Cuias pintadas da Casa do Artesão serão mostradas no SBT Brasil

                                                                                                      Veja mais fotos em nosso álbum 
Cuias pintadas comercializadas na Casa do Artesão do ESJL.
Foto: Ascom Igama  
Uma matéria especial sobre cuias pintadas, artesanato declarado Patrimônio Cultural do Brasil, na última quinta-feira (11), pelo Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), será veiculada nas próximas edições do telejornal SBT Brasil, programa do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) - canal 5 (SBT Pará), que vai ao ar aos sábados, às 19h45, com reprise às segundas-feiras.

Cerca de 10 artesãos paraenses são responsáveis, atualmente, pela produção do artesanato de cuia pintada comercializado na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto – Programa Polo Joalheiro do Pará. O local foi um dos pontos visitados pela equipe de reportagem do SBT Pará, que mostrará as cuias da Casa do Artesão, referência em artesanato paraense ao reunir tipologias de todas as regiões do Estado, produzidas por mais de 700 artesãos cadastrados no programa.

Darlene Brito, gerente comercial do Igama.
Foto: Ascom Igama
Formada pelo repórter Henrique Miranda, o repórter cinematográfico Jorge Paixão e o auxiliar Márcio Viana, a equipe do SBT conversou, na tarde deste sábado, com paraenses e turistas que visitam o espaço. O repórter também falou com Darlene Brito, gerente comercial do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), OS que gerencia o espaço e o programa, mantidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e do Igama. 
     
As cuias pintadas expostas para comercialização no São José Liberto passam por uma curadoria e são produzidas, atualmente, pelos seguintes artesãos: Rúbia Goreth Maduro, Lúcia Cândida Costa, Rita Furtado, Dejane do Vale, Maria Laura da Cruz, Rosângela Soeiro, Pollyanna da Silva, José Sérgio Soares de Lima, Turaj Sharif e Izaias Lopes.
Visitantes do ESJL falaram sobre a cuia.
Foto: Ascom Igama
O artesanato é especialidade do mestre artesão Izaias Lopes, que também concedeu entrevista para o programa. Com 40 anos de experiência na área e natural de Belém, ele trabalha com o artesanato desde 1974 e, há seis anos, encantou-se pelas cuias (ou coités), matéria-prima regional que existe em abundância na região do Rio Quianduba, em Abaetetuba, no Baixo Tocantins.

As inspirações são a arte rupestre, marajorara, tapajônica e africana. Os desenhos são baseados nos registros dos sítios arqueológicos ao longo dos rios Trombetas e Xingu, e nas regiões de Prainha, Monte Alegre, Alenquer e Serras das Andorinhas. As cuias de coité pintadas a mão, com temática rupestre, do mestre Izaias foram citadas em um livro de arte popular, publicado em 2008 e considerado referência no assunto. 


Ascom Igama





Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso