Coleção inspirada na gastronomia amazônica é atração no Polo Joalheiro


Toten da exposição "Acessórios de Moda 2014".
Foto Igama Divulgação
Uma opção imperdível nestas férias é visitar o Espaço São José Liberto/ Polo Joalheiro do Pará. Além de ser um local rico em cultura e história, o espaço também oferece ao público, no mês de julho, a oportunidade de conhecer a exposição “Coleção de Acessórios de Moda 2014”, inspirada na culinária paraense. A diversidade dos produtos e matérias-primas representativos da cultura alimentar amazônica comercializados no Ver-o-Peso foi o ponto de partida para a criação da coleção. Com entrada gratuita, a mostra fica no salão de exposição do espaço até o dia 31 de julho, de terça-feira a sábado, das 9 às 19 horas, e aos domingos, das 10 às 18 horas.

A coleção foi lançada durante o 12º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, no desfile dirigido e produzido por Yorrana Maia, Fernando Hage e Diogo Carneiro, em uma promoção da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), em parceria com o Instituto Paulo Martins e a Universidade da Amazônia (Unama).

Inovação e sustentabilidade são marcas da nova coleção, composta por 50 peças exclusivas confeccionadas artesanalmente por designers e criadores constituídos como empreendedores criativos atendidos em parceria pela Seicom, Igama, Polo Joalheiro e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do Projeto Setorial da Região Metropolitana de Belém e do Marajó. A ambientação da exposição foi inspirada no açaí. Quem assina é a designer e consultora do Programa Polo Joalheiro do Pará, Bárbara Müller.
Exposição "Acessórios de Moda 2014" do Polo Joalheiro.
Foto: Igama/Divulgação
Arrojo – As peças expressam criatividade, refinamento e riqueza de detalhes. Entre os materiais usados estão gemas minerais e matéria-prima orgânica, como sementes, fibras, escamas de peixe e pérolas. Foram usados também materiais inusitados e reutilizáveis, dentre eles tubos de PVC, chapas de cobre, colheres de prata, pimentas de resina e penas de pato que agregam mais beleza, sofisticação e exclusividade as peças.

A contemporaneidade no uso de materiais inusitados identifica algumas peças da coleção. Talheres ganharam uma nova função nas mãos da designer Ivete Negrão, criadora e responsável pela ourivesaria e produção do colar “Tapioca”. Ao unir sustentabilidade com design moderno, a partir do conceito de reutilização, a designer deu vida nova a garfos e colheres, trabalhados junto com fio sintético, resina, pérolas e inox.

Arrojados, os colares, brincos e braceletes da coleção "Desfrute!”, do designer Erivaldo Júnior, também se destacam na mostra. O design inovador das peças foi inspirado nas cores e sabores do açaí, cupuaçu, bacuri, graviola, araçá e demais frutos comercializados na feira livre e que costumam ser degustados como sucos e sorvetes. As peças têm fechos e entremeios em metais prateados e dourados para valorizar os tubos de PVC de diversas cores e formas orgânicas, sendo que os tubos translúcidos foram preenchidos com água, para maior efeito lúdico dos acessórios, projetados para o público feminino de comportamento jovial e irreverente, que sabe fazer a diferença no tempo e no espaço. Mais informações pelos telefones (31) 3344-3514 e 3344-3500.


Texto: Luciane Fiuza

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso