Clima romântico marca nova coleção de joias do Polo Joalheiro do Pará

                                                                     
                                                                                           Veja mais fotos em nosso álbum

Mostra reúne cerca de 90 joias artesanais em ouro e prata.
Foto: Ascom Igama
  
As joias da nova coleção do Polo Joalheiro do Pará são uma boa sugestão para homenagear o seu amor no Dia dos Namorados. Em ouro 18k e prata 925 com design exclusivo, as 89 joias artesanais, criadas e produzidas por designers, ourives, lapidários e outros profissionais, oferecem opções variadas, refinadas e criativas para homens e mulheres, destacando gemas minerais e orgânicas, madeira, entre outros materiais.

Com entrada franca no Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto, até 14 de junho, as joias estão expostas para comercialização de terça a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. A exposição "Dia dos Namorados 2015" é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

Para compor o clima romântico da exposição, o Espaço São José Liberto convidou Rodrigo Cantalicio, ilustrador e designer gráfico, que elaborou com giz colorido um painel central dentro da temática dos namorados, localizado na parte posterior da mostra. “Imaginei a união de um casal e essa expansão de sentimentos e amor, com essas cores que se expandem”, conta o artista, que é paraense e tem desenvolvido projetos gráficos para empresas, entre outras realizações. A arte faz parte do projeto de curadoria da designer Bárbara Müller, responsável pela ambientação da mostra.
Rodrigo Cantalicio, ilustrador e designer gráfico convidado. 
                   Foto: Ascom Igama 
“Convidei o Rodrigo Cantalício para fazer uma contribuição, uma interação na exposição porque eu acho que o traço dele tem muito a ver com o Polo Joalheiro, com as joias daqui. É um traço abstrato que comunica o tema Dia dos Namorados de uma maneira moderna, arrojada e bem orgânica também”, conta Bárbara Müller.

Bárbara, que também participa da mostra com joias de suas novas coleções, Florir e Amar, diz que para a mostra do “Dia dos Namorados 2015” pensou em fazer um trabalho mais colaborativo e que pesquisou cores e materiais. “Gosto muito da cor preta. Comecei a pesquisar e vi que o giz é algo muito interativo e dá um ar espontâneo e moderno para a vitrine, além de também interagir com a joia, fazendo uma brincadeira, algo mais 3D, onde os arabescos brincam, abraçam e interagem com as joias da exposição”, explica a designer, que desenhou as ilustrações dos mini painéis que compõem as vitrines de joias da mostra. 
Conjunto "Corações Apaixonados", criado por Felipe Braun. 
Foto: Bianca Kuroki

Assim como os preços, que variam de R$ 80 reais a R$ 1.660 reais, as joias têm estilos diversos, do mais clássico ao mais inovador, sempre revelando o reconhecido talento dos designers do Polo Joalheiro do Pará, como Felipe Braun e Bianca Kuroki. Entre os projetos desenvolvidos por Felipe estão Mistério Verde, Luxuoso Balé e Corações Apaixonados. Para o último, formado por pingente, anel e brinco, o formato do coração é trabalhado em fios de ouro para descrever a leveza dos enamorados. “No encontro dos corações dos amantes os pensamentos ultrapassam as cabeças unindo-se aos sentimentos, como corações flutuando sobre os namorados”, fala Braun.

A paixão também se revela em corações no conjunto Amor é Fogo, formado por brinco, colar, pingente e anel em prata escovada com diamantes, criado por Bianca Kuroki com ourivesaria de Sila Brasila. Ela conta que a inspiração para a criação foi “a paixão mais ardente, como fogo nos corações dos apaixonados, traduzindo o amor na forma figurada em joias delicadas e únicas”.
Conjunto "Amor é fogo...", criado e produzido por Bianca Kuroki com ourivesaria de Silabrasila. Foto; Felipe Braun
 O símbolo maior do amor pode ser visto, ainda, na releitura feita pelo designer Jorge Duarte em uma das três coleções criadas por ele para a exposiç, onde cada conjunto foi inspirado em uma declaração de amor. O projeto “A Joia Mais Rara” representa um coração lapidado como um brilhante (lapidação específica da gema mineral diamante), mostrando que o amor tem valor inestimável. Formado por brinco e pingente em prata com madrepérola e quartzo rosa, com ourivesaria de Émerson Bezerra e lapidação de Leila Salame, o conjunto foi concebido a partir do poema criado pelo próprio designer: "Seu amor é a joia mais rara, com o brilho dos mais belos. Seu valor em muito supera o maior dos diamantes".
Conjunto "A joia mais rara", criação do designer Jorge Duarte. 
Foto: Jorge Duarte 
Contemporaneidade - Cidades, natureza, pessoas, atualidades e os amores vivenciados nesse clima urbano e natural inspiraram Lídia Abrahim, responsável pela criação de quatro coleções para a exposição: Spike, Guaraná, Cosmopolita e Cupido. Segundo ela, as joias revelam a influência das suas experiências e percepções transitando pelos dois universos, o das metrópoles e o mundo das ribeiras, matas, praias e comunidades amazônicas.

O amor na contemporaneidade dos brincos, anéis e colares tem, em comum, a utilização de matéria-prima regional e o design que é referência no trabalho de Lídia. Tucumã, chifre de búfalo, babaçu, madrepérola, quartzo rosa, Lapis Lazuli, quartzo (rutilado e hialino), ágata (vermelha e preta) foram trabalhadas na prata para criar peças que destacam formas geométricas e revelam as criações atuais da profissional.
Brinco "Spike", criação e produção de Lídia Abrahim. Foto; Ascom Igama
Em tempos de comunicação digital, redes sociais e amores virtuais uma das joias que chamam a atenção na exposição é o “Amor.com”, pulseira, colar e pingente em couro sintético e prata, com um pent drive de 4 Gb. A joia foi criada por Helena Bezerra com ourivesaria de Émerson Bezerra e desenvolvimento técnico de Jorge Duarte. Segundo a designer, a coleção foi inspirada nos casais que mantêm relacionamento a distância. “Nele (pen drive) você pode colocar suas músicas e fotos, que marcaram cada momento que juntos passaram”, diz Helena. 
“Amor.com”, criação da designer Helena Bezerra. Foto; Ascom Igama
As microempresas, empreendedores individuais, designers, ourives, lapidários e demais profissionais que fazem parte da nova coleção são Amajoia, Amazon Arte Joias, Barbara Müller, Bianca Kuroki, Danatureza, Fábio Monteiro, HS Criações & Design, Ivete Negrão, Jocilene Souza, Jorge Duarte, Ourogema, Rahma Gemas e Joias, Rosaurea Simões, Yemara, Felipe Braun, Joseli Limão, Helena Bezerra, Brenda Lopes, Camilla Amarall, Lídia Abrahim, Joiartmiro, Sila Brasila, Arte Joias da Amazônia, Emerson Bezerra, Edinaldo Pereira, Thiaraju Gomes, Leila Salame, além de mestres artesãos, produtores e outros integrantes do Programa Polo Joalheiro do Pará.

Entre os nomes das joias da nova coleção do Polo Joalheiro estão Orquídea, Pirâmide Amazônica, Árvore da Vida, Anel do Amor, Brilho, Inspirações, Apaixonadas, Apaixonado, Enamorados, Namorados, Brilho, Singelo, Anoitecer, Estrela Guia, Corações Elos Eternos, Gotas de Iara, Asas da Noite, Bem Precioso, Luar Marajoara, Gotas de Iara e Esplendore.

A exposição "Dia dos Namorados 2015" é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).


Ascom Igama 




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso