Polo Joalheiro expõe novidades e busca novas parcerias na Fipa 2015

                                                   Veja mais fotos em nosso álbum
Cestarias e outros artesanatos e joias sustentáveis do ESJL podem ser vistos na feira. Foto: Manoel Pantoja - Divulgação
Produtos artesanais de tipologias diversas, como miriti, madeira e cerâmica, bem como joias e acessórios de moda exclusivos, sustentáveis e inovadores do Espaço São José Liberto (ESJL) – Polo Joalheiro do Pará estão em exposição e show room para comercialização na 12ª Feira da Indústria do Pará (Fipa), aberta na última quarta-feira, 6, no Hangar Centro de Convenções, onde fica instalada até o próximo sábado, 9.

O encontro, realizado pelo Sistema Fiepa das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e co-realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae-PA), em parceria com o Governo do Estado e empresas privadas, tem como tema a inovação e a sustentabilidade na indústria. Empresas fornecedoras, clientes e representantes industriais participam da programação técnica do evento que, de acordo com o presidente do Sistema Fiepa, José Conrado Santos, é vitrine de uma indústria que investe cada vez mais em atividades sustentáveis e projetos inovadores, agregando maior valor a produtos e serviços. 
Bolsas "Rosa Castro" também estão expostas na Fita 2015
Foto: Manoel Pantoja - Divulgação
Dentro da temática da feira, os dois espaços do São José Liberto representam a diversidade da produção artesanal paraense. As joias estão conquistando os visitantes dos estandes e da mostra, como Fernando Leite, médico alergologista que adquiriu quatro produtos, dentre eles um prendedor de gravata em prata com incrustação paraense, técnica inovadora de ourivesaria, desenvolvida no Polo Joalheiro do Pará pelo pesquisador e mestre ourives Paulo Tavares, que colore metais nobres a partir do reaproveitamento de produtos orgânicos e resíduos da joalheria. “É um trabalho fantástico e importante, principalmente, para mostrar que o paraense tem artesanato, originalidade e criatividade”, enfatizou Fernando Leite, destacando, ainda, a qualidade e o conteúdo sustentável das joias.
O caráter inovador e o requinte do anel em prata com gema vegetal de Castanha-do-Pará em forma de camafeu, que integra a exposição, agradaram Élida Geane Costa, de Marabá, sul do Pará, que trabalha com desenvolvimento de fornecedores locais no Sistema Fiepa.  “Fiquei encantada pelos produtos. Fiquei apaixonada por conhecer essas joias feitas com matéria-prima da nossa região, sem contar que o anel é uma peça sofisticada, linda e arrojada”, comentou.

Pelo quinto ano, desde 2007, o São José Liberto participa do evento. A oportunidade de demonstração dos produtos e formação de novas parcerias na Feira foram pontos citados por Thiago Albuquerque, coordenador comercial e tecnológico do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), que gerencia o ESJL e o programa, mantidos pelo governo estadual por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e da organização social.
“A gente aproveitou o tema da feira para apresentar uma coleção nova, a Metal-Morfose, de produtos em ouro e prata oriundos do lixo das unidades produtivas. Também trouxemos outra inovação, joias com camafeus de gemas vegetais, produzidas pela Realiza Joias e Mônica Matos Joias da Amazônia, para fazer essa demonstração de materiais regionais reciclados e resultando em uma utilização nobre para a joalheria e valorização da nossa cultura”, explicou o coordenador.
Pingente Helicônia, em prata com incrustação paraense.
Foto: Manoel Pantoja - Divulgação
Para a designer Helena Bezerra, pós-graduanda na área da sustentabilidade, participar da Fipa é uma honra. “O que o Polo mais tem feito é investir na inovação e sustentabilidade. A feira divulga o que a gente produz e isso é positivo tanto para o público quanto para nós, que também fazemos intercâmbio com empresas parceiras, como a Imerys e a Hydro, que produzem, respectivamente, caulim e alumínio reciclado, materiais que não causam danos à saúde e ao meio ambiente, os quais pretendo usar em coleções e acessórios de moda”, relatou a designer. 

O conjunto “Helicônia”, de brincos e pingente em forma da mandala, colorido com a técnica da incrustação paraense, e joias produzidas com madeira, chifre de búfalo, gemas minerais e outros insumos, expostas no estande da HSCriações, foram o foco do olhar da empresária Altina Eguchi, que visitou o espaço no primeiro dia da feira. “As joias do Polo estão muito criativas, com design contemporâneo, identidade e bem diferentes do que a gente está acostumada a ver. São produtos lindíssimos, originais e que valorizam o nosso material, o que temos no Pará”.
A designer Helena Bezerra atende a empresária Altina Eguchi na Fipa 2015. Foto: Igama Divulgação

Luciane Fiuza
São José Liberto
Leia na Agência Pará de Notícias

Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso