Polo Joalheiro lança coleção inspirada na gastronomia da Amazônia


Colar "Tempatonotucupí", assinado pela designer Helena Bezerra.
Foto: João Ramid/AIB
A diversidade dos produtos e matérias-primas representativos da cultura alimentar amazônica e que são comercializados no Ver-o-Peso foi o ponto de partida para a criação da Coleção de Acessórios de Moda 2014 do Polo Joalheiro do Pará, a ser lançada no próximo sábado (31), durante o Jantar Popular das Boieiras, em um desfile na Fundação Curro Velho. A programação faz parte do 12º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, promovido pelo Instituto Paulo Martins.

A programação, aberta no início do mês de maio, vai até domingo, 1º de junho, promovendo intercâmbio entre chefs de cozinha nacionais e internacionais com chefs locais, tendo como foco a mundialmente reconhecida cozinha paraense. Frutas, temperos, peixes, ervas típicas da região, bem como artefatos, costumes e peculiaridades que envolvem a cultura alimentar amazônica, representada nos produtos encontrados no mercado, serviram de inspiração para designers e criadores, constituídos como empreendedores criativos atendidos em parceria pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Programa Polo Joalheiro do Pará e Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae), por meio do Projeto Setorial da Região Metropolitana de Belém e do Marajó.  

A quarta coleção de acessórios de moda do Espaço São José Liberto é composta por 49 peças, confeccionadas artesanalmente e de forma sustentável. São braceletes, colares, brincos, carteiras, bolsas e outros acessórios exclusivos que expressam criatividade, refinamento e riqueza de detalhes. Além de gemas minerais e matéria-prima orgânica, como sementes, fibras, escamas de peixe e pérolas, foram usados materiais inusitados e reutilizáveis, dentre eles tubos de PVC, chapas de cobre, colheres de prata, pimentas de resina e penas de pato.

Tanto a temática da nova coleção quanto a do festival gastronômico destacam o Mercado Ver-o-Peso e traduzem essa fonte infinita de inspiração que povoa o imaginário paraense e seduz quem visita a feira e tem contato sensorial com estas experiências de gastronomia. “Quando soubemos do tema da coleção, fizemos todos os esforços possíveis para que o lançamento fosse feito no festival, já que entre os objetivos do evento está a divulgação da gastronomia paraense e todas as ações que têm relação com ela”, explica a coordenadora do Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, Joanna Martins.

Segundo a diretora do Espaço São José Liberto e do Programa Polo Joalheiro, Rosa Helena Neves, a nova coleção gerada pelos designers e empreendedores criativos paraenses comunica de forma poética a cultura alimentar amazônica, tendo como referência uma pesquisa feita no Mercado Ver-o-Peso, as memórias gustativas dos autores e a busca da aplicação inovativa de materiais para a produção de acessórios contemporâneos.

A produção é uma declaração poética sobre as representações e sentimentos experimentados pelas tradições de gastronomia paraense”, ressalta a diretora. “A parceria firmada com o Instituto Paulo Martins para o lançamento dessa coleção agrega um valor cultural maior a toda esta experiência, considerando que o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense foi pioneiro na difusão da cultura alimentar amazônica no sentido de fomentar conhecimentos, qualificar profissionais sobre o tema e promover a inovação de sinergias entre culturas tradicionais e a gastronomia contemporânea”, acrescenta.

Yorrana Maia e Fernando Hage.
Foto: Igama/Divulgação
Inspiração - Durante o Jantar Popular das Boieiras, como são conhecidas as vendedoras de comida da feira livre, serão preparados pratos tradicionais em conjunto com dez chefes convidados, responsáveis pela criação de complementos especiais, resultando em dez novas formas de apresentar as iguarias.

Do desfile que apresentará a nova coleção participarão 13 modelos paraenses, que mostrarão as peças com trilha sonora inspirada na diversidade de referências musicais presentes no cotidiano do Ver-o-Peso em diálogo com sonoridades contemporâneas, ocupando o jardim da Fundação Curro Velho, às margens da Baía do Guajará. Os modelos desfilarão acessórios de moda inspirados na gastronomia paraense e nas representações encontradas no Ver-o-Peso, que também foi tema da Coleção de Joias 2005/2006 do Polo Joalheiro.

“A ideia é produzir um desfile que dialogue com aspectos visuais e sonoros relacionados à feira, e objetos relacionados a alimentos, de maneira bastante contemporânea, para que se sobressaiam os acessórios dos designers”, explica Yorrana Maia, que assina a direção artística do desfile junto com Fernando Hage. Os dois, que são designers e professores do Curso de Moda da Universidade da Amazônia (Unama), também dirigiram o desfile que lançou a Coleção de Acessórios de Moda 2013 do Polo Joalheiro do Pará. 


A produção de moda do desfile conta, ainda, com a participação do produtor de moda Diogo Carneiro, parceiro do Polo Joalheiro em outras ocasiões.

Sustentabilidade e inovação são marcas da coleção

Talheres comprados para a ceia de Natal ganharam novas formas e destinos nas mãos da designer Ivete Negrão, criadora e responsável pela ourivesaria e produção do colar “Tapioca”. Ao unir sustentabilidade com design moderno, a partir do conceito de reutilização, a designer deu vida nova a garfos e colheres, trabalhados junto com fio sintético, resina, pérolas e inox.

Um garfo também pode ser percebido no conjunto “Tempatonotucupi”, confeccionado em cobre com suporte em trama de fibra de curauá. Os brincos e o colar fazem referência a um dos pratos típicos do Pará e resgatam memórias de infância de sua criadora, a designer Helena Bezerra, que completou o conjunto utilizando penas de pato e zircônia, gema sintética de coloração similar a da flor do jambu, erva usada na receita da iguaria.
Colar "Tempero Quente", 
criação da designer Bárbara Müller.
Foto: João Ramid/AIB

Talheres também inspiraram a designer Bárbara Müller, que aliou à prata, madeira e gema mineral citrino para criar o colar “Tempero Quente”, confeccionado pela empresa Joiartmiro. A peça destaca uma pequena colher que, segundo a designer, foi descoberta entre experiências culinárias em busca de inspiração. 

A colher faz parte do dia a dia de quem cozinha, o que nos traz um montante de lembranças. O colar faz  referência, ainda, à grande variedade de condimentos encontrados no Ver-o-Peso, como o tucupi e a pimenta de cheiro, característicos da culinária paraense e que têm relação direta com nosso clima quente e tropical”, comenta Bárbara.

Uma colher pequena em prata, adquirida em um antiquário pode ser vista na carteira denominada “A Poesia da Criação”, parte integrante da Coleção “Comidinha de Mãe”, da designer Celeste Heitmann. Inspirada nas suas memórias olfativas e gustativas, e remetendo a costumes do cotidiano do paraense, como o hábito de tomar cafezinho e experimentar novos pratos, a peça tem, ainda, o toque de tradição e inovação com a utilização de gemas orgânicas, como pérolas barrocas aplicadas na prata e na textura do coador de café reaproveitado, onde fica impressa uma receita escrita à mão pela mãe da designer.

Trançados em fibra e alumínio são diferenciais

Bracelete "Tramas", criação de Patrícia Rabelo.
Foto: Igama/Divulgação
Fios de alumínio cortados no formato de argolas que depois de trançadas artesanalmente de forma harmônica, em um trabalho elaborado com efeito de escamas, transformam-se em bolsas e braceletes denominados “Tramas”. Os acessórios foram criados e produzidos pela empreendedora criativa Patricia Rabelo, que “brinca de pescar” ao montar as peças artesanais que referendam não só a variedade de peixes comercializados no mercado, como o pescador artesanal, figura representativa do espaço, junto com as vendedoras de ervas, boieiras e outros.   

Outra peça que encanta nos detalhes, como o fecho em prata, tecido e resina, é o colar “Jambu”, criado e produzido pela designer Camilla Amarall. Ela reproduz em fibra de tururi as flores da erva típica da região, dispostas no torçal de tecido que complementa o acessório. Já a designer Rosa Castro, sempre inovando nas cores e formas que imprimi em suas criações, assina as bolsas “Pirarucu”, confeccionada em madeira e couro de Pirarucu, e “Tururi”, que destaca desenhos coloridos feitos com a Fibra de Tururi.

Contemporaneidade – Outro destaque da coleção é o bracelete “Rio Negro”, acessório que causa impacto não só pela expressividade da forma quanto pela diversidade e associações da matéria-prima selecionada: escama de peixe pirapema, tafetá, linha de nylon e ônix. Criado e produzido por Brenda Lopes, com ourivesaria e artesanato de Albaniza Amador e Nana Pará Atelier, a inspiração para criar a peça, revela a designer, nasceu nos rios amazônicos e nos peixes que neles habitam, "símbolos que tanto caracterizam nossos gostos e costumes, pois fazem parte da vivência do amazônida".

A contemporaneidade na utilização de materiais inusitados identifica o colar e bracelete criados pelo designer Erivaldo Júnior para a coleção "Desfrute!”. O design inovador foi inspirado nas cores e sabores do açaí, cupuaçu, bacuri, graviola, araçá e demais frutos comercializados na feira livre e que costumam ser degustados como sucos e sorvetes. As peças possuem fechos e entremeios em metais prateados e dourados para valorizar os tubos de PVC de diversas cores e formas orgânicas, sendo que os tubos translúcidos foram preenchidos com água, para maior efeito lúdico dos acessórios, projetados para o público feminino de comportamento jovial e irreverente, que sabe fazer a diferença no tempo e no espaço.
Bracelete Rio Negro, Designer Brenda Lopes.
Foto: João Ramid/AIB
Colar Desfrute, designer Erivaldo Júnior.
Foto: João Ramid/AIB

Participam da nova coleção os 23 designers e criadores e 17 empresas. São eles: Ivete Negrão, Waldirene Ferreira, Izabell Roque, Jonathan Camelo, Celeste Heitmann, Graça Arruda, Erivaldo Júnior, Kelly Badarane, Mariana Bibas, Joseli Limão, Renata Maneschy, Mara Maneschy, Kátia Fagundes, Carmem Américo, Brenda Lopes, Helena Bezerra, Laíse Lobato, Nassandra Lima, Tatira Fernandes, Bárbara Müller, Camilla Amarall, Patrícia Rabelo, Rosa Castro, Bazzzola, Madame Floresta, Kdesign Acessórios, Danatureza, Remaneschy, Da Tribu, Amazônia & Cia, HS Criações & Design, Nana Pará Atelier e Tita Maria.

O lançamento da quarta coleção de acessórios de moda do Polo Joalheiro é resultado de parceria entre o Espaço São José Liberto, a Seicom, o Igama, o Sebrae/PA e o Instituto Paulo Martins, com apoio da Unama.

Serviço: Desfile de lançamento da Coleção de Acessórios de Moda 2014 do Polo Joalheiro. Sábado (31), às 20h, na Fundação Curro Velho (Rua Professor Nelson Ribeiro, 287, Telégrafo). O desfile faz parte da programação do Jantar Popular das Boieiras, do 12º Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense. Quem quiser participar do desfile e da degustação do jantar deve retirar os ingressos com antecedência no quiosque do terceiro piso do shopping Boulevard. O valor é R$ 30 reais e as vagas são limitadas. As peças serão comercializadas a partir do mês de junho, na área do Salão de Exposições do Espaço São José Liberto. Mais informações no site www.veropesodacozinhaparaense.com.br.



Luciane Fiuza - Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Coleção de Joias "Dia dos Namorados 2014"


Convite para a abertura da exposição de joias da coleção "Dia dos Namorados 2014" do Polo Joalheiro do Pará

Clique na imagem para ver ampliado.
Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

"Charme do Choro" lança clipe gravado no São José Liberto

Confira o primeiro videoclipe oficial do grupo musical O Charme do Choro, denominado "De ontem pra hoje" e lançado no último domingo, dia 25, no Cinema Olympia. A capela do Espaço São José Liberto foi uma das locações da micrometragem realizada pelo estúdio Macieira Filme. O roteiro narra simbolicamente o encontro de cada integrante com o seu instrumento e com o choro, apresentando cenários de forte influência para a inspiração artística do grupo formado apenas por mulheres.



Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Coleção de acessórios de moda 2014 será lançada em evento de gastronomia


Inspirada na cultura alimentar amazônica, a Coleção de Acessórios de Moda 2014 do Polo Joalheiro será lançada, oficialmente, durante a 12ª edição do Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, maior evento gastronômico da Região Norte, aberto no início do mês de maio. As peças da quarta coleção de acessórios de moda serão mostradas ao público durante o desfile que será realizado no próximo sábado, dia 31, na Fundação Curro Velho, onde acontecerá o tradicional Jantar Popular das Boieiras. 

O desfile, que conta com a direção artística dos designers Yorrana Maia e Fernando Hage e com a produção de moda do Stylist Diogo Carneiro, é resultado de parceria entre o Espaço São José Liberto (ESJL), a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom PA), o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae/PA) e o Instituto Paulo Martins.
Em breve mais informações.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Espaço São José Liberto recebe Tour da Taça da Copa do Mundo

Taça da Copa do Mundo Fifa.
Foto: Cristino Martins/Agência Pará
A exposição do Tour da Taça da Copa do Mundo foi aberta no anfiteatro do Coliseu das Artes do Espaço São José Liberto (ESJL) às 9h desta terça-feira, 20, onde permanece até as 21h, com visitação monitarada. Na capital paraense, Belém, o símbolo maior da Copa do Mundo, o troféu de ouro maciço de 18 quilates que passou pelas mãos de grandes jogadores de futebol do mundo está sendo visto e fotografado por quem agendou a visita, antecipadamente, via internet.

Denominado “A Copa de Todo Mundo”, o evento é uma promoção da Coca-Cola e da Federação Internacional de Futebol (Fifa) que pretende alcançar mais de dois milhões de pessoas em todo o mundo. No Pará, a iniciativa conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Igama, Organização Social gestora do Espaço São José Liberto.

O tricampeão mundial Roberto Rivelino. 
Foto: Cristino Martins/Agência Pará
A abertura oficial do evento no Estado teve a presença do Ministro de Turismo, Vinícius Lages; do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; do secretário de Estado de Turismo, que representou o Governo do Estado, Adenauer Góes, entre outras autoridades e personalidades, como o tricampeão Roberto Rivelino e o ex-jogador paraense Charles Guerreiro, que atuou em clubes locais e nacionais e, hoje, trabalha como treinador de futebol.

Além de campeões consagrados no futebol brasileiro, a organização do “Tour da Taça” também tem homenageado, em cada estado brasileiro, “campeões anônimos”, representados, no Pará, por Patrícia Gonçalves, coordenadora da ONG No Olhar, que realiza trabalhos voltados à educação ambiental, envolvendo conscientização, reciclagem e outras ações.

O ministro Vinícius Lage ressaltou a presença do craque Rivelino e a realização do Tour da Taça no Espaço São José Liberto, “um dos polos turísticos mais importantes do Brasil”. O secretário de Programas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Neusvaldo Lima, também destacou a relevância da realização do evento. “É um momento muito especial em que a taça, finalmente, chega ao Brasil, onde mais de 400 mil pessoas já viram e celebraram a Taça da Copa do Mundo”.

O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, falou da importância para o Estado e toda a região, da vinda da Taça do Mundo, frisando que o espírito e o coração do paraense têm uma ligação muito especial com o futebol. “É aqui que está esse espírito do futebol na Amazônia, não apenas no Pará, com o Paysandu e Remo (Re x Pa)”. Conhecido como o “Clássico Rei da Amazônia”, o RexPa, provavelmente, é o clássico mais disputado do futebol mundial, com mais de 700 partidas realizadas.

Ministro Vinícius Lages, diretora Rosa Helena Neves e os
secretários Adenauer Góes e Neusvaldo Lima.
Foto: Cristino Martins/Agência Pará

Referência - Após a abertura do evento, a diretora do Espaço São José Liberto, Rosa Helena Neves, recepcionou o ministro Vinícius Lages e os secretários Adenauer e Neusvaldo Lima, que realizaram um tour pelo São José Liberto. A diretora destacou o funcionamento do espaço como território criativo com característica multisetorial, onde a dimensão do turismo e da cultura é fator que diferencia o lugar e agrega valor ao setor joalheiro atendido pelo Programa Polo Joalheiro do Pará.

Foram apresentadas parcerias históricas firmadas entre o ESJL e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), Sindicato dos Guias de Turismo do Pará (Singtur) e o Instituto Brasileiro de Gemas e Matais Preciosos (IBGM), as quais, segundo a diretora, fortalecem as ações setoriais desenvolvidas no local.

Ao final, foram ofertados aos representantes do MTur quartzos hialinos (conhecidos como cristais) lapidados com o Grafismo Marajoara, técnica diferenciada desenvolvida pela lapidária paraense Leila Salame, que integra o Programa Polo Joalheiro do Pará, que funciona no Espaço São José Liberto. O espaço e o programa são mantidos pelo Governo do Estado, por meio da Seicom e do Igama, Organização Social (OS) gestora do local.
Exposição do Tour da Taça da Copa do Mundo foi
aberta no anfiteatro do Coliseu das Artes.

Foto: Cristino Martins/Agência Pará


O público lotou, desde cedo, os arredores e o interior do espaço, aguardando a hora de poder ver e fotografar a famosa taça. Após o tour, a dona de casa Nazilda Gomes dos Santos falou que “adorou ver a taça de pertinho” e que a visitação foi presente de Dia das Mães. Os ingressos foram reservados com antecedência pelo seu marido e filhos. Uma de suas filhas, a pequena Manuela, falou que gosta de torcer pelo Brasil nos jogos da seleção, revelando que ficou um pouco “nervosa” e, ao mesmo tempo, feliz de poder ver a taça.

Empolgação, alegria e realização de um sonho foram sentimentos revelados também por estudantes da Escola Estadual de Ensino do Tenoné. Eles participaram, na manhã desta terça-feira, do Tour da Taça da Copa do Mundo, junto com alunos de seis turmas da instituição. Os estudantes estão entre os selecionados pela organização do evento. Foram contempladas dez unidades de ensino de Belém para participar do “Tour da Taça”, seguindo como critério de seleção os melhores resultados do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Além da visitação, a programação, em Belém, inclui, ainda, apresentação de dançarinos de hip hop e de Djs. Essa é a viagem mais longa da história do troféu mais cobiçado do mundo, percorrendo 89 países e mais de 150 mil quilômetros em 255 dias. O tour mundial foi lançado em 12 de setembro de 2013, no Corcovado, Rio de Janeiro. No Brasil, a Taça da Copa do Mundo visitará as 27 capitais até o início oficial da Copa do Mundo de 2014. De Belém do Pará o Tour da Taça da Copa do Mundo segue para Teresina, onde ficará em exposição no dia 21 de maio. São Paulo é a última capital a receber o evento, no dia 1º de junho.

Veja mais fotos em nosso perfil no facebook

Fonte: Agência Pará de Notícias

Luciane Fiuza - Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

EPAMA - Encontro Paraense de Moda e Artesanato 2014


Fiquem atentos a programação do EPAMA - Encontro Paraense de Moda e Artesanato.

Para as duas mesas de debates serão disponibilizadas 50 vagas para cada, de acordo com a programação. As inscrições para as mesas já estão disponíveis e são gratuitas.

Para garantir a sua vaga, escolha o tema da sua mesa de debate, e mande um e-mail para colherdechadamoda@yahoo.com.br com as seguintes informações:

Nome:
RG:
Telefone:
Mesa de Debate:

Garanta sua vaga.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Coletivo Garimpo realiza segunda exposição de joias e acessórios de moda


Anel “Cores Flutuantes”; criação de Beta Freitas.
Foto: Coletivo Garimpo/Divulgação
Criado em 2013 por doze designers de joias e acessórios de moda que fazem parte do Programa Polo Joalheiro do Pará, o Coletivo Garimpo de Designers Paraenses realiza, a partir desta quinta-feira, 8, sua segunda exposição. Na abertura da mostra, marcada para as 19 horas, haverá apresentação da violinista Thaís Carneiro, convidada especial do evento, que segue até o dia 12 de junho no Espaço Bossa da Gourmeteria Villa Toscana, que funciona de terça a sábado das 12 às 20 h e domingo das 9 às 12 h. 

No local, além de observar peças exclusivas e artesanais, os visitantes terão ótimas opções de presentes para as mães e os namorados, já que o período da exposição abrange as duas datas comemorativas.

Marcas conceituadas, alto padrão de qualidade e design contemporâneo fazem do Coletivo Garimpo um novo olhar sobre o design de joias, através da valorização da cultura local, do comprometimento social e respeito ao meio ambiente.

A primeira exposição do grupo, realizada ano passado no mesmo local, reuniu todos as marcas que integram o Coletivo: Bárbara Müller, Beta Freitas, Celeste Heitmann, Erivaldo Junior, Ivam Silva, Ivete Negrão, Lídia Abrahim, Marcilene Rodrigues, Michele Eguchi, Mônica Matos, Nilma Arraes e Rosa Castro.
Brincos “Ares Deco Amazônico”; criação de Marcilene Rodrigues.
Foto: Lazuli Estúdio/Divulgação

A edição 2014 conta com a participação de sete marcas. Segundo a designer Beta Freitas, a ausência de alguns integrantes em eventos faz parte da proposta do coletivo. “Todos os designers abraçaram o conceito de equipe e continuam trabalhando juntos, seja através da exposição de joias, divulgação do evento ou mesmo dando uma força na produção”, explica.


Entre os produtos expostos e comercializados estão brincos, anéis, braceletes e colares, dentre eles as peças Deco Amazônico, Cenas Ladrilhadas, Curvas, Spike Cone e Tipiti. Nas coleções de joias e acessórios de moda destacam-se o design, que revela estilo de cada profissional do grupo, além do diferenciado dos materiais utilizados, como palha da costa, madeiras, semente de babaçu, chifre de búfalo, gemas minerais (ametistas, citrinos, quartzos e outras) e vegetais - uma inovação desenvolvida pelo pesquisador e mestre ourives Paulo Tavares. 

Consumo Colaborativo – O Coletivo Garimpo de Designers Paraenses é um movimento de novos valores para o mercado de joias, promovendo novas oportunidades e o fomento da economia colaborativa, forma de organização econômica baseada no compartilhamento de recursos - que se apoia em dois pilares: o consumo colaborativo e a produção colaborativa.
Pingente “Curuatá”, em prata com gema vegetal de resina de tucupi; criação de Mônica Matos.
Foto: Coletivo Garimpo/Divulgação
A iniciativa tem como foco a valorização do setor de joias do Pará como referência em design regional de olhar contemporâneo. Com esse intuito, observa Beta Freitas, os integrantes do Garimpo trabalham os recursos naturais de forma responsável, unindo matéria-prima diferenciada com metais nobres “para confirmar o pertencimento na tradição cultural de cidadãos criativos da Amazônia”.

Com experiência e destaque nacional e internacional em eventos e feiras da área, os doze designers de joias e acessórios de moda que formam o grupo uniram-se com a proposta de potencializar e movimentar o setor em Belém.

Serviço: Exposição do Coletivo Garimpo de Designers Paraenses, com lançamento das coleções para o Dia das Mães e dos Namorados. De 8 de maio a 12 de junho, no Espaço Bossa da Gourmeteria Villa Toscana (Nove de Janeiro, 1683 – entre Gentil B. e Magalhães Barata; São Braz). Horário: de segunda a sábado, das 12 às 20 h e aos domingos, das 9 às 12 h.

Mais informações com Beta Freitas (8134-8596 – bfmetaldesign@gmail.com) e Marcilene Rodrigues (8807-7111 ou 8151-5998 - silabrasila@hotmail.com)

Luciane Fiuza - Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Exposição do Coletivo Garimpo de Designers Paraenses

Convite do evento
Uma excelente opção para presentear as mães no seu dia são as joias e acessórios da exposição do Coletivo Garimpo de Designers Paraenses. A mostra será aberta nesta quinta-feira, dia 8, no Espaço Bossa da Gourmeteria Villa Toscana (Nove de Janeiro, 1683). 

São coleções inéditas criadas por profissionais experientes e renomados no mercado, integrantes do Programa Polo Joalheiro do Pará. Com preços atrativos e variados, as peças têm qualidade, diversidade e design contemporâneo, com inspiração em elementos da cultura regional e respeito ao meio ambiente. 

A exposição do Coletivo Garimpo segue até o dia 12 de junho, de terça a sábado, das 11 às 20 horas Imperdível! Mais informações em (91) 8134-8596.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Exposição do Polo Joalheiro homenageia Mães de todas as épocas e variados estilos

Detalhe da exposição de joias do Polo Joalheiro. 
Foto: Eliseu Dias/Agência Pará
Rosas, recados amorosos, fotografias antigas e joias que agradam mães de todas as épocas e estilos. As referências e homenagens ao amor incondicional de mãe inspiraram a coleção 2014 de joias alusiva ao Dia das Mães, que compõem a exposição do Programa Polo Joalheiro do Pará, aberta na semana passada. A mostra pode ser visitada até 11 de maio (domingo), ao lado do Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto, de terça a sábado, das 09 às 19 h, e domingos e feriados, das 10 às 18 h.

As joias são uma opção para quem deseja celebrar a data ofertando à mãe um presente exclusivo. A exposição temática do Dia das Mães já se tornou tradição no calendário anual do São José Liberto. Nesta edição, a exposição reúne 56 joias em ouro 18k e prata 925, criadas e produzidas por designers e micro e pequenas empresas constituídos como empreendedores criativos do programa.

Coração de Mãe, Nazarezinha, Caminho Infinito, Mãe de Todos, Mimo, Entre nós, Amor de Mãe, Bananinha Tropical e Borboletinhas Encantadas nomeiam algumas joias da coleção. Do estilo clássico ao mais arrojado, passando pela religiosidade e inspiração na cultura amazônica, as joias destacam-se por retratarem o tema com criatividade, sofisticação, descontração e qualidade, características que marcam o trabalho de designers, ourives, cravadores, lapidários, produtores e demais profissionais do Programa Polo Joalheiro. As peças também são identificadas pela utilização de matéria prima diferenciada, como a semente de babaçu, rocha verde e gemas da região.
Rosas e recados integram a ambientação da exposição. 
Foto: Eliseu Dias/Agência Pará 
Inspiração - Para o designer Jorge Duarte, responsável pela criação do conjunto “Proteção”, o design dos pingentes, anéis e brincos da sua coleção foram inspirados na presença da mãe na vida dos filhos, “seja fisicamente, com um abraço, seja rogando por sua proteção. A gema maior envolve a menor através do coração, representando esse sentimento”. Jorge utilizou quartzos verdes e granada para criar as joias em prata, produzidas pela empresa HS Criações & Design, com ourivesaria de Emerson Bezerra.

Jorge Duarte também enviou uma foto ao lado de sua mãe para compor o ambiente da exposição. “Ela simboliza tudo que eu amo, e é uma inspiração para o ser humano que quero ser na vida. Foi a maior incentivadora na minha formação como designer. Tento todos os dias homenageá-la com um abraço ou dizendo eu te amo”, declara.
Público prestigia a mostra de joias. 
Foto: Eliseu Dias/Agência Pará
Já o designer Felipe Braun, que assina quatro joias da coleção junto com a designer Bianca Kuroki, com produção e ourivesaria da Ourogema, conta que buscou inspiração romântica para criar o conjunto em prata de anel e brinco “Coração de Mãe”, que destaca as gemas ametista e quartzo rosa. “São joias com estilo mais romântico, inspiradas na delicadeza das mães, através do degradê das cores lilás e rosa, presentes nas gemas”, explica Felipe, que junto com Bianca também assina o conjunto “Bella”, que segundo ele é uma joia elegante, na mesma linha romântica, mas com um “apelo mais de paixão”.

Participam da exposição os seguintes designers, micro e pequenas empresas, ourives e empreendedores criativos do Programa Polo Joalheiro: Ivete Negrão, Camilla Amarall, Helena Bezerra, Bárbara Muller, Lídia Abrahim, Nilma Arraes, Bianca Kuroki, Felipe Braun, Jorge Duarte, Yemara Joias, Ourogema, Joiartmiro, Arte Joias da Amazônia, HS Criações & Design, José Lucas, Edinaldo Pereira, Emerson Bezerra, Jairo e Francisco de Assis.

Interação - A ambientação da exposição faz referência aos laços entre mãe e filhos, por meio das rosas e de um painel de fotos e recadinhos, denominado "mural do afeto". A designer Bárbara Müller, responsável pela concepção do ambiente, diz que o objetivo é homenagear todas as mães e, ao mesmo tempo, interagir diretamente com o público.

Foto: Eliseu Dias/Agência Pará
De acordo com Bárbara, as fotos foram impressas com efeito envelhecido para remeter a histórias, lembranças e momentos vivenciados entre filhos e mães. Aqueles que não enviaram a foto podem deixar recadinhos amorosos nos “post-its” (pequenos blocos de papel com adesivo autocolante) disponíveis no local. “Quem faz a exposição é o público, que este ano pode interagir e ajudar a construir a exposição com todo o seu amor. As mães merecem”, reforça Bárbara, que também participa da exposição com joias inspiradas no movimento tropicalista.

Ela diz que começou a arrecadar as fotos para a exposição por meio de campanha em uma rede social. Os interessados enviaram suas fotos preferidas. “Muita gente que mora fora do Brasil ou fora do Pará viu como uma maneira delicada e especial de se fazer presente nesse dia tão especial, para emocionar”, acrescenta.

A exposição mostra a rosa como símbolo decorativo principal. A flor representa, “com toda a feminilidade peculiar”, sentimentos como amor, gratidão, respeito e admiração dos filhos por suas mães. As rosas estão dispostas, de forma delicada e sutil, nas vitrines de joias e no painel de fotos. A ideia, completa Bárbara, é expor as joias autorais de forma diferenciada, realçando estilos e personalidades diversas, para que todas as mães possam se identificar e se sentir homenageadas.

Variedade – De acordo com Rosa Helena Neves, diretora executiva do São José Liberto e do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Organização Social gerenciadora da instituição, a exposição do Polo Joalheiro oferece ao público, além da oportunidade de vislumbrar joias repletas de criatividade, beleza e bom gosto, uma boa opção para presentear e celebrar a data com uma joia “representativa do amor maternal, que é culturalmente diferenciado como amor incondicional, forte, eterno, belo e precioso como uma joia!”.

Com diversas opções de preços, as joias agradam aos visitantes, que têm admirado a exposição e adquirido as peças. “Achei muito boa a ideia de poder deixar um recado para a mulher mais importante da nossa vida”, destacou a vendedora Miriam Ferreira da Silva. Para a autônoma Cristiane Góes, mãe de três filhos, que visitou a exposição acompanhada por um deles, o farmacêutico João Paulo Góes, é possível ver “um belo trabalho, com produtos bem refinados, com o diferencial do design criativo e a utilização de matéria prima da terra”.
Bárbara Müller, Rosa Helena Neves e Felipe Braun.
Foto: Eliseu Dias/Agência Pará
A exposição de joias “Dia das Mães 2014” é uma realização do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e do Igama.

Serviço: Exposição de joias em homenagem ao Dia das Mães. Até domingo (11), na área expositiva do Coliseu das Artes, no Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro do Jurunas). Horário de visitação: de terça a sábado, das 09 às 19 h, e domingos e feriados, das 10 às 18 h. A entrada é franca.

Leia também na Agência Pará de Notícias

Luciane Fiuza - Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Trabalho do Polo Joalheiro é destaque na Revista TDB do Diário do Pará

A quarta coleção de bijuterias e acessórios de moda do Espaço São José Liberto (ESJL), denominada “Tem tucupi no tacacá” e inspirada na diversidade gastronômica paraense, ganhou destaque, nesta quarta-feira (7), no editorial de moda da Revista Tudo de Bom (TDB), suplemento do Jornal Diário do Pará.

Na edição, a colunista e jornalista de moda Tania Tatsch, responsável pelo espaço, mostra detalhes de maxicolares, braceletes e bolsas, peças geradas por designers, empreendedores criativos e criadores do Programa Polo Joalheiro e do Igama. 

Com curadoria de Mary Arantes, designer e consultora do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a coleção de Bijuterias e Acessórios de Moda 2014 do ESJL é resultado de parceria firmada entre a Secretaria de Estado do Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e o Sebrae/PA, por meio do Projeto Setorial Industrial da Região Metropolitana de Belém e do Marajó e do Programa Polo Joalheiro do Pará. 

O lançamento da coleção aconteceu na primeira quinzena do mês de abril, no Minas Trend Preview, evento de moda e design realizado em Belo Horizonte (MG), onde as peças foram expostas e comercializadas. 

A concepção das 56 peças da coleção aconteceu durante workshop de geração de produtos realizado no Espaço São José Liberto, em março deste ano, com a proposta de criação e fortalecimento de competências críticas na área da economia criativa, tendo a inovação como elemento propulsor e agregador de valor ao produto. 

Fonte: Diário do Pará - Revista TDB

Fonte: Diário do Pará - Revista TDB
Luciane Fiuza - Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Charme do Choro grava clipe no São José Liberto

Grupo Charme do Choro
Foto: Divulgação
No último sábado, dia 3, a Capela do Espaço São José Liberto foi palco da gravação do novo clipe do Charme do Choro, grupo musical paraense formado por Jade Moraes, Bandolim e Violino; Dulci Cunha na Flauta; Juçara Dantas, Violão; Camila Alves no Violão 7 cordas; Carla Cabral no Cavaco e Rafaela Bittencourt no Pandeiro.

Os registros feitos no espaço serão mostrados no clipe da banda, previsto para ser lançado no dia 24 de maio no Cinema Olympia. A realização é do estúdio Macieira Filmes, com apoio do Instituto de Artes do Pará (IAP), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seicom), Loja Vivi, E M Transportes e Serviços, Casa do Gilson, Projeto Choro do Pará e The Nine.

Além da Capela do São José Liberto, também foram feitas gravações nos seguintes locais: IAP, Casa da Anne Dias, Mercado de São Brás, Biblioteca do Grêmio Literário Português, Bar do Parque e Casa do Gilson.


Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Tour da Taça da Copa do Mundo da Fifa™ - Agende a sua visita

Foto: Paulo Mumia/Divulgação
Após percorrer 89 países e mais de 150 mil quilômetros, a Taça da Copa do Mundo da Fifa chegou ao Brasil, onde visitará as 27 capitais até o Início oficial da Copa do Mundo de 2014. Serão 41 dias de tour, onde o público de cada capital poderá ver de perto a taça do mundial, o troféu mais cobiçado da competição. O Tour da Taça faz parte da campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo da FIFA 2014™, que convidará os fãs para celebrar “A Copa de Todo Mundo”, em uma promoção inclusiva e participativa.

“A Coca-Cola tem uma longa parceria com a FIFA e colaboramos juntos para tornar esse evento o maior do mundo. Queremos fazer dessa Copa uma edição especial e a Taça é uma grande ferramenta para ampliar o nosso conceito da Copa de Todo Mundo. Por isso, vamos levar para as 27 capitais dos estados brasileiros durante 41 dias. Estamos muito animados por trazer esse ícone tão poderoso para tantas pessoas”, afirma Michel Davidovich, vice-presidente e gerente geral da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo da FIFA 2014™.

Em Belém, a taça desembarca dia 20 de maio para exibição, que irá acontecer no Espaço São José Liberto (ESJL - Praça Amazonas s/n, Jurunas), resultado da parceria entre a Secretaria de Indústria e Comércio do Pará (Seicom-PA) e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Organização Social (OS) gestora do ESJL. A capital será a 21ª a receber o Tour da Copa, e aqueles que quiserem ver de perto o troféu deverão seguir o regulamento e agendar horário para a visitação. 

Informações mais detalhadas sobre pontos de venda e pontos de troca de ingressos você pode encontrar no site http://www.cocacola.com.br/tourdataca e veja como participar.

Fonte: Site Tour da Taça Copa do Mundo da Fifa por Coca-Cola

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Maestros e músicos da Banda Sinfônica do Pará dão show no concerto de encerramento de festival

Governador Simão Jatene durante a apresentação
da Banda Sinfônica do Pará.
Foto: Rodolfo Oliveira/Agência Pará
O "Música das Américas", evento promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes, que corresponde à primeira fase do Festival Internacional de Música do Pará, chegou ao fim neste domingo com uma apresentação impecável da Banda Sinfônica do Estado do Pará.

Formada por jovens músicos vindos de mais de 30 cidades do interior do estado, a banda apresentou o repertório que foi ensaiado durante três dias de extensa atividade pedagógica realizada no Centro Sagrada Família, em Ananindeua, com instrumentistas e maestros que estiveram em Belém e também se deslocaram para ensinar as bandas de música nas cidades de São Caetano de Odivelas, Vigia e Ponta de Pedras.

O concerto de encerramento do Festival, que começou no dia 27 de abril, foi realizado no anfiteatro do Coliseu das Artes do Espaço Cultural São José Liberto. O governador do Pará, Simão Jatene, participou do último compromisso dos jovens músicos no festival e viu a performance de futuros músicos profissionais que estão tendo a oportunidade de integrar a Banda Sinfônica do Estado ao lado de grandes maestros, que deram um verdadeiro show.

Apresentação da Banda Sinfônica do Pará no ESJL.
Foto: Rodolfo Oliveira/Agência Pará
A apresentação teve início com a maestrina venezuelana Rosa Briceño, considerada uma das maiores autoridades na formação musical de jovens na América Latina. Depois, o maestro húngaro Laszlo Marosi arrancou muitos aplausos do público.

A plateia também teve a oportunidade de ver a atuação de outros dois regentes convidados: a maestrina Monica Giardini e o maestro norte-americano Shawn Smith. O saxofonista Leo Gandelman foi o solista na música Melodia Sentimental, de Heitor Villa Lobos, com arranjo e regência do maestro carioca Marcelo Jardim, diretor artístico do festival.

O final foi ao som de um dobrado sob a regência do maestro paulista Marcos Sadao Shirakawa, regente titular da Banda Sinfônica de São Paulo, que fez o público acompanhar tudo com palmas.

O maestro Bembem Dantas, que participou pela primeira vez do festival, falou da importância de realizar outras edições do Músia das Américas e da importância do projeto para a formação musical. "Com todo o aprendizado que estão recebendo, futuramente os jovens músicos daqui estarão prontos pra tocar em qualquer orquestra", afirmou o regente, que desenvolve um projeto semelhante ao que a FCG faz no Pará para a criação de bandas de música no Rio Grande do Norte.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Ana Carolina visita São José Liberto

A cantora e compositora Ana Carolina visitou o Espaço São José Liberto/Polo Joalheiro do Pará na tarde desta sexta feira, 2.

Foto: Igama/Divulgação
A cantora, que se apresenta hoje, em Belém, aproveitou para conhecer o trabalho realizado no São José Liberto.

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Programação de maio do Espaço São José Liberto

Confira a programação do mês de maio do Espaço São José Liberto:

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.
Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso