São José Liberto recebe 42ª edição do Enarte

                                                           Orquestra Helena Maia. Foto: Ascom Igama

No final da tarde desta sexta-feira, 11, a partir das 18h, o Espaço São José Liberto receberá a Orquestra Infantil de Violinos Lícia Arantes, Orquestra Infanto Juvenil de Cordas da Escola de Música (EMUFPA) e o grupo de música instrumental Bronzes da Amazônia. A apresentação faz parte da 42ª edição do Encontro de Arte (Enarte), dentro do projeto “A arte transcendendo a técnica”, da EMUFPA, que apresenta programação variada em diversos pontos da capital. Com entrada franca, os grupos musicais se apresentarão na capela e no Coliseu das Artes do espaço.

A promoção é da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da EMUFPA e do Instituto de Ciências da Arte (ICA), com apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP), do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), da Secretaria de Cultura (Secul), do Serviço Social do Comércio (Sesc), da Fundação Amazônia de Música, do Museu de Arte Sacra do Pará (MAS), entre outros.

A Orquestra Infantil de Violinos Lícia Arantes foi criada em 2000 pelos professores Celson Gomes e Joziely Brito. Coordenada, desde então, pela professora Joziely Brito, seus objetivos buscam o desenvolvimento do trabalho em grupo, a socialização e a extensão das atividades aplicadas em classe. O grupo musical participa, ativamente, de eventos da área, como o Enarte, concertos natalinos, Projeto Sexta da Arte, projetos sociais (como o Junho com Solidariedade e o Natal Solidário), recitais na EMUFPA e nas principais salas da cidade.

Composta por cerca de 30 crianças, com idades entre 5 e 12 anos, a orquestra foi uma das atrações do encontro no São José Liberto, na edição de 2014, quando apresentou canções de musicais e natalinas. Para executar o repertório no Enarte, os músicos mirins preparam-se por cerca de três meses.
                       
                                      Orquestra Infantil de Violinos Lícia Arantes. Foto; Ascom Igama

A Orquestra Infanto-Juvenil de Cordas Helena Maia, da EMUFPA, tem como regente a professora Silvia Matos e foi criada em agosto de 2004, por iniciativa dos professores de cordas da Escola de Música. Com o objetivo central proporcionar aos alunos de cordas do nível básico a prática de conjunto, do repertório da orquestra constam obras de todas as épocas. A execução das obras  proporciona aos seus integrantes o desenvolvimento de aspectos técnicos e musicais. Desde sua criação, a Orquestra Helena Maia tem participado de concertos no Theatro da Paz, dentro da programação do Enarte, concertos natalinos e outros, como projetos em conjuntos com Grupo de Flauta Doce Artette Pinheiro e com a Orquestra Infantil Lícia Arantes.

Já o Bronzes da Amazônia, criado no ano passado com o objetivo de mostrar as possibilidades dos instrumentos de metais e incentivar o lado artístico dos seus intérpretes, tem a música instrumental como estilo musical. O grupo é formado por Jonatas Pereira (trompete), Hans Trindade (trompete), Sóstenes Siqueira (trompa), Benedito Júnior (trombone) e Paulo Fonseca (tuba). No repertório do grupo estão interpretações de criações de autores paraenses, entre outras.
                                    
Grupo de música instrumental Bronzes da Amazônia. 
Foto: Camila Lima - Portal Cultura - Divulgação

 Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso