Poesia e amor inspiram coleção de joias do Polo Joalheiro

Exposição "Dia dos Namorados 2014 - A poesia do amor".
Foto: Cláudio Santos/ Agência Pará
O amor inspira canções, poemas e desperta o imaginário dos apaixonados. Pensando nisso, o Espaço São José Liberto lançou, no dia 30 de maio, a exposição "Coleção de Joias 2014 - Dia dos Namorados", que ficará aberta ao público até o próximo dia 15, na área expositiva do espaço. Com o tema "A poesia do amor", a mostra é composta por 71 peças desenvolvidas exclusivamente para a ocasião. São brincos, anéis, braceletes, pingentes e colares que retratam o universo que cerca os apaixonados nessa data tão especial.

As peças foram criadas por designers, ourives, lapidários e demais profissionais que integram o Programa Polo Joalheiro do Pará, mantido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).

Entre as joias da nova coleção estão o par de brincos "Carinhosa", criação da designer Joseli Limão; o anel "Eterno Amor", produzido pela empresa Zeus; o pingente "Todo Amor dessa Vida", criado pela designer Laise Lobato e o colar "Namoro Moderno", da designer Selma Montenegro.
Profissionais do Programa Polo Joalheiro do Pará 
criaram e produziram as joias da nova coleção.
Foto: Cláudio Santos/Agência Pará

A exposição foi ambientada pela designer paraense Bárbara Muller, que se baseou na literatura de grandes autores para falar que "amar é um poema". Para compor a mostra, a designer buscou referências clássicas: "Eu me inspirei em filmes de amor antigos, da época em que os apaixonados escreviam cartas de amor. Inclusive os textos que compõem a exposição foram datilografados em máquinas de escrever, reforçando ainda mais a memória das paixões antigas", detalhou.

O casal de namorados Luciana Macêdo e Eduardo Rodrigues visitou a mostra, destacando a oportunidade de conhecer mais sobre o universo das joias artesanais paraenses. "A exposição está linda. Mês passado vim aqui comprar um colar para minha mãe quando estava acontecendo a exposição em homenagem ao Dia das Mães. Hoje, já vim escolher um presente pra mim", falou a advogada Luciana Macedo, revelando que ganhará no dia 12 de junho do seu namorado a joia escolhida.

Segundo a advogada, na exposição o visitante pode conhecer melhor cada joia e a matéria-prima usada na sua produção artesanal, que valoriza o trabalho de cada designer e ourives que se envolve na confecção das peças. O administrador Eduardo Rodrigues enfatizou que o Espaço São José Liberto tem valorizado os produtores paraenses com essas exposições realizadas em datas comemorativas: "Desde o ano passado trago a minha namorada para escolher o presente dela aqui. Ela adora joias e valoriza sempre a produção regional. O Espaço São José Liberto está de parabéns ao promover essas exposições explicativas sobre as joias", acrescentou.

Entre as matérias-primas utilizadas nas joias de ouro 18 e prata 925 podem ser encontradas gemas minerais e orgânicas, como ametista, citrino, hialino, turmalina, granada, esmeralda, rubi, safira, diamante, topázio e pérolas.

As gemas minerais foram fontes de inspiração para a temática das joias em ouro criadas pela designer Ivete Negrão para a nova coleção do Polo. Na opinião da designer, o Dia dos Namorados é poético e o quartzo rosa do conjunto de anel e brinco "Soneto de Amor" representa "o amor em forma de poesia". Já o quartzo fumê do anel "Noturno" tem relação com a noite que embala os namorados apaixonados.
As joias em ouro, prata, gemas minerais e orgânicas encantam os visitantes.
Foto: Cláudio Santos/Agência Pará

Ainda segundo Ivete Negrão, apesar do elevado número de pessoas se divorciando e de tantos relacionamentos conturbados, a data motiva a esperança no amor. "As pessoas continuam em busca do amor verdadeiro e da pessoa certa. Foi nisso que me inspirei, pensando nas histórias de pessoas que amam e são amadas. Histórias que remetem ao romantismo que está sempre presente", frisou.

Foi exaltando o romance para tornar a vida mais doce que a designer Marcilene Rodrigues criou a coleção "Desejo", produzida pela empresa Sila Brasila e composta de anéis e brincos em prata. Segundo ela, a coleção foi inspirada no processo de polinização entre abelhas e flores. "Romanceando um pouco a procura de doçura para a vida", explicou a designer, detalhando que as flores das joias são representadas por gemas minerais topázio azul e turmalina rosa, representando o homem e a mulher.

Participam da exposição os seguintes designers e empreendedores criativos: Ivete Negrão, Selma Montenegro, Bianca Kuroki, Leila do Valle, Laise Lobato, Helena Bezerra, Marcilene Rodrigues, Joseli Limão, Jorge Duarte, José Lucas, Amajoia, Danatureza, Bell Roque, Zeus, Montenegro's, Ana Cássia, HS Criações e Ourogema. Quem visitar a exposição e comprar uma joia ganhará como brinde um poema surpresa, como se estivesse levando pra casa um pedacinho da exposição.

Serviço: "Exposição Dia dos Namorados 2014 - A poesia do amor" do Polo Joalheiro do Pará. Até o dia 15 de junho no Salão de Exposição do Espaço São José Liberto. Horário de visitação: de terça-feira a sábado, das 9h às 19h, e aos domingos, das 10 às 18h. Entrada franca. Realização: Igama e Seicom/Governo do Pará.


Luciane Fiuza - Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso