Moda e Design em debate no Espaço São José Liberto

Designer Mary Arantes durante a palestra.
Foto: Igama/Divulgação
Com o tema "A Poesia da Criação", a palestra ministrada pela designer e consultora mineira Mary Figueiredo Arantes, agradou ao público que prestigiou o evento ocorrido na tarde desta quarta-feira, 11, no auditório da Casa do Artesão do Espaço São José Liberto. Cerca de 70 pessoas participaram da palestra, que teve promoção e coordenação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), que conta com apoio do Núcleo Estadual de Arranjo Produtivo Local (APL) do Pará e do Igama, organização social (OS) gestora do Espaço São José Liberto, que executa o APL de Moda e Design, sediado no espaço.

Participaram da palestra empreendedores criativos de moda e design do Programa Polo Joalheiro do Pará, empresariado local, instituições, artesãos, universitários e demais profissionais da área. Mary Arantes, atualmente é consultora do Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Seu trabalho como designer e empresária na área da moda inclui a sua marca de bijuterias, a Mary Design, que tem representatividade em vários pontos do Brasil e reconhecimento no exterior.

A consultora contou aos presentes um pouco da sua história e trajetória no mundo do design e da moda. Ela também falou sobre as etapas do processo criativo e mostrou algumas de suas criações, comentando sobre sua experiência com projetos sociais, desfiles e criação de coleções, ensaios e catálogos. Versatilidade que a levou também para o campo da literatura, onde lançou um livro de crônicas. Durante a palestra, Mary Arantes deixou transparecer sua veia poética ao falar sobre a magia que envolve atividades criativas.

O aspecto social da iniciativa também foi destacado pela consultora, para quem o encontro no Pará representa “uma grande troca de saberes”. Segundo Mary Arantes, a matéria-prima, a capacidade dos alunos e do Polo Joalheiro em produzir são enormes. Mas ela também deixou claro estar aqui não só para ensinar, como para orientar os participantes, “já com o intuito de extrair deles uma coleção”.

A palestra teve como foco a sensibilização, introdução para o workshop de geração de produtos de acessórios de moda, que inicia nesta quarta-feira, 12, e segue até a próxima sexta-feira, 14, com aulas práticas e teóricas. Exclusivo para integrantes do Programa Polo Joalheiro, o workshop resultará na quarta coleção de acessórios de moda e manualidades que o Espaço São José Liberto lançará, em abril deste ano, no Minas Trend, em abril.

As coleções anteriores tiveram consultoria de Cristina Franco, jornalista e consultora de Moda e Estilo; Regina Machado, designer e consultora do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM); Rosângela Gouvêa Pinto, coordenadora do Curso de Design da Universidade do Estado do Pará (UEPA). “Achei todos extremamente interessados e emocionados, foi lindo!”, frisou Mary Arantes, ao final da palestra, já se antecipando ao workshop. “A geografia da Amazônia cria dificuldades para os produtores quanto ao acesso a materiais diferenciados. Certos fechos mais modernos acabam não chegando aqui, mas a minha expectativa é alta, pois é exatamente esta carência que nos faz mais criativos" explicou a consultora.

Mary Arantes,  Sônia Mendes e Thiago Albuquerque.
Foto: Igama/Divulgação
CRIATIVA - A realização da palestra abriu com sucesso a programação de atividades do APL de Moda e Design, segundo Sônia Mendes, coordenadora de Desenvolvimento do Empreendedorismo Criativo da Seicom. “Foi maravilhoso. Não poderíamos ter escolhido uma pessoa melhor para essa palestra. O APL tem como foco a economia criativa e a Mary posicionou bem a inventividade necessária para esse trabalho, mostrando que mesmo não tendo as ferramentas, os artesãos ainda podem trabalhar aquela matéria-prima que eles possuem de uma forma bonita e criativa”, disse a coordenadora.

Ao final da palestra Sônia Mendes apresentou o link (http://seicompa.com.br/cd/cadastro-moda) do cadastro único para que os integrantes do Coletivo Intersetorial de Moda e Design difundam entre os participantes.

Uma das participantes do evento, a costureira e estudante de Moda Célia de Souza Santos, disse que a palestra foi sensacional e que ficou encantada com o trabalho da consultora. Ressaltou o aproveitamento e a reutilização de tecidos e outros materiais na criação de colares, brincos e outras peças, características que identificam o trabalho de Mary Arantes: “É interessante o uso dos materiais simples para criar peças tão maravilhosas e belas. É muita criatividade", definiu.

Outra entusiasta Felícia Assmar Maia, professora e coordenadora do curso de Moda da Faculdade Estácio do Pará (FAP), não só participou como indicou a atividade para todos os seus alunos. “É um evento muito bom, pois fala dos aspectos da criação. O aluno que está começando o curso não sabe onde buscar inspiração e aqui, pode aprender que nossas experiências ajudam muito a criar. É bom ver alguém que já faz isso e ver que o Polo dá essa oportunidade”, comentou.

Thiago Albuquerque, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Comercial e Tecnológico do Espaço São José Liberto, destacou a parceria com as instituições de ensino superior. Segundo ele, o evento foi importante por atrair novos integrantes para o programa e para o APL de Moda e Design. “Tentamos trazer os estudantes para conhecer e ver como é que se desenvolvem os produtos de moda e como é que uma pessoa que já está reconhecida no mercado pode trabalhar produtos com a questão da sustentabilidade e da unicidade. Um produto que pode ser lançamento de tendência” ressaltou o coordenador.

A palestra A Poesia da Criação faz parte da programação de qualificação e capacitação profissional do APL de Moda e Design do ESJL. O evento contou, ainda, com a parceria do Sebrae/PA, Instituto de Artes do Pará (IAP), Incubadora Pará Criativo, Uepa, Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), Universidade da Amazônia e FAP.
Ascom/Igama




Não deixe de comentar essa matéria! Seu comentário é importante para nós.

Comentários



Postar um comentário

Postagens Recentes
Postagens Antigas
Inicio
Contador acessso