"Potências Amazônicas" é destaque no Sem Censura desta quinta, 7

Na foto, o pingente "Amazônia Livre", em prata com gema vegetal de jambu e gema mineral crisoprásio, criado pela designer Clara Amorim, com ourivesaria da Jod Joias. A peça é resultado da produção feita para a exposição Sinestesia da Floresta, em composição à exposição coletiva "Potências Amazônicas". Foto: Ascom Igama

Rosa Helena Neves, diretora executiva do Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará, e a designer Clara Amorim, participam, nesta quinta (7), do Sem Censura Pará, programa diário de entrevistas da TV Cultura (canal 2)/Funtelpa, que começa às 14h30, com apresentação da jornalista Renata Ferreira. Elas vão falar sobre a exposição “Potências Amazônicas: Biodiversidade e Diversidade Cultural na Belém 400 Anos”, do Polo Joalheiro do Pará, alusiva ao aniversário de quatrocentos anos da capital paraense, Belém, festejado em 12 de janeiro de 2016.

A mostra reúne acervo inédito que valoriza a biodiversidade animal e vegetal da região e a diversidade cultural do Estado do Pará e será aberta no Espaço São José Liberto de 27 de janeiro a 28 de fevereiro. “Potências Amazônicas” promoverá os setores criativos de joia, moda e design, os empreendedores individuais e os microempresários de joias (em ouro e prata) e de moda (confecção e acessórios). Na abertura será realizado um desfile de moda e de joias.

A diretora Rosa Helena Neves é uma das curadoras da exposição e a designer Clara Amorim é uma das participantes. A direção artística feita nos workshops que geraram as coleções de joia e de moda, durante o ano de 2015, é dos designers Regina Machado, do Rio de Janeiro; Rosângela Gouvêa, Clarisse Fonseca, Fernando Hage e Yorrana Maia, do Pará. Com ambientação da designer Barbara Müller, além de Rosa Neves, a curadoria da exposição é de Thiago Albuquerque, Felipe Braun e Luanna Alysse, que integram a equipe do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), OS gestora do São José Liberto e do Programa Polo Joalheiro do Pará.

A promoção do evento é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Núcleo Estadual de Arranjo Produtivo Local (NEAPL)-PA, em parceria com Igama. A exposição “Potências Amazônicas” será aberta ao público e os produtos expostos serão comercializados no local. O horário de visitação é de terça a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada franca.

Clara Amorim e Rosa Helena Neves vão falar sobre a nova coleção sustentável de joias e acessórios de moda do Polo Joalheiro do Pará. Fotos: Carlos Sodré/AG. PARÁ e Igama Divulgação

Clara Pereira Amorim graduou-se, em 2007, em Design de Produtos pela Uepa. Designer vinculada ao Programa Polo Joalheiro do Pará desde 2005, Clara foi a única finalista do Norte e Nordeste do maior concurso de design de joias da América Latina, o AngloGold Ashanti AuDITIONS. Também esteve entre os profissionais classificados no XIV Prêmio IBGM de Design de Joias 2008 e no 3º Prêmio Embrarad de Design de Joias. Em 2009, foi classificada em primeiro lugar no edital de concessão de bolsas oferecidas pela Fapespa e pelo Sebrae, para o curso de especialização em “Master Design”, na Região de Marche, na Itália.

Rosa Helena Nascimento Neves é pedagoga, mestra em Políticas Públicas na área da Educação, produtora cultural nas áreas do Teatro, da Música e do Cinema, e pesquisadora sobre os temas “Manifestações Culturais do Estado do Pará” e “Memória Feminina”. Com experiência em gestão de projetos sociais e de economia criativa, Rosa Neves atua, desde 2007, como diretora executiva do Igama, do Espaço São José Liberto e do Programa Polo Joalheiro do Pará.


TV Cultura – Para assistir, ao vivo, pela internet, ao programa Sem Censura Pará basta clicar AQUI

 Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso