Cerâmicas marajoaras e tapajônicas em exposição na WTM Latin América

Benigna Soares, gerente de Promoção da Setur-PA, Cínthia Marques,
coordenadora Geral  de Eventos e Luciana Fernandes, da Diretoria de
Marketing do MTUR,  com Fabiola Ramos,  gerente de Turismo, Negócios,
 Eventos e Incentivos da Setur-PA e Bruno Reis, diretor
de Mercado para a Europa.
As peças representativas do artesanato do Pará são as cerâmica tapajônica, único legado dos índios Tapajós, cujo registro nos diz que viveram ao longo do rio Tapajós, do século XVI ao XVIII, sendo sua origem desconhecida. "Eram escultores animalistas, ornamentando os vasos com cabeça de animais, muito bem modelada, e dos tipo mais variados. Diz-se que a louça santarena, de Santarém, município paraense do Tapajós, é um verdadeiro museu de zoologia, retratando a fauna dessa região turística do Pará". Explica Rosa Helena Neves, diretora executiva do Espaço São José Liberto, local de origem do acervo do qual a peça faz parte.

Também foi levada para a WTM pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), e doadas ao Ministério do Turismo (MTUR) como estratégia de promoção do turismo paraense, uma (Urna) de Joanes, peça da cerâmica marajoara que corresponde aos índios que habitaram a ilha do Marajó entre os anos 400 a 1400 d.C. Os enterramentos eram realizados em urnas de diversos tamanhos,as vezes com mais de um indivíduo nelas enterrados. Também foram encontradas grandes urnas que abrigavam outras urnas menores. No fundo delas, associadas ao esqueleto, foram frequentemente encontradas, também as tangas de cerâmica.

Alguns elementos variáveis dessas urnas também fazem referência à fetos ou cenas de parto e são reconhecíveis enquanto "seres animais". Outra característica importante nessas urnas é que essa personagem central da urna, possui traços típicos de aves, associa a espécies de coruja e a harpia em particular. Trata-se então de uma figura antropozoomorfa, que é ao mesmo tempo mulher e pássaro, que compõe a maioria dessas urnas do tipo Joanes.

Exposição no Estande do Ministério do Turismo (MTUR).
Peças do Artesanato Marajoara e Tapajônico
.
As peças de artesanato são de autoria de Sineia Pereira Hosana (Urna Joanes) e de Raimundo Ademar Zaranza Dias (Cerâmica Tapajônica).

A participação do Pará na WTM e Encontro Braztoa faz parte das estratégias do Plano Ver-o-Pará que tem como meta tornar o Pará o destino turístico líder da Amazônia até 2020. O Pará está representado no evento por um estande temático compartilhado com o MTUR e diversas capacitações aos participantes. A ação é coordenada Diretoria de Produtos Turísticos (DPRT) da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-PA) e conta com diversas estratégias de promoção e divulgação dos produtos turísticos paraenses, principalmente das regiões de Belém, Marajó e Tapajós, que vão ser apresentadas através do roteiro Pará: A Obra-Prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites.

Benigna Soares - DPRT -Setur-PA
Foto: Fabíola Ramos - DPRT - Setur-PA


Ascom Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso