Designer italiana traz coleção de joias a Belém

Joia da exposição Virtù Rivelate.
Foto: Roberto Ribeiro
Já pode ser visitada no Polo Joalheiro, em Belém, a exposição internacional de joias “Virtú Rivelate” (Virtudes Reveladas), da designer italiana Emanuela Bergonzoni. Composta por 20 peças produzidas com técnicas manuais e materiais da região, como vértebras de jiboia, plumas de araras coletadas embaixo das árvores onde estavam as aves e caroço de açaí, a mostra pode ser apreciada até o dia 5 de setembro, no Espaço São José Liberto.

A artista celebra a diversidade da Amazônia, e conseguiu lidar com os materiais com facilidade. “Os principais metais usados foram o bronze, o latão, o cobre colado e a prata trabalhada manualmente. Com anos de experiência de trabalho, não tive muita dificuldade, pra mim foi muito mais difícil o trabalho como intelecto que em prática”, explica a designer, que tem mais de 30 anos de experiência no ramo joalheiro.

Depois de passar por Belém, a exposição segue para Bolonha. “Na Itália a mensagem mais importante será de transmitir o valor do território e da cultura amazônica como universal. Espero ter outras oportunidades para prosseguir com esta obra”, almeja a artista.

Emanuela Bergonzoni já esteve no Pará em outubro de 2012 por outro projeto, que foi a oportunidade de pesquisar na Ilha do Marajó matéria-prima para “Virtú Rivelate”. Desta vez, a programação da artista será mais extensa. Ela ministra o workshop “Tributo anatômico: monili come amuleti” (Joias como amuletos) nos dias 1, 2 e 3 de setembro, das 14h às 18h, no auditório do ESJL, direcionado para os integrantes do Programa Polo Joalheiro do Pará e também deve proferir a palestra "Contemporanee declinazioni del gioiello: Dress Art" (Facetas contemporâneas da joia: a Arte de Vestir) no dia 3, às 9h. A palestra será aberta ao público, mas com vagas limitadas.

Os eventos são resultado de parceria firmada entre a Academia de Belas Artes de Bolonha, Projeto Cultural Casa Rosada da empresa Alubar Metais e Cabos; Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). "Esta iniciativa tem como finalidade promover a troca de experiências na área da gestão do design para produção de joias e acessórios fashion, bem como a capacitação profissional" conta a diretora executiva do Espaço São José Liberto e do Programa Polo Joalheiro do Pará, Rosa Helena Neves. A programação incentiva o reconhecimento e a produção do conhecimento sobre as técnicas tradicionais e inovadoras na criação de joias.
Rosa Helena Neves, Emanuela Bergonzoni e Ricardo Figueiredo durante a exposição.
Foto: Roberto Ribeiro
Esta segunda vinda de Emanuela ao Pará faz parte do Intercâmbio Cultural que a Casa Rosada, da Alubar, apoia desde 2012. Além de designer de joias, a artista também é professora de Design de Acessórios e Design de Joias do Curso de Fashion Design da Academia de Belas Artes de Bolonha.

Para o diretor-executivo da Alubar, Ricardo Figueiredo, a designer faz um link importante entre Itália e Pará: “Essa exposição é uma continuidade. Emanuela veio em 2012 com outros objetivos e se interessou pela matéria prima paraense e então surgiu essa oportunidade. O ideal é que sempre renda mais frutos”.

A artista vê a responsabilidade social como algo “para poucos”: “Vejo a sensibilidade da Alubar como empresa e do Polo Joalheiro em aprimorar técnicas que servirão para aperfeiçoar o trabalho das pessoas inscritas no programa”, conta.

Serviço:
Exposição de joias - “Virtù Rivelate
Período: 27 de agosto a 05 de setembro.
Local: Capela do Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro, Praça Amazonas, s/n – Jurunas.
Entrada franca.

Palestra - "Contemporanee declinazioni del gioiello: Dress Art"
Data: 03 de setembro, às 9h.
Local: Auditório do Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro, Praça Amazonas, s/n – Jurunas.
Entrada franca.


Iaci Gomes - Ascom/Alubar




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso