São José Liberto recebe exposição da Tribos Ballet Teatro

                                                                               Veja mais fotos em nosso álbum

Mostra conta a história da companhia. Foto: Ascom Igama

O Espaço São José Liberto (ESJL) – Polo Joalheiro do Pará é um dos palcos da festa de 20 anos da Companhia Tribos Ballet Teatro. Dentro da programação da semana comemorativa, uma exposição de fotos e objetos cênicos da companhia será aberta nesta quarta-feira, 15, às 18h, na área expositiva do Coliseu das Artes do ESJL, onde haverá apresentação do bailarino e coreógrafo Clayton Moura, um dos 20 integrantes da Tribos Ballet Teatro. A entrada é franca.

Maurício Quintairos e Darley Quintas. 
Foto: Ascom Igama
Dirigida pelo coreógrafo Maurício Quintairos e pelo produtor cultural Darley Quintas, a “Tribos Ballet Teatro – 20 Anos de História” é uma realização da Cia. Arte Produções e Eventos e da Tribos Ballet Teatro, de Maurício e Darley. Aberta no último domingo, 12, com apresentações de dança no Memorial dos Povos Indígenas, no Complexo Ver-o-Rio, a semana de eventos marca o encerramento das comemorações dos 20 anos de existência da companhia, iniciadas em outubro de 2014, durante o 23º Dança Pará Festival, também criado e coordenado pela Cia Arte Produções.

A exposição tem curadoria de Darley Quintas e de Guilherme Repilla, ator, bailarino, cenógrafo, iluminador, figurinista e carnavalesco. O acervo de fotos é do fotógrafo paraense Manoel Pantoja, que tem registrado a trajetória do grupo ao longo dos anos, com algumas fotos de Jorge Cerri, fotógrafo paulista (in memoriam). Fôlderes e indumentárias da companhia, como cocares e colares indígenas, entre outros adereços, também compõem a mostra.
Guilherme Repilla assina a curadoria da
exposição junto com Darley Quintas.
Foto: Ascom Igama

Repilla conta que concebeu a exposição a partir de uma “colcha de retalhos”, selecionando referências marcantes da história da “Tribos”. “A ideia é contar toda a história da companhia, mas sem ter uma cronologia. As pessoas vão vendo cada fotografia e lembrando: ‘essa é de tal ano’. As próprias pessoas que participaram ou que tem o conhecimento do trabalho da companhia vão identificando os anos e cada momento”, explica o curador, lembrando que parte do material da mostra veio de uma exposição da companhia, realizada ano passado, tendo sido reelaborado e ampliado.

Fundada em 1994, a companhia já se apresentou para plateias de todo o Brasil e de outros países, como Alemanha e França, acumulando prêmios e reconhecimento. A Tribos Ballet Teatro, atualmente, tem como coreógrafos Maurício Quintairos e Kleber Dümerval, que também atua como Relações Públicas. Darley Quintas lembra que dos cerca de 150 bailarinos que já dançaram na companhia, quase todos trabalham, hoje, direta ou indiretamente, com dança: “Nosso trabalho é, sobretudo, uma escola de cidadania. Tem que ser bailarino e também um pouco produtor, coreógrafo, cenógrafo... Tem que respeitar a lei, amar as artes, ter disciplina e compromisso”.


Dentro da programação também foi realizada, no auditório da TV Liberal, palestra sobre intercâmbio cultural e responsabilidade social, com Kleber Dümerval e a relações públicas Cíntia Luna. Na Ballare Escola de Dança foi realizada uma oficina de dança contemporânea com o bailarino e coreógrafo Diego Jaques.

O encerramento do evento acontecerá no Espaço São José Liberto, no próximo domingo, 19, às 17 horas, com desfile de joias e performance de dança dos bailarinos no anfiteatro do Coliseu das Artes do ESJL. A Tribos Ballet Teatro mostrará joias criadas pela designer Helena Bezerra, da HS Criações e Design, do Programa Polo Joalheiro do Pará.

“Tribos Ballet Teatro: 20 Anos de História” conta com a parceria do Governo do Pará, por meio do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme); Gráfica Sagrada Família; Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel); Manoel Pantoja Fotos e Eventos; HS Criações e Design; CN Produções; Ballare Escola de Dança e Sapatilhas.

Serviço: A exposição fica aberta ao público até o próximo domingo, 19, no horário de funcionamento do espaço São José Liberto, de terça a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. Toda a programação é gratuita. Mais informações em ciadearteprojetos@yahoo.com.br

Luciane Fiuza
São José Liberto


Leia também na Agência Pará de Notícias


Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso