APL de Moda do ESJL promove palestra sobre processos criativos na área da moda

Imagem/Divulgação
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) de Moda e Design do Espaço São José Liberto (ESJL), promovem na próxima terça-feira, 11, a partir das 16 horas, a palestra “A poesia da Criação”, que terá como convidada Mary Figueiredo Arantes, designer e consultora do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento é aberto ao público e acontece no auditório do ESJL. Os interessados devem fazer sua pré-inscrição no Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico e Operacional (NDTO) do São José Liberto.
Durante a palestra, Mary Arantes abordará todo o ciclo do processo criativo na moda, que envolve pesquisa, concepção, criação, fabricação, promoção e comercialização. A consultora vai aliar a abordagem a sua experiência profissional como designer e empresária na área da moda.
Com a perspectiva de potencializar as ações da APL de Moda do ESJL, foram firmadas parcerias com instituições de ensino superior, o que oportunizou a participação dos alunos universitários nessa atividade. A ação conta com a parceria do Sebrae/PA, Instituto de Artes do Pará (IAP), Incubadora Pará Criativo, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), Faculdade Estácio do Pará (FAP) e Universidade da Amazônia (Unama).
Detalhe de maxicolar criado por Mary Arantes. 
Foto: 42 Fotografia/Divulgação
Reciclagem - Dentista de formação, Mary Arantes nasceu em Rio do Prado, no Vale do Jequitinhonha, interior de Minas Gerais. Acostumada a brincar com retalhos na alfaiataria de seu pai, a estilista tem apreço pelo descarte, reciclagem e reutilização. Fazer design com o mínimo, segundo a consultora, é tarefa de quem nasceu no Vale. “Afinal, a necessidade é a mãe da inventividade”.
Seu trabalho está presente nas principais novelas da TV Globo. Veste artistas de televisão, teatro, cinema, que estão sempre presentes nos principais editorias das revistas de moda do país e do exterior.
A marca trabalha com nove escritórios de representação nas principais capitais do país.
O uso de matéria prima diferenciada, o tecido e o apelo sempre artesanal fazem parte do DNA da marca. A religiosidade e o uso de temas quase sempre nacionais em suas coleções também são o diferencial da Mary Design.
Mary Arantes possui, atualmente, em seu ateliê e em sua fábrica, em torno de 60 funcionários, responsáveis pela produção mensal de mais de 15 mil peças de sua autoria, que são comercializadas em mais de 500 lojas multimarcas por todo o Brasil.
A consultora também desenvolve, em parceria com o Sebrae, o projeto “Talentos do Brasil”, que tem como objetivo levar o design para comunidades carentes.
Mary também é poeta e leva seu traço pras crônicas que escreve. Seu livro “As preciosas coisas banais” é extensão desse apreço pelo mínimo. A designer costuma fazer de uma frase do poeta Manoel de Barros seu lema de vida: “Fazer o desprezível ser prezado é coisa que me agrada”.
A palestra “A Poesia da Criação” faz parte da programação de qualificação e capacitação profissional do APL de Moda e Design do ESJL. A promoção é do Governo do Pará, por meio da Seicom, sendo a execução do Igama, organização social gestora do São José Liberto, em parceria com o Sebrae/PA, IAP, Incubadora Pará Criativo, UEPA, Iesam, FAP e Unama.
No ato da inscrição devem ser apresentados RG e CPF (documentos originais). A palestra acontecerá no auditório do Espaço São José Liberto (Praça Amazonas, s/n, bairro do Jurunas), localizado no mezanino da Casa do Artesão. Mais informações no NDTO do Igama, pelos telefones (91) 3344-3518 e 3344-3557.

Confira fotos dos trabalhos da designer em nosso álbum

Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso