Tony Palha comemora 25 anos de carreira no São José Liberto

Estilista Tony Palha.
Foto: Divulgação
Um desfile de moda com 25 modelos marcará, nesta terça-feira, 11, às 18h, a abertura da exposição “Tear dos Sonhos”, alusiva aos 25 anos de carreira do estilista paraense Tony Palha. O Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro do Pará foi o local escolhido para a programação comemorativa das mais de duas décadas de intensa produção de arte e moda do estilista, reconhecido internacionalmente por suas criações de alta costura. A exposição ficará instalada no Coliseu das Artes do espaço até o dia 20 de novembro, no horário de funcionamento do local. O desfile e a exposição têm entrada franca.
O desfile de abertura da “Tear dos Sonhos – 25 anos” retratará alguns momentos importantes na carreira de Tony Palha, como viagens e conquistas profissionais. Os modelos foram selecionados em teste realizados no dia 22 de outubro, no São José Liberto, sob a coordenação do estilista. De acordo com Tony Palha, foram escolhidos modelos com diferentes perfis para retratar a diversidade de sua criação e os locais alcançados pela sua arte. Ele conta, ainda, que o desfile se desenrolará como uma peça de teatro, com quatro atos, que mostrarão realizações marcantes de sua trajetória.
O primeiro momento vai mostrar três modelos com características da região amazônica, representando o início de sua carreira na capital paraense. No segundo ato vão desfilar modelos com características das regiões Sul e Sudeste do Brasil, identificando os trabalhos realizados por ele na capital paulista. Já o terceiro ato vai mostrar algumas de suas criações desfiladas em Milão (Itália) e em Paris, na França.
O último ato, segundo Tony Palha, reservará um desfecho inusitado para o desfile e identificará o próprio processo criativo do artista, a partir das suas referências como inspiração. “O quarto e último ato é especial, pois vou mostrar a minha maior inspiração para desenhar e confeccionar: o mistério que envolve James Bond, o personagem da série 007”, adiantou.
Na foto, a modelo Samara Carvalho veste criação de Tony Palha.
Foto: Mário Camarão/Divulgação
Trajetória - Nascido no município de Vigia, região nordeste do Pará, Tony Palha sempre sentiu que a cidade seria pequena para os seus sonhos. De família humilde, no início da década de 80 ele se mudou para a capital paraense, Belém, onde mais tarde concluiu a sua graduação em Arquitetura e Urbanismo. Mas o desenho de prédios e casas, porém, nunca lhe encantaram tanto quanto “o balançar de vestidos e saias, a possibilidade de criar roupas, texturas e identidades”.
Impulsionado por sua paixão, ainda na capital paraense, ele deu os primeiros passos para a edificação de sua carreira. Em Belém fez os primeiros trabalhos e contatos, antes de se mudar para São Paulo. Na época, fechou parceria com o também estilista paraense Denner Pamplona, um dos precursores da moda brasileira.
Depois de realizar alguns trabalhos com Denner, Tony foi para a Itália e lá trabalhou com ícones da moda, como Valentino e Dolce & Gabbana. O estilista morou em Paris e Londres, onde cuidava do figurino de várias celebridades, entre as quais Elton John e Shirkey Bassey. Ao retornar para o Brasil, Tony Palha já era conhecido internacionalmente. Foi quando fixou residência no Rio de Janeiro e teve a oportunidade de trabalhar com grandes atrizes, dentre elas, Juliana Paes e Rosamaria Murtinho.
O trabalho de Tony Palha chama a atenção por onde passa. Em suas criações a mistura de cores e traços únicos são marcas de seu estilo, além da sustentabilidade, característica marcante desde o início de sua carreira. Já nas suas primeiras criações Tony Palha inovava ao destacar elementos sustentáveis. “Do lixo ao luxo” serviu como uma luva para denominar o vestido desenhado e confeccionado por ele, que lhe rendeu, em 1983, o 1° lugar no Concurso de Formandos do Curso de Moda promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de São Paulo.
O vestido foi criado com corpete justo feito em veludo preto e bordado em pérola e vidrilho. A saia ampla foi confeccionada a partir da utilização de sacos plásticos de lixo preto, usando cortes com referência ao Imperador Luiz XV.
Em 1995, já em Milão, na Itália, Tony inovou com o lançamento da coleção “Ecologia e Alta Moda” onde utilizou como tecido a juta crua – pano rústico aplicado em modelagens da alta costura européia, simbolizando o nascimento da terra Amazônica. Também homenageando a flora amazônica teve destaque sua criação exposta no metrô de Kawama, no Japão, para ilustrar para os japoneses a diversidade da Amazônia. Tratava-se de uma saia produzida a partir de uma tela cedida pelo pintor italiano Sabino Ventura, em composição com um corpete justo em verde simbolizando a vitória régia, planta típica da região amazônica.
Aos 55 anos de idade, Tony diz que já realizou todos os sonhos de sua vida: trabalhou, cresceu como pessoa e como profissional e, principalmente, alimentou sonhos. “Tive a oportunidade de viajar e conhecer culturas e pessoas diferentes. Em cada lugar plantei a minha pequena semente, incentivei as pessoas a sonharem e a buscarem seus objetivos. Os sonhos adoçam a vida e nos fazem seguir em frente”, comenta o estilista ao lembrar momentos de sua carreira.
Para Tony Palha, a realização do desfile e da exposição também visam fomentar o setor e motivar a criação dentro do segmento de moda no Estado: “Passei por várias dificuldades e sei o quanto é desafiador trabalhar com moda, mas minha própria história pode servir como motivação para futuros estilistas paraenses, para que não desistam da moda”.
Serviço:
O desfile de abertura da exposição “Tear dos Sonhos – 25 anos”, será realizado nesta terça-feira, 11, às 18h, no Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro do Pará (Praça Amazonas, s/n, bairro do Jurunas). A exposição segue aberta até o dia 20 de novembro e o horário de visitação é de terça a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada para o desfile e para a exposição é gratuita. Mais informações em tonypalha@hotmail.com

Leia também na Agência Pará de Notícias
Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso