Designers do Polo Joalheiro começam a criar a Coleção Joias de Nazaré 2014

Rosângela Gouvêa Pinto, ministrante do Workshop Joias de Nazaré.
Foto: Ascom/Igama
Já é uma tradição dentro do Programa Polo Joalheiro do Pará o lançamento anual da coleção Joias de Nazaré, que este ano chega à 11ª edição mostrando, a cada ano, novas criações em torno da temática da religiosidade e da fé que envolve a festividade que homenageia a padroeira dos paraenses. A coleção que será produzida em 2014 apresentará, a partir do olhar de cada designer, uma representação poética da fé com variações de estilos em cada peça que vai retratar Nossa Senhora de Nazaré, os promesseiros e outros ícones de fé, como anjos, fitas, corda e berlinda.

Para ampliar o repertório criativo de joias religiosas inspiradas no Círio de Nazaré, este ano o projeto começou a ser executado já no início do mês de julho, com o Workshop de Geração de Produtos "Coleção Joias de Nazaré 2014", realizado no auditório do Espaço São José Liberto (ESJL) e ministrado pela designer de joias e professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rosângela Gouvêa Pinto, em uma realização do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom). A programação integra o projeto de qualificação profissional do Programa Polo Joalheiro do Pará, em parceria com a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e o Igama.

Foram ao todo 27 designers participantes do workshop, entre profissionais e estudantes. A consultora Rosângela Gouvêa, que ministrou o ciclo de palestras e o workshop, falou que o resultado dos trabalhos realizados durante a atividade de capacitação foi satisfatório, graças ao comprometimento demonstrado tanto pelos antigos participantes do programa quanto pelos novos designers cadastrados.

"Sempre temos uma turma bem diversificada, mas disposta a somar conhecimentos à sua experiência. Os novos participantes também demonstram bastante interesse na área do design de joias. Essa troca é salutar para o bom aproveitamento do workshop", afirmou.

A consultora já conhecia o trabalho de alguns participantes e ficou contente de ver a evolução de cada um. "Já conheço o trabalho de muitos que estão envolvidos, pois todos vêm participando comigo ao longo desses seis anos em que ministro esse workshop, e, geralmente, vários se destacam pela inovação nos seus projetos", explicou.

Diretora do Igama Rosa Helena Neves. Foto: Igama/Divulgação
Mercado - De acordo com Rosa Helena Neves, diretora executiva do Espaço São José Liberto e do Igama, a realização do workshop é também uma estratégia de fortalecimento do terceiro elo da cadeia produtiva de joias, que é a fabricação e produção de joias artesanais. A iniciativa contribui para o lançamento de novas coleções, a partir da pesquisa e criação de projetos de joias que visam a melhoria da qualidade dos produtos e o crescimento do volume de vendas.

O mercado demanda inovação dos produtos, o que só é possível a partir da pesquisa e da inovação em design. O workshop de geração de produtos "Joias de Nazaré", da forma como é realizado pelo Programa Polo Joalheiro do Pará, funciona como um instrumento que contribui para a agregação de valor à joia delicadamente planejada".

Os projetos elaborados no workshop, explica Rosa Helena Neves, serão comercializados no dia 14 de agosto no ESJL em uma “feira de projetos” destinada à micro e pequenas empresas do Polo Joalheiro e outros empresários que desejem fabricar as joias inspiradas no Círio. 

Para o designer Felipe Braun, que já vem participando da coleção há cinco anos, o tempo do workshop foi proveitoso, dando espaço tanto para trabalhar a teoria quanto a prática, proporcionando conceitos que serão desenvolvidos nas peças.

Designer Felipe Braun, participante do workshop. Foto: Ascom/Igama
"O tempo do workshop foi bom, tiveram dinâmicas diferentes, o que deu uma sensibilizada e fez com que as pessoas que participaram tivessem um olhar diferente pro Círio. Isso é importante para criarmos formas diferentes sobre o mesmo tema. Já tenho uma experiência boa com essas peças e a Rosângela nos deixou livre logo a partir do segundo, terceiro dia já para a parte de criação, então deu para produzir bastante coisa", explicou o designer, que durante três dias do workshop projetou por volta de 25 peças.

Para Jorge Duarte, designer cadastrado recentemente no Programa Polo Joalheiro, esse foi o primeiro workshop para a coleção Joias de Nazaré 2014, apesar de já ter trabalhodo em outras oportunidades com joias religiosas. "Foi meu primeiro workshop aqui no Polo e também a primeira palestra da professora Rosângela, que é muito boa no assunto e tem o domínio sobre os conceitos que a gente aplica no Círio. Eu já tinha feito peças com a temática de Nazaré, mas o ciclo de palestras serviu para renovar os nossos conceitos", disse o designer.

Graças ao retorno dado, individualmente, pela ministrante para cada criador, no segundo momento do curso, os participantes saíram com suas coleções prontas para ser trabalhadas, como Jorge Duarte, que desenvolveu mais de dez projetos de joias. “A reunião com ela foi muito boa por conta do 'feedback' que eu tive. As palestras trataram, principalmente, do olhar que a gente passa para as nossas peças, mostra para ela esse resultado", finalizou Jorge Duarte.


Texto: Luiz Armando Viana

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso