Exposição de fotografias fala de projetos sociais no Polo Joalheiro

                                                                 Veja mais fotos em nosso álbum
A exposição fica instalada no Coliseu das Artes do ESJL até o dia 2 de julho. Foto: Ascom Igama
Foi lançada nesta quinta-feira (18), no Espaço São José Liberto, a exposição fotográfica Expedição Imerys, concurso que premiou os autores das duas melhores fotografias com uma viagem para participar do lançamento da exposição na Argentina. Foram mais de 140 inscrições dentre os quais, 56 foram selecionados para registrar os projetos sociais da Imerys, mineradora que atua com caulim no município de Barcarena.

Vinte fotografias fazem parte da mostra que ficará no Polo Joalheiro até o dia 02 de julho e depois passará pela Argentina e França. As imagens foram avaliadas por um júri composto pelo gerente geral de Caulim da América do Sul, Marcos Moreira e os convidados: o artista plástico paraense Emmanuel Franco e o mestre em gestão cultural argentino Javier Vázquez. O lançamento contou com a presença do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral), José Fernando Gomes: “Esse trabalho da Imerys vem ao encontro de tudo que as empresas fazem junto às comunidade no seu entorno, além de incentivar a cultura e a arte, é uma iniciativa maravilhosa”.

Para fazer as imagens, os fotógrafos foram diversas vezes ao município de Barcarena registrar os projetos sociais da Imerys, como o Tambores do Conde, grupo de percussão que existe desde 2009 e já gravou cd e dvd, as duas Casa Imerys, que concentram cursos profissionalizantes, de balé de karatê para crianças, o Ampagesta, que atende grávidas da região e o Criança e Arte que investe na educação infanto-juvenil.
Detalhe da mostra. Foto: Ascom Igama

A psicóloga Bárbara Sordi venceu com uma foto da dança para a terceira idade, realizada na Casa Imerys e conta que essa foi sua primeira saída fotográfica: “Eu ganhei uma câmera do meu namorado, que também é fotógrafo e ele que me inscreveu no concurso. Amei conhecer os projetos e para mim essa vivência foi maravilhosa”.

Para Javier Vázquez, a diversidade do material o impressionou tanto pela qualidade, quanto pela técnica: “As propostas estão dentro do marco de fotografia tradicional. Para escolher as vencedoras, me baseei no olhar livre, mas conectado com a realidade do meio no qual acontecem as atividades. Assim identifiquei as histórias que os pequenos gestos evocam”.

Para Juliana Carvalho, coordenadora de Comunicação da empresa, foi muito bom saber que tantas pessoas tiveram interesse em participar do concurso. “A Expedição é um sonho que está se realizando. Sempre dizemos aos participantes como é bom esse contato com pessoas de comunidades de todas as faixas etárias e de como isso é enriquecedor”, ressalta.

Clara Segón, coordenadora de Relações com a Comunidade da Imerys, com Yan Faria dos Santos, um dos dois vencedores do concurso e o artista plástico Emmanuel Franco.
Fotógrafo Turiano Neto, um dos vencedores do concurso. Foto: Ascom Igama

Serviço 
Exposição fotográfica “Expedição Imerys” 
Período: 18/06 a 02/07. 
Local:  Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro - Praça Amazonas – Jurunas.
Entrada gratuita 

Texto: Iaci Gomes - Temple

Fotos: Ascom Igama  




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso