Exposição "Joias de Nazaré" é um dos destaques da programação oficial do Círio 2014

Joias de Nazaré: pingente "Ícones", criação da designer Rosa Castro.
Foto: Igama/Divulgação
A diretora executiva do Espaço São José Liberto e do Programa Polo Joalheiro do Pará, Rosa Helena Neves, participou da coletiva que apresentou a "Agenda Turística do Círio 2014". O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (1º) na Estação Business da Estação das Docas. Entre os destaques da programação deste ano está a tradicional exposição "Joias de Nazaré", que reúne o trabalho artesanal de designers, ourives, lapidários e demais empreendedores criativos e empresas do Polo Joalheiro.  

A iniciativa inédita teve a coordenação da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com adesões de parcerias com instituições públicas e privadas. A agenda foi apresentada pela Paratur, Setur, Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese-PA), entre outros parceiros.

Durante a coletiva foram divulgados detalhes da programação turística oficial do Círio 2014, que inclui espetáculos de danças folclóricas para receber os turistas, exposição de joias, lançamento da bandeira da Romaria Fluvial, estratégias de monitoramento virtual da Berlinda de Nazaré, identificação de voos aéreos extras para o período do Círio e estratégias inéditas de pesquisa e apresentação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré como o principal segmento turístico religioso do Pará.

O objetivo do encontro com a imprensa foi apresentar o resultado de um trabalho intenso e cooperado que visa fortalecer o Círio de Nazaré como o principal produto turístico religioso do Pará, que, em 2013, recebeu cerca de 87 mil turistas durante a programação do evento, gerando renda aproximada de US$ 28,95 milhões.

A "Agenda Turística do Círio 2014" é uma parceria entre a Paratur, Setur, Dieese-PA, Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico em Belém (Sinart), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Companhia de Turismo de Belém (Belemtur), Espaço São José Liberto (ESJL), Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH), OS Pará 2000 (Estação das Docas), Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), Capitania dos Portos. 
Diretora executiva do Polo Joalheiro do Pará, Rosa Helena Neves,
durante coletiva na Estação das Docas. Foto: Ascom/Igama 
Joias de Nazaré -  Da programação oficial do Círio 2014 que será realizada no Espaço São José Liberto constam duas exposições. Uma delas é a mostra "Natureza, Cultura e Fé: a Grandiosidade do Círio de Nazaré", que acontecerá de 7 a 31 de outubro na capela do espaço, resultado de parceria firmada entre o Igama/Seicom, Paratur, Setur, Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) e Fundação Escola Bosque.

A outra exposição é a "Joias de Nazaré", que completa onze edições tendo a "" como tema central para este ano. A mostra será aberta na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto no dia 1º de outubro, onde ficará instalada até o dia 31 de outubro. A realização é da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e Setur/Paratur, com apoio da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A exposição mostra o resultado do trabalho desenvolvido pelo Programa Polo Joalheiro do Pará. Em ouro e prata, os profissionais mostrarão suas criações de exclusivas e artesanais com temas de caráter religioso que envolvem a festividade, utilizando gemas minerais (pedras preciosas) e orgânicas, madeira, chifre de búfalo, sementes e outras matérias-primas características da região amazônica. A consultoria é de Rosângela Gouvêa, designer e professora da Uepa, responsável pela curadoria da coleção, que começou a ser concebida, em julho deste ano, durante workshop de geração de produtos.

Segundo a diretora executiva Rosa Helena Neves a joia religiosa com representações do Círio tem se consolidado no mercado local, com resultado satisfatório de vendas, que representam uma média de crescimento de 33% no mês de outubro, considerando os demais meses do ano.

O período do Círio também atrai turistas ao Espaço São José Liberto, patrimônio histórico de Belém considerado referência em turismo na capital paraense. Território criativo que abrange diversas categorias, dentre elas o artesanato, a joalheria, os acessórios de moda e a gastronomia, o espaço registra um crescimento em torno de 25% de visitação no mês que comemora a padroeira dos paraenses, Nossa Senhora de Nazaré.

Coletiva apresenta programação oficial do Círio 2014.
Foto: Ascom/Paratur
Círio 2014 - Ao reunir dois milhões de pessoas, o Círio de Nazaré, segundo o supervisor do Escritório Regional Pará do Dieese-PA, Roberto Sena, o Círio de Nazaré é um grande indutor da geração de emprego em renda, contribuindo com a geração de negócios no Estado.

De acordo com Sena até o momento não foi feita nenhuma mensuração sobre o número e o perfil de devotos que acompanham a corda, um dos ícones da festividade, contornando a berlinda da santa nas procissões da Trasladação e do Círio. 

No ano de 2014, uma pesquisa inédita pretende analisar o perfil do romeiro da corda: a faixa etária, renda, origem, motivo da promessa, entre outros indicativos. Os dados coletados, destacou o supervisor, servirão para colaborar com toda a organização do evento, inclusive a atuação da segurança pública. 

Outra inovação que tem agradado quem participa da festividade é o aplicativo que responde à pergunta que a maioria dos católicos paraenses faz durante o Círio de Nazaré, o "Kd a Berlinda?", que volta a ser utilizado este ano durante as procissões que marcam a maior festa religiosa da capital paraense, o Círio de Nazaré.

Desde sua primeira versão, em 2012, o aplicativo foi disponibilizado para a plataforma Android e pode ser baixado em celulares ou tablets. No ano passado, essa ferramenta ganhou uma versão para IOS.

O sistema é georreferenciado e as coordenadas da berlinda são capturadas por GPS em tempo real e transmitidas pela rede 3G para um servidor. Em um site web (www.kdaberlinda.pa.gov.br) acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, é possível acompanhar o trajeto percorrido e o tempo. 

Mais informações sobre a "Agenda Turística do Círio 2014" com Benigna Soares, titular da Gerência de Comunicação (GEC) da Paratur, nos seguintes telefones:  (91) 88955733 / 3110-8708


Ascom/Igama, com informações da Ascom/Paratur




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso