduruku” foi inspirado na lenda “O Começo do Mundo na Amazônia”, que cita a bela arte plumária dos índios da tribo Munduruku, que segundo a lenda, causava inveja nas tribos vizinhas. A peça é toda em ouro amarelo com ametistas e diamantes.

                                         Anel "S.O.S. Star". Imagem: Ascom Igama - Divulgação

Colar "Arte Plumária Munduruku". Imagem: Ascom Igama - Divulgação
                                 
“Pindorama” também tem como proposta contar um pouco da história do surgimento do país e suas denominações antes de chegar a se chamar Brasil. O roteiro, situado entre os séculos XIV e XXI, fala também das palmeiras da Amazônia, como o Açaizeiro, presentes na região antes da chegada de Pedro Álvares Cabral – que inspiraram os personagens Açailet’s.  
Uma das joias mostradas no curta, o anel "Pindorama", faz referência ao título e ao primeiro nome do Brasil na língua Tupi Guarani, que significa “terra ou região das palmeiras” (pind/ palmeira e rama/ terra). O objetivo do projeto, de acordo com a diretora é ainda despertar em crianças e adultos a vontade de conhecer mais sobre a cultura regional, preservar as florestas e respeitar as populações que nela habitam.  


            Anel "Pindorama". Imagem: Ascom Igama - Divulgação



Serviço: Exibição do curta-metragem de animação “Pindorama”, dirigido por Circe do Socorro. Quinta-feira (3), às 18h10, no Cinema Olympia (Presidente Vargas, 918, Campina). Entrada franca. Censura livre. (Com informações do site www.pindoramaofilme.com)


A realização é de S.Montoril – projetos, construções e consultoria, com patrocínio da Prefeitura de Belém (PMB), Fumbel, Lei Tó Teixeira e Guilherme Paraense, Métrica Imagem, Sol Informática, Mac Point, Morning Star – cursos e tradução, Madame Dri e Panificadora Moura.

Leia na Agência Pará de Notícias

Luciane Fiuza - Organização Social Instituto de Gemas e Joias da Amazônia

Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso